Íntegra do workshop de David Hayes |
Slides e handouts podem ser baixados gratuitamente no final da página. |
Neste workshop, os participantes poderão examinar fatores cruciais para se desenvolver um currículo de língua inglesa para as escolas do sistema público. O workshop irá enfatizar a natureza inter-relacionada desses fatores bem como a necessidade de garantir que o currículo é flexível o suficiente para refletir as preocupações, necessidades e capacidades de uma grande variedade de contextos escolares dentro do sistema. Os seguintes tópicos serão considerados:
- Princípios básicos do desenvolvimento de currículo: estruturas conceituais, orientações de valor, coerência, planejamento em nível macro e micro;
- Avaliação de necessidades: como avaliamos as necessidades? Quem deve estar envolvido nessa avaliação?
- Formulação de objetivos: o que queremos que os alunos conquistem? É preciso definir conhecimento, habilidades e atitudes específicos e mensuráveis?
- Meios para se alcançar os objetivos: métodos de ensino, estilos e estratégias de aprendizado, linhas do tempo e recursos necessários;
- Língua e outros resultados do aprendizado: qual conhecimento de língua os alunos precisam em certos níveis? Quais habilidades linguísticas devem ser desenvolvidas? As habilidades de aprendizado e de pensamento crítico também devem ser incluídas?
- Métodos de avaliação contínua: relacionando avaliação com métodos e técnicas de ensino-aprendizagem; formas de avaliação para promover o aprendizado.
Os participantes devem estar cientes que a duração limitada do workshop irá, inevitavelmente, restringir o aprofundamento dos tópicos.
Palestrante: David Hayes
Professor Associado no Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Brock, no Canadá, e consultor independe de educação. Antes de se mudar para o Canadá, trabalhou por muitos anos em projetos de educação para professores de inglês na Ásia e no Sudeste Asiático, patrocinado pelo governo britânico e gerenciado pelo British Council. Continuou seu envolvimento com a educação em âmbito internacional, liderando, por exemplo, uma equipe do National Institute for Educational Sciences para desenvolver o currículo nacional de inglês para escolas de ensino fundamental 2 e médio no Vietnã, pesquisando sobre a aplicação da educação pelo Sudeste Asiático e trabalhando em outros projetos de educação para professores na Indonésia, Coreia do Sul e Sri Lanka. Editou, recentemente, uma coleção de artigos para o British Council intitulada Innovations in the continuing professional development of English language teachers (disponível para download).
Em 2014, escreveu um relatório de pesquisa com o tema Factors influencing success in teaching English in state primary schools (disponível para download). Assim como as publicações em Desenvolvimento Profissional Contínuo, o Dr Hayes tem várias publicações a respeito da vida e carreira de professores de inglês não nativos em edições como TESOL Quarterly, Harvard Educational Review, Asia Pacific Journal of Education, Language Teaching Research e System. Atualmente, está conduzindo pesquisas em atitudes sociais com relação à língua inglesa em Bihar, Índia, bem como no impacto da educação de uma segunda língua nacional em escolas primárias do Sri Lanka.