Teaching for Success
O programa Teaching for Success consiste em uma formação continuada de alta qualidade que ajuda professores de inglês a aprimorarem seu desempenho e obterem melhores resultados de aprendizagem. A formação será realizada no ambiente virtual de aprendizagem do British Council. É uma programa formativo personalizado para professores de língua inglesa do Brasil, desenhado levando em conta o mapeamento de demandas de competências pedagógicas a partir da ferramenta de auto-avaliação que foi aberta para professores de todo o país de outubro a novembro de 2023.
O curso acontecerá de 19 de fevereiro a 29 de abril de 2024, em formato remoto e híbrido, com 80% de atividades assíncronas e 20% síncronas. Todos os tutores possuem certificado internacional como Moderadores de cursos online para que os participantes vivenciem uma experiência de formação online de excelência.
O prazo para inscrições foi encerrado em 20 de dezembro de 2023 e foram selecionados 500 professores de inglês da rede pública para participarem do curso.
A carga horária corresponde a 3 horas de dedicação por módulo além de 4 horas de atividades no início e no fim do programa, totalizando 22 horas a serem completadas ao longo de 10 semanas. Os módulos ministrados serão:
Módulo 1 - Understanding speaking - Key terms and issues
• Diferenciar atividades de speaking com objetivos diversos (fluency | accuracy)
• avaliar e adaptar atividades com foco no desenvolvimento de habilidades de
comunicação.
Módulo 2 - Understanding vocabulary
• Explorar aspectos importantes do vocabulário, incluindo forma, significado e uso, e
relacioná-los ao ensino e aprendizagem de vocabulário.
• Compreender fatores que levam à erros comuns
Módulo 3 - Understanding Listening skills
• Analisar as necessidades das e dos estudantes e criar objetivos de aprendizagem que
atendam a essas necessidades
• Listar sub-habilidades de compreensão oral (listening) e atividades que permitam aos
aprendizes praticar essas sub-habilidades
• Projetar e planejar atividades de compreensão oral para a sala de aula
Módulo 4 - Understanding learner motivation
• Compreender o que significa motivação no contexto de aprendizagem
• Identificar exemplos de motivação intrínseca e extrínseca
• Avaliar a importância da micromotivação
Módulo 5 - Understanding resources
• Pensar criticamente sobre as vantagens e desafios encontrados em livros didáticos
• Identificar e avaliar materiais complementares
• Articular maneiras para melhor aproveitamento dos recursos pedagógicos
Módulo 6 - Language for resilience: teaching with minimal resources (teachers)
• Compreender como as e os estudantes podem ser recursos para ensinar e aprender
• Explorar formas criativas de promover um ambiente de aprendizagem significativo para as e os estudantes