O Observatório para Ensino da Língua Inglesa foi uma plataforma até então inédita, que tinha como objetivo reunir conteúdos originais sobre ensino e aprendizagem de Inglês, além de uma seleção de fontes externas sobre o tema por meio da curadoria especializada do British Council.
O Observatório para Ensino da Língua Inglesa se apresentava como um recurso para professores, formuladores de políticas, tomadores de decisão, equipe técnica e pesquisadores que desejassem tornar o ensino de língua inglesa melhor, mais justo, diverso e inclusivo nas escolas brasileiras.
A plataforma buscou contribuir para os objetivos e demais ações do programa UK-Brazil Prosperity Programme (Programa de Cooperação entre Reino Unido e Brasil em Educação) e para o setor de ELT (English Language Teaching) mais amplamente, apoiando gestores, pesquisadores e a comunidade educacional brasileira para mudanças e o fortalecimento do ensino e da aprendizagem da Língua Inglesa no país. Além disso, o Observatório disseminou dados sobre o Inglês nas redes públicas de ensino brasileiras de forma a subsidiar políticas públicas e tomadas de decisão baseadas em evidências.
O Observatório para Ensino da Língua Inglesa encerrou suas atividades em 2023, mas você ainda pode acessar parte do conteúdo através do site do British Council. São diversas publicações que você encontra ao final desta página.
Sobre o Programa UK-Brazil Skills for Prosperity Program
O Programa UK-Brazil Prosperity Programme é uma iniciativa do Governo do Reino Unido que tem a intenção de apoiar a modernização econômica do Brasil através do aumento da produtividade, que facilitará o desenvolvimento econômico sustentável e a redução da pobreza, visando democratizar o acesso a um ensino da Língua Inglesa de qualidade nas escolas públicas com olhar transversal para a equidade social e de gênero. A língua inglesa é entendida como uma habilidade chave para melhores condições de vida e empregabilidade.
O programa incide na política nacional e regulatória para o ensino de inglês, na produção de materiais didáticos e na formação de professores, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR), e no desenvolvimento do Observatório para o Ensino da Língua Inglesa (inglesnasescolas.org), uma plataforma on-line para professores pesquisadores, técnicos e gestores de educação
O Programa de Cooperação entre Reino Unido e Brasil em Educação é realizado por meio da parceria entre o Governo Britânico e um consórcio formado pela Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Instituto Reúna e British Council.
Sobre a Fundação Lemann
A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. Saiba mais em: fundacaolemann.org.br
Sobre a Nova Escola
A Nova Escola é um negócio social, sem fins lucrativos, que entrega conteúdos, produtos e serviços para toda a jornada do educador brasileiro. Sob a gestão de Raquel Gehling, nova CEO, sua missão é fortalecer educadores para transformar a educação pública brasileira e possibilitar que os alunos desenvolvam o máximo do seu potencial. Nascida há mais de 30 anos, como uma revista especializada em Educação Básica com foco no ensino e aprendizagem, a Nova Escola vem investindo em ampliar os formatos e ferramentas que apoiam o dia a dia dos professores e gestores no Brasil. Entre as iniciativas, estão a oferta de cursos online, formações presenciais, planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e conteúdos editoriais gratuitos e exclusivos para assinantes. Para apoiar os desafios diários dos educadores durante a pandemia da Covid-19, Nova Escola também está preparando conteúdos jornalísticos focados em temas relacionados ao isolamento; adaptando planos de aula para uso remoto e produzindo e oferecendo gratuitamente cursos e boxes para instrumentalizar o professor durante este momento. Saiba mais em: novaescola.org.br
Sobre o Instituto Reúna
O Instituto Reúna é uma organização sem fins lucrativos criada para garantir a qualidade e consistência na educação básica. Partindo do desafio de implementar a Base Nacional Comum Curricular, o Reúna desenvolve, junto de uma rede ampla de parceiros, serviços técnico-pedagógicos em quatro frentes de atuação: formação, material didático, currículo e avaliação. Cada uma dessas iniciativas apoia o sistema educacional a garantir a aprendizagem de qualidade a que todos os alunos brasileiros têm direito. Conheça mais em www.institutoreuna.org.br
Publicações do Observatório para o ensino da Língua Inglesa
Conheça abaixo algumas das publicações do Observatório realizadas em parceria com o British Council.