Devido ao grande interesse que o curso Desenvolvimento de Públicos do International Museum Academy (IMA) despertou nos profissionais brasileiros em 2015 em São Paulo, o British Council oferece agora a segunda edição do IMA na cidade do Rio de Janeiro, no Museu de Arte do Rio (MAR).
O objetivo do IMA é proporcionar a líderes emergentes da área museal conhecimento e ferramentas para fomentar o crescimento e a sustentabilidade dos museus ao redor do mundo. Por isso, junto com o British Council e museus parceiros, o IMA desenvolve um trabalho colaborativo de capacitação de equipes, com instrutores britânicos e brasileiros. O curso tem duração de uma semana e inclui atividades práticas e teóricas em museus da cidade do Rio de Janeiro.
Inscrições Encerradas
Participantes selecionados
- Angela Moliterno de Oliveira - Museu do Ingá
- Luis Otavio Raibolt Vidal Fernandes - Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro
- Ingrid Melo - Museu de Arte do Rio - MAR / Instituto Odeon
- Isabela Verleun - Museu Imperial
- Luis Antonio Oliveira- Museu da Maré
- Michelly Bessa Castanheira - Museu Antonio Parreiras
- Aline Bougleux Torres - Taoc Assuntos Culturais
- Mirela Leite de Araujo - Museu de Arqueologia de Itaipu
- Denise Grinspum - Instituto Moreira Salles
- Luis Eduardo Pinheiro Sarmento - Paço do Frevo
- Joana Chaves Pessoa Monteiro - Museu Cais do Sertão
- Fabio Castro Gouveia - Museu da Vida / Fundação Oswaldo Cruz
- Isabela Ribeiro de Arruda - Museu Paulista da USP
- Isabelle Teíssa Volotão Silva - Secretaria da Cultura de Chapecó
- Desirree dos Reia Santos - Museu do Samba
- Eduarda Mafra - Museu do Amanhã
- Helene Aguiar - Bibliotecas Parque
- Carla Nieto Vidal - Expomus
- Vivian Horta - Museus Castros Maya
- Elaine Carrilho - Museu Casa de Benjamin Constant
- Juliane Nicolle Camara - Museu do Diamante
- Maria Eugênia França Leme Joseph- Much Média e Cultura
- Adriana Manhães de Oliveira - Fundação Roberto Marinho
- Fernanda Costa e Silva - Espaço Cultural BNDES
Temas
O programa do curso Desenvolvimento de Públicos abordará assuntos-chave, como:
- Padrões de engajamento de público
- Identificação de oportunidades para atrair novos visitantes
- Marketing, pesquisa de mercado e engajamento digital
- Desenvolvimento de parcerias e engajamento com comunidades
- Formas inovadoras de diversificar os públicos do museu
Serão revisadas iniciativas em programas educacionais e plataformas digitais que promovem maior interação do público com o planejamento da programação dos museus.
Formato
Os participantes irão desenvolver um plano de trabalho para as suas respectivas instituições e farão visitas investigativas a museus da cidade. Serão apresentados estudos de caso com exemplos das melhores práticas do setor museal. Tantos os estudo de caso como os debates oferecerão uma grande oportunidade para reflexão e prática.
O curso será conduzido por especialistas britânicos que integram as equipes dos museus mais visitados do Reino Unido. Experientes profissionais de museus brasileiros completam o quadro de colaboradores.
Entre os instrutores do curso, estão Bill Griffiths, diretor de programas do Tyne & Wear Archives and Museums, em Newcastle upon Tyne; Liz Smith, diretora de participação e aprendizagem da National Portrait Gallery, em Londres; e Karen Davies, diretora de projetos e pesquisas didáticas do Science Museum, em Londres.
Todas as aulas terão tradução simultânea.
Coordenador do Curso
Bill Griffiths, Diretor de Programas do TWAM - Tyne and Wear Archives & Museums, New Castle [1.4 milhões de visitantes por ano]
Arqueólogo, Bill Griffiths é membro da equipe sênior de gestão do TWAM há mais de 12 anos. Possui 30 anos de experiência em projetos culturais e participou da implementação do museu Segedunum, inaugurado em 2000. Bill já coordenou inúmeros projetos de larga escala para o aprimoramento de museus e desenvolvimento de público, incluindo exposições, programas de aprendizado e de envolvimento com a comunidade, além de festivais, tanto na Inglaterra como no exterior. Foi coordenador do Museum Training School, realizado pelo British Council em parceria com a University College London (UCL), em 2014.
Instrutores Britânicos
Liz Smith, Diretora de Participação e Aprendizado,National Portrait Gallery, Londres [2 milhões de visitantes por ano]
Liz Smith coordena as atividades das áreas de aprendizagem, participação e desenvolvimento de público da National Portrait Gallery. Além do trabalho desenvolvido com todos os departamentos da NPG, ela é responsável pela inserção das atividades relacionadas ao desenvolvimento de público em todos os níveis, desde o planejamento até a entrega de projetos. De setembro de 2001 a maio de 2007, Liz foi diretora adjunta de aprendizagem e interpretação do Royal Museums Greenwich. Antes disso, trabalhou por quatro anos no London Transport Museum. Professora com vasta experiência em história, lecionou em várias escolas de nível médio (alunos de 11 a 18 anos), em Londres e Bristol.
Karen Davies, Diretora de Projetos e Pesquisas Didáticas no Science Museum [3 milhões de visitantes por ano]
Karen Davies trabalha com liderança em museus e desenvolvimento de projetos que buscam potencializar o aprendizado. Sua atuação visa garantir que as demandas do público sejam consideradas. É responsável também pela integração e o desenvolvimento adequado dos programas de aprendizagem e o custeio e gerenciamento eficiente dos projetos. Karen atua com diversos parceiros acadêmicos em projetos educacionais de larga escala, atua em projetos educacionais de larga escala em parceria com diversos colaboradores acadêmicos, incluindo os profissionais do King’s College. Durante dez anos, coordenou, desenvolveu e implementou programas de treinamento para cientistas na área de comunicação científica, junto com a Royal Society, o Royal College of Pathologists e a Royal Academy of Engineers.
Instrutores Brasileiros
Profissionais de museus brasileiros irão contribuir com estudos de caso e participarão de visitas a museus do Rio de Janeiro.
Objetivos
Ao final do curso, os participantes terão desenvolvido:
- Ampla compreensão sobre o processo de concepção de um plano estratégico para desenvolvimento de públicos em seus museus
- Entendimento sobre novas formas de atração e diversificação de público para seus museus
- Rede de contato com profissionais de museus britânicos, tendo acesso às melhores práticas de desenvolvimento de público no Reino Unido.
- Conexões com especialistas britânicos e brasileiros para futuro intercâmbio e experiências.
Processo de Seleção
Os candidatos preencheram um formulário de inscrição, que foi analisado por uma comissão composta por membros do British Council e do Museu de Arte do Rio (MAR).
Inscrições encerradas
Requisitos e público-alvo: profissionais que trabalham em museus e instituições culturais, com no mínimo 3 anos de experiência
Data do curso: de 17 a 21 de outubro de 2016 (segunda a sexta-feira)
Horário: das 9h30 às 17h30
Carga horária: 40 horas
Investimento: R$ 700,00
Local: Museu de Arte do Rio – MAR (Rio de Janeiro, RJ)
Certificação: o certificado será expedido pelo British Council após a conclusão do curso
* O curso terá tradução simultânea.