O que é o programa Meninas na Escola, Mulheres na Ciência?
O programa Mulheres na Ciência é uma iniciativa criada pelo British Council que tem como objetivo promover uma ciência mais diversificada e representativa de gênero.
Em parceria com o Museu do Amanhã, criamos a formação Mulheres na Ciência e Inovação para fortalecer a liderança feminina na inovação científica e tecnológica.
O programa reúne também técnicas e recursos que podem ser utilizados por professoras e professores da Educação Básica para incentivar o interesse das meninas por matérias nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Essas ferramentas estão agora reunidas na publicação Meninas na Escola, Mulheres na Ciência.
Por que o programa é importante?
É importante oferecer condições para que as escolas garantam que gerações atuais e futuras se conectem aos conhecimentos construídos e acumulados historicamente; é um compromisso com o hoje e com o amanhã do Brasil e do mundo.
Além disso, é uma missão de todos, em que cada um deve fazer com que tais bens comuns, sejam eles científicos, artísticos ou culturais, estejam à disposição de qualquer pessoa, independentemente de raça, cor, credo ou identidade de gênero.
Como acessar a publicação e mudar a vida de meninas e mulheres?
Você pode baixar a publicação gratuitamente na área de downloads no final desta página.
O conteúdo pode ser aproveitado por professores que desejam abordar, em sala de aula, o tema das mulheres na área científica com o objetivo de estimular novas abordagens que coloquem meninas e meninos em pé de igualdade como protagonistas de suas histórias.
A primeira seção, Sobre meninas, mulheres, educação e ciência, fala sobre a presença de mulheres na área da ciência e alguns dos desafios enfrentados por elas.
Já a seção Questões de gênero: eu, a escola e a sociedade traz ferramentas para avaliar a sensibilidade em relação às questões sobre igualdade.
A parte final, Experiências e ações: por mais meninas e mulheres na ciência, traz referências para planejar aulas e oferecer experiências em sala de aula.