Teaching for Success 

O programa Teaching for Success consiste em uma formação continuada de alta qualidade que ajuda professores de inglês a aprimorarem seu desempenho e obterem melhores resultados de aprendizagem. A formação será realizada no ambiente virtual de aprendizagem do British Council. É uma programa formativo personalizado para professores de língua inglesa do Brasil, desenhado levando em conta o mapeamento de demandas de competências pedagógicas a partir da ferramenta de auto-avaliação que foi aberta para professores de todo o país de outubro a novembro de 2023. 

O curso acontecerá de 19 de fevereiro a 29 de abril de 2024, em formato remoto e híbrido, com 80% de atividades assíncronas e 20% síncronas. Todos os tutores possuem certificado internacional como Moderadores de cursos online para que os participantes vivenciem uma experiência de formação online de excelência. 

O prazo para inscrições foi encerrado em 20 de dezembro de 2023 e foram selecionados 500 professores de inglês da rede pública para participarem do curso. 

A carga horária corresponde a 3 horas de dedicação por módulo além de 4 horas de atividades no início e no fim do programa, totalizando 22 horas a serem completadas ao longo de 10 semanas. Os módulos ministrados serão: 

Módulo 1 - Understanding speaking - Key terms and issues 

• Diferenciar atividades de speaking com objetivos diversos (fluency | accuracy) 

• avaliar e adaptar atividades com foco no desenvolvimento de habilidades de 

comunicação. 

Módulo 2 - Understanding vocabulary 

• Explorar aspectos importantes do vocabulário, incluindo forma, significado e uso, e 

relacioná-los ao ensino e aprendizagem de vocabulário. 

• Compreender fatores que levam à erros comuns 

Módulo 3 - Understanding Listening skills 

• Analisar as necessidades das e dos estudantes e criar objetivos de aprendizagem que 

atendam a essas necessidades 

• Listar sub-habilidades de compreensão oral (listening) e atividades que permitam aos 

aprendizes praticar essas sub-habilidades 

• Projetar e planejar atividades de compreensão oral para a sala de aula 

Módulo 4 - Understanding learner motivation 

• Compreender o que significa motivação no contexto de aprendizagem 

• Identificar exemplos de motivação intrínseca e extrínseca 

• Avaliar a importância da micromotivação 

Módulo 5 - Understanding resources 

• Pensar criticamente sobre as vantagens e desafios encontrados em livros didáticos 

• Identificar e avaliar materiais complementares 

• Articular maneiras para melhor aproveitamento dos recursos pedagógicos 

Módulo 6 - Language for resilience: teaching with minimal resources (teachers) 

• Compreender como as e os estudantes podem ser recursos para ensinar e aprender 

• Explorar formas criativas de promover um ambiente de aprendizagem significativo para as e os estudantes