Íntegra da plenária de Max Moder
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Vinte anos de desenvolvimento curricular: falhas e aprendizado com a experiência chilena

O Chile tem uma longa tradição de trabalho com um currículo nacional compulsório. Nos últimos cinquenta anos, houve quatro grandes mudanças curriculares que levaram a uma mudança no escopo do processo educacional. Desde 1996, o conceito de desenvolvimento curricular foi introduzido no Chile com a ideia de dar estabilidade ao sistema mas, em 2010, uma nova mudança foi introduzida no currículo escolar. A apresentação explora os desafios que os criadores de políticas e educadores enfrentaram durante esses anos e os sucessos, fracassos e lições aprendidas neste processo. O foco da análise está nas decisões políticas/educacionais e nas implicações que estas tiveram para a melhoria da qualidade da educação chilena.

Atualmente, o Chile enfrenta um novo processo de mudanças no currículo que busca converter a política curricular em uma política estatal, para garantir a estabilidade e a eficácia no processo de aprendizagem dos alunos.

Palestrante: Maximiliano Moder

Mestre em Educação pela Universidade de Bristol e Mestre em Política pela Universidade Católica do Chile. Professor de História, desenvolveu sua carreira como professor, analista político e criador de políticas em políticas curriculares. Por dez anos, trabalhou como criador de políticas no Ministério da Educação do Chile, dividindo seu tempo com a sala de aula do ensino médio. Suas áreas de interesse incluem políticas curriculares, melhoria na educação, educação de cidadania e educação dos direitos humanos. Atualmente, trabalha como consultor da Unesco no escritório do Brasil e como consultor para questões curriculares para o Ministério da Educação no Chile.