Museus redesenham o futuro olhando o passado, dialogando com o presente com os que pensam, vivem e empreendem novos caminhos. Como os museus atuam em revitalização urbana, inclusão social, engajamento comunitário e ativismo participando e estimulando a construção de novas sociedades?
Painel 1 • Que realidades transformamos?
Palestrantes
DR. MARTIN BELLAMY
Diretor de Pesquisa e Curadoria, Glasgow Museums
Dr. Martin Bellamy é o chefe do time editorial e de pesquisa do Glasgow Museums, o maior serviço civil de museus no Reino Unido. Ele tem mais de 25 anos de experiência trabalhando no setor museal, especializando-se em pesquisa, interpretação e acesso. Foi membro-chave dos times de projetos para a re-exibição do Kelvingrove Museum and Art Gallery em 2006 e do Riverside Museum em 2011. É professor no curso de Estudos de Museus da Universidade de Glasgow, e escreve sobre história cultural e marítima.
LAURA TAVES
Gerente de Relações Comunitárias, Museu do Amanhã
Artista, arquiteta e urbanista, desenvolve projetos que procuram discutir e atuar na cidade do Rio de Janeiro em processos de construção coletiva por meio da arte e da educação. Em 2003, fundou a Azulejaria - um coletivo que une a tradição da azulejaria com a produção contemporânea na criação de painéis artísticos e intervenções urbanas. Trabalha desde 2015 como gerente de Relações Comunitárias do Museu do Amanhã, atuando diretamente com os moradores da região portuária do Rio e o engajamento de públicos.
RAYÉN GUTIÉRREZ Cortés
Relações Internacionais, Museo de La Memoria Y Los Derechos Humanos
Museóloga, bacharel em História com especialização em Estudos Culturais na Universidad Academia de Humanismo Cristiano e Diploma em Conservação e Restauração de Objetos Patrimoniais. É mestre em Museologia pela University College de Londres (UCL). Desde 2010, vem se desenvolvendo profissionalmente na área de Educação em Museus, com experiência no Chile e no Reino Unido, desenvolvendo e implementando recursos pedagógicos. Seus interesses de pesquisa são: participação comunitária, cocriação de exposições e novas práticas curatoriais. É atualmente responsável pela área de Relações Internacionais do Museu da Memória e Direitos Humanos , onde coordena e desenvolve projetos de colaboração com museus e instituições culturais internacionais.
Moderação
MARILIA BONAS
Diretora, Museu da Imigração
Historiadora, especialista em Museologia pela USP e mestre em Museologia Social pela Universidade Lusófona de Lisboa. Foi produtora do Catálogo Raisonné Tarsila do Amaral, coordenadora técnica das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, professora no Curso Técnico em Museologia (ETEC-SP), curadora de exposições e consultora para projetos museológicos. É diretora executiva e técnica do Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração, OS gestora dos museus do Café e da Imigração do Estado de São Paulo.