Conheça o vídeo vencedor do concurso cultural para escolas Shakespeare Hoje!
1º colocado: Quem Serei Eu
Escola: Colégio Militar de Fortaleza (Fortaleza, CE)
Segmento: Ensino Médio
Professor responsável: Vandemberg Simão Saraiva
Alunos participantes: Lara Rafaelly Lopes Carneiro, Ana Catarine Lima Costa, Caio Ferreira Freire Caetano, Marcelo Henrique Vasconcellos de Aragão Filho
Racional
Uma das mais celebradas obras de Shakespeare é Hamlet, e seus monólogos existenciais têm despertado a crítica de diversas gerações. O príncipe filósofo ainda hoje suscita reflexão sobre as mais importantes questões da vida. A complexidade desse texto shakespeariano, no entanto, não impede que jovens leitores sintam-se à vontade para interpretar e oferecer novas significações ao famoso solilóquio do ato III (To ber or not to be...) a partir das vivências e das interrogações deles, apropriando-se da voz hamletiana.
Assim, o vídeo mostra uma aluna que, enquanto lê Shakespeare, enfrenta dúvidas sobre as escolhas que deve fazer diante de algo importante para ela: o vestibular. Ela questiona se deve buscar atender ao mercado e alcançar uma condição econômica estável por meio de um curso que lhe dará uma profissão de status e fornecerá retorno financeiro, ou seguir seu desejo e vontade cursando algo nem sempre valorizado por sua sociedade, arriscando-se inclusive a uma vida financeira instável.
A partir dessa situação aparentemente banal, pensa-se algo além de uma mera questão da escolha de uma profissão: a realização da jovem como pessoa – como ser – no mundo. A estudante monologa, parafraseando e parodiando o solilóquio hamletiano. Enquanto fala consigo mesma, imagens de seu cotidiano, pleno da rotina de estudo, são expostas na tela. O vídeo finaliza com a jovem recitando versos de A Tempestade, evocando a ideia de que os sonhos nos fazem e de que somos verdadeiramente à medida que os tornamos realidade.