Caminhos para a BNCC de Ciências Naturais © Mat Wright

O que é a publicação Caminhos para a BNCC de Ciências Naturais?

A publicação Caminhos para a BNCC de Ciências Naturais surgiu para colaborar com a disseminação de um ensino de Ciências Naturais mais diverso, significativo e contextualizado.

Trata-se de um lançamento do Centro de Referências em Educação Integral e do British Council.

O que o material oferece?

O material oferece referências teóricas e práticas para a consolidação de subsídios à escrita curricular na área de Ciências Naturais e seus componentes, de forma coletiva e contextualizada em cada rede de ensino.

Ancorado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos princípios da Educação Integral, o documento foi elaborado em parceria com a secretaria municipal de Educação de Santos (SP).

Saiba mais sobre o lançamento da publicação no webinar abaixo:

Qual é a importância da BNCC?

A BNCC engendra uma oportunidade de (re)construção curricular nas redes municipais e estaduais de educação, dentro dos princípios de liberdade e autonomia das escolas e redes, por meio de processos participativos da comunidade escolar e local, que fortaleçam o exercício democrático na escola e assegurem a pertinência do currículo ao território.

Qual é a proposta do programa?

A proposta é que professores(as) e gestores(as) investiguem os projetos já realizados na escola e possam reconhecer e valorizar as boas práticas, rever e reelaborar a matriz curricular, os projetos político-pedagógicos e os planos e estratégias de ensino, para coletivamente aprimorar os processos pedagógicos escolares.

Por fim, o que se espera com o publicação programa é que esses princípios deem suporte a gestores e educadores em um trabalho coletivo de construção de modos de gestão do currículo e de ações pedagógicas, alinhados ao compromisso de garantir a aprendizagem e o desenvolvimento integral de todos e todas, assim como um ensino de Ciências Naturais relevante para a atuação do indivíduo na construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.