Íntegra da plenária de David Hayes |
Slides podem ser baixados gratuitamente no final da página. |
Não é só a língua: desenvolvendo um currículo para Inglês no sistema de educação estatal
O desenvolvimento de um novo currículo para qualquer disciplina é, tipicamente, uma resposta à necessidade por mudanças em um sistema de educação que, geralmente, resulta de mudanças na sociedade na qual se encontra. Porém, muitos currículos de língua inglesa são focados primeiramente em fatores associados à língua a ser ensinada e aprendida e negligencia fatores no contexto mais amplo, que influencia o ensino e a aprendizagem.
Assim, esta apresentação discute assuntos-chave no desenvolvimento de um novo currículo de inglês por múltiplas perspectivas. Considera, primeiramente, as diferenças entre um currículo e conteúdo, e depois explora a ética e os valores que podem estar presentes em um currículo. A apresentação mostra como as decisões sobre os processos de ensino e aprendizagem – o "como" do aprendizado – estão ligadas a visões da relação entre professores e alunos na sala de aula, bem como a posição dos professores na sociedade, e como as dificuldades em implementar processos de ensino-aprendizagem previstas em um currículo podem aparecer por causa de falhas de percepção.
Após enfatizar a importância destes fatores não linguísticos no desenvolvimento de currículo, a apresentação muda o foco para os fatores relacionados à língua inglesa em si – o "o quê" do aprendizado. Explora como um currículo pode promover o aprendizado do conteúdo que vai de encontro às necessidades dos alunos do século XXI, com a posse do inglês sendo vista como uma habilidade importante para a vida no repertório de todos os alunos quando eles deixam a educação formal. A apresentação finalmente considera como o "como' e o "o quê" do aprendizado devem também ser vistos da perspectiva dos próprios alunos – o "quem" do processo de aprendizagem – e questiona porque os alunos são raramente, se nunca, envolvidos no desenvolvimento do currículo em nível nacional. A apresentação será ilustrada por exemplos concretos de desenvolvimento de currículo de diversos países.
Palestrante: David Hayes
Professor Associado no Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Brock, no Canadá, e consultor independe de educação. Antes de se mudar para o Canadá, trabalhou por muitos anos em projetos de educação para professores de inglês na Ásia e no Sudeste Asiático, patrocinado pelo governo britânico e gerenciado pelo British Council. Continuou seu envolvimento com a educação em âmbito internacional, liderando, por exemplo, uma equipe do National Institute for Educational Sciences para desenvolver o currículo nacional de inglês para escolas de ensino fundamental 2 e médio no Vietnã, pesquisando sobre a aplicação da educação pelo Sudeste Asiático e trabalhando em outros projetos de educação para professores na Indonésia, Coreia do Sul e Sri Lanka. Editou, recentemente, uma coleção de artigos para o British Council intitulada Innovations in the continuing professional development of English language teachers (disponível para download).
Em 2014, escreveu um relatório de pesquisa com o tema Factors influencing success in teaching English in state primary schools (disponível para download). Assim como as publicações em Desenvolvimento Profissional Contínuo, o Dr Hayes tem várias publicações a respeito da vida e carreira de professores de inglês não nativos em edições como TESOL Quarterly, Harvard Educational Review, Asia Pacific Journal of Education, Language Teaching Research e System. Atualmente, está conduzindo pesquisas em atitudes sociais com relação à língua inglesa em Bihar, Índia, bem como no impacto da educação de uma segunda língua nacional em escolas primárias do Sri Lanka.