PESQUISADORES PRINCIPAIS |
|
QUANDO ACONTECEU | 2018 - 2019 |
No extremo sul da cidade de São Paulo e carente de muitos recursos, o distrito de Parelheiros é um bairro rural coberto por reservas de Mata Atlântica. Desenvolver agricultura orgânica com base na comunidade era o foco do programa encabeçado pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), uma ONG com 40 anos de atuação.
Os esforços, porém, miravam ainda mais alto, com a ideia de transformar Parelheiros em um destino turístico para pessoas interessadas em agricultura orgânica e ainda empoderar comunidades locais vulneráveis por meio de empreendedorismo social (combinando o conhecimento sobre agricultura orgânica com técnicas de ensino de turismo). Tanto o Schumacher College quanto a Escola Schumacher Brasil deram suporte educacional para o desenvolvimento em Parelheiros de um projeto de turismo verde baseado na comunidade.
Eles contribuíram com ideias e com a elaboração de uma estrutura para analisar as conexões entre os habitantes locais e o projeto, bem como entre o projeto e os propósitos do IBEAC.