Conheça as pesquisas e publicações lançadas pelo British Council Brasil. 

Mapeamento do Empreendedorismo Criativo e Social no Brasil

O British Council, em parceria com o Social Enterprise UK (SEUK) e a Catavento Pesquisas, desenvolveu um Mapeamento do Empreendedorismo Criativo e Social no Brasil, com o objetivo de compreender melhor a atuação, governança e dificuldades encontradas por esses empreendimentos no país. 

Ano base: 2020

Idioma: Português e Inglês

Download aqui

Políticas Públicas para o Ensino de Inglês: um panorama das experiências na rede pública brasileira

Políticas Públicas para o Ensino de Inglês: um panorama das experiências na rede pública brasileira resulta de um diagnóstico realizado pela Move Social com exclusividade para o British Council.

A publicação é o primeiro estudo abrangente de como os estados brasileiros estão criando bases para o ensino e a aprendizagem obrigatórios de inglês, apurando aspectos como nível de estrutura e formação de professores em escolas estaduais, uma vez que o ano de 2020 marca a data em que o ensino da língua inglesa se torna obrigatório na educação básica brasileira a partir do Ensino Fundamental II.

Ano base: 2019

Idioma: Português e inglês

Download: Português | Inglês

Guia de Cursos e Disciplinas Ministrados em Inglês por Instituições de Ensino Superior Brasileiras

Com o intuito de ampliar a crescente cooperação científica e acadêmica existente entre as universidades do Brasil e do Reino Unido, bem como do mundo todo, o British Council e a Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) organizaram esta, que é a segunda edição do guia com o intuito de mapear os cursos e disciplinas oferecidos em língua inglesa nas instituições de ensino superior brasileiras.

2ª edição (2018)
Idioma: Inglês
Download: Publicação

1ª edição (2016)
Idioma: Inglês
Download: Publicação

Guia Brasil-UK de Práticas Compartilhadas em Economia Criativa

Desenvolvido pelo British Council e o SEBRAE Nacional, com a utilização de recursos do Newton Fund, este guia – assinado por Tom Fleming, da consultoria britânica TFC – apresenta os resultados do Programa Newton Fund SEBRAE em Economia Criativa, que contou com a participação de empreendedores dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas. Nesta publicação, são compartilhadas experiências e showcases de empreendimentos da indústria criativa e os impactos gerados pelo programa, além de um estudo atual sobre a indústria criativa brasileira.

Ano de publicação: 2018
Idiomas: Português e Inglês
Download: Publicação em Português | Publicação em Inglês

O papel dos negócios sociais no apoio ao empoderamento feminino no Brasil

Em 2017, o British Council realizou uma abrangente pesquisa qualitativa internacional sobre a correlação entre negócios de impacto social e o empoderamento de mulheres em cinco países: Reino Unido, Estados Unidos, Índia, Paquistão e Brasil.O relatório lança luz sobre o papel cada vez mais crescente que os negócios sociais representam no apoio à equidade de gênero e ao empoderamento feminino – em especial, como fonte de financiamento para organizações que promovem os direitos das mulheres, como mecanismo de capacitação e criação de empregos e como forma de empoderar economicamente as mulheres. O documento também apresenta informações relevantes e recomendações para governos, investidores, empreendedores sociais e organizações de apoio sobre como promover ainda mais o empoderamento das mulheres e a agenda dos negócios de impacto social. 

Ano de publicação: 2017
Idioma: Português
Download: Sumário executivo | Relatório completo

Cultural Skills: análise de demandas de mão de obra e de capacitação na área de cultura do Brasil

Em 2016, o British Council desenvolveu uma pesquisa com o objetivo de entender as principais demandas na área de formação técnica dos profissionais da área cultural. O estudo, desenvolvido em parceria com a J Leiva Consultoria, ouviu mais de 200 pessoas em estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Amazonas e o Distrito Federal. A pesquisa teve o intuito de fornecer ideias ilustrativas e informativas sobre demandas de mão de obra e capacitação, mas não de ser um mapeamento completo e abrangente do setor cultural do país como um todo.

Ano de publicação: 2016
Idioma: Português
Download: Sumário executivo

O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira

O estudo “O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira” teve como objetivo entender as principais características do ensino da língua inglesa na Educação Básica da rede pública brasileira. A pesquisa procurou compreender o contexto do ensino de inglês no Brasil, abordando desde políticas públicas até as práticas cotidianas, coletando informações dos diversos atores envolvidos. Realizado pelo instituto de pesquisa Plano CDE exclusivamente para o British Council Brasil, é o maior estudo até hoje produzido sobre o tema. 

Ano de publicação: 2015
Idioma: Português
Download: Infográfico | Publicação 

Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: um guia para cooperação internacional

Com o objetivo de identificar oportunidades para estabelecer parcerias entre o Brasil e o Reino Unido no setor de educação profissional e tecnológica, o British Council apresenta este estudo, desenvolvido a partir da análise aprofundada de dados de mercado e literatura existentes.

Ano de publicação: 2015
Idioma: Português e Inglês
Download: Publicação bilíngue

Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil

Elaborada com exclusividade para o British Council pelo Instituto de Pesquisa Data Popular, esta pesquisa teve como objetivo entender o interesse da classe média em aprender inglês, buscando compreender o cenário e as práticas mais comuns no mercado brasileiro e decodificar as necessidades e hábitos de consumo na categoria, com foco em aspectos voltados ao trabalho e à empregabilidade.

Ano base: 2013
Idioma: Português
Download: Pesquisa

Estudo Latino-Americano de Habilidades Profissionais

Patrocinado pelo Aptis, nossa nova ferramenta para avaliar o domínio da língua inglesa, este estudo analisou as capacidades mais valorizadas pelos empregadores na América Latina, com base em uma investigação previamente realizada no Reino Unido. Foram analisadas as competências mais desejadas nos processos de seleção, as ferramentas existentes para avaliá-las corretamente, os níveis de satisfação com as referidas habilidades dentro das equipes atuais, assim como a demanda por capacitação profissional. Entre as descobertas, o estudo revela que o domínio da língua inglesa é considerado essencial por 48% das empresas.

Ano base: 2013
Idioma: Português
Download: Infográfico

 Alguns estudos estão disponíveis apenas em inglês. Clique aqui e confira.