PESQUISADORES PRINCIPAIS
  • Ronaldo Christofoletti, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Stuart Jenkins, Universidade de Bangor (Escola de Ciências Oceânicas)
QUANDO ACONTECEU 2018 - 2021

Integrar as três partes interessadas mais importantes no que diz respeito à biodiversidade costeira — pesquisadores, tomadores de decisões de políticas públicas e comunidades locais — era o propósito inicial do estudo. No entanto, concentrar esforços para unir academia, sociedade civil e governo em torno de questões comuns (como a conservação dos oceanos) provou-se bem difícil e, por isso, o projeto mudou.

Promover a integração desses três atores tornou-se, assim, o principal objetivo, permitindo que eles troquem conhecimento e expandam suas habilidades. Como resultado, eles agora conseguem trabalhar juntos, fortalecendo bases comuns para criar e desenvolver documentos, ações e políticas públicas relacionadas à saúde e cultura oceânica (o entendimento da influência do oceano sobre as pessoas e vice-versa).

Principais resultados

Apesar de ser uma pesquisa em andamento que ainda terá produtos e resultados (especialmente online, dada a pandemia), o projeto já gerou uma série de efeitos que, felizmente, outras regiões e áreas científicas podem reproduzir.

Entre os resultados está o desenvolvimento de um programa de ciência cidadã para monitorar a biodiversidade costeira com o objetivo de reforçar o vínculo dos setores interessados com o meio ambiente.

Esse programa, chamado Maré de Ciência, foi realizado em parceria com a Universidade de Bangor. O professor Stuart Jenkins e outros pesquisadores britânicos deram consultoria e capacitação, e compartilharam suas experiências no desenvolvimento de aprendizagem de ciência cidadã no Reino Unido, com seus erros e acertos.

Baseados nessa troca, pesquisadores brasileiros puderam elaborar o modelo local. Além disso, eles têm trabalhado lado a lado com as autoridades de Santos, no litoral paulista, para delinear políticas públicas construídas a partir de bases comuns a todas as partes interessadas, algo que fortaleceu os laços entre academia e governo.

Conheça os principais impactos deste estudo e os produtos gerados a partir dele no one-pager disponível para download no final desta página.