Íntegra do workshop de David Hayes
Slides e handouts podem ser baixados gratuitamente no final da página.

Neste workshop, os participantes poderão examinar fatores cruciais para se desenvolver um currículo de língua inglesa para as escolas do sistema público. O workshop irá enfatizar a natureza inter-relacionada desses fatores bem como a necessidade de garantir que o currículo é flexível o suficiente para refletir as preocupações, necessidades e capacidades de uma grande variedade de contextos escolares dentro do sistema. Os seguintes tópicos serão considerados: 

  • Princípios básicos do desenvolvimento de currículo: estruturas conceituais, orientações de valor, coerência, planejamento em nível macro e micro;
  • Avaliação de necessidades: como avaliamos as necessidades? Quem deve estar envolvido nessa avaliação?
  • Formulação de objetivos: o que queremos que os alunos conquistem? É preciso definir conhecimento, habilidades e atitudes específicos e mensuráveis?
  • Meios para se alcançar os objetivos: métodos de ensino, estilos e estratégias de aprendizado, linhas do tempo e recursos necessários;
  • Língua e outros resultados do aprendizado: qual conhecimento de língua os alunos precisam em certos níveis? Quais habilidades linguísticas devem ser desenvolvidas? As habilidades de aprendizado e de pensamento crítico também devem ser incluídas?
  • Métodos de avaliação contínua: relacionando avaliação com métodos e técnicas de ensino-aprendizagem; formas de avaliação para promover o aprendizado.

Os participantes devem estar cientes que a duração limitada do workshop irá, inevitavelmente, restringir o aprofundamento dos tópicos.

Palestrante: David Hayes

Professor Associado no Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Brock, no Canadá, e consultor independe de educação. Antes de se mudar para o Canadá, trabalhou por muitos anos em projetos de educação para professores de inglês na Ásia e no Sudeste Asiático, patrocinado pelo governo britânico e gerenciado pelo British Council. Continuou seu envolvimento com a educação em âmbito internacional, liderando, por exemplo, uma equipe do National Institute for Educational Sciences para desenvolver o currículo nacional de inglês para escolas de ensino fundamental 2 e médio no Vietnã, pesquisando sobre a aplicação da educação pelo Sudeste Asiático e trabalhando em outros projetos de educação para professores na Indonésia, Coreia do Sul e Sri Lanka. Editou, recentemente, uma coleção de artigos para o British Council intitulada Innovations in the continuing professional development of English language teachers (disponível para download).

Em 2014, escreveu um relatório de pesquisa com o tema Factors influencing success in teaching English in state primary schools (disponível para download). Assim como as publicações em Desenvolvimento Profissional Contínuo, o Dr Hayes tem várias publicações a respeito da vida e carreira de professores de inglês não nativos em edições como TESOL Quarterly, Harvard Educational Review, Asia Pacific Journal of Education, Language Teaching Research e System. Atualmente, está conduzindo pesquisas em atitudes sociais com relação à língua inglesa em Bihar, Índia, bem como no impacto da educação de uma segunda língua nacional em escolas primárias do Sri Lanka.