A chamada do Ano de Cultura Brasil/Reino Unido encerrou em 10 de janeiro. Confira o resultado em nosso site, em 10 de março. 

 Clique e assista à gravação da nossa sessão de Perguntas e Respostas

Aviso Importante:

Recomenda-se que os candidatos leiam atentamente o Termo de Referência e todos os documentos relacionados, que devem ser acessados e consultados antes da submissão. Para garantir que sua inscrição atenda aos requisitos, solicitamos que toda a documentação exigida seja enviada conforme especificado. Inscrições incompletas, infelizmente, não serão consideradas.

Ano da Cultura Brasil/Reino Unido 2025-26

Sobre

O Ano da Cultura Reino Unido-Brasil, promovido pelo British Council em parceria com o Instituto Guimarães Rosa (IGR), órgão de diplomacia cultural do governo brasileiro, propõe um espaço estruturado para fortalecer os laços culturais entre os dois países. A iniciativa valoriza o rico patrimônio cultural do Reino Unido e do Brasil, fomentando parcerias duradouras entre artistas, líderes culturais e instituições. Com atividades programadas no Brasil e no Reino Unido, o programa visa alcançar amplos públicos e incentivar o diálogo intercultural.

Convidamos organizações de ambos os países a participar desta chamada e a contribuir para a construção de um programa vibrante de atividades culturais que reforcem os vínculos entre o Brasil e o Reino Unido. Esta é uma oportunidade de fazer parte de um intercâmbio cultural significativo, destacando a criatividade e a diversidade de ambos os países para uma audiência internacional.

Objetivos

O Ano da Cultura tem como objetivo estabelecer colaborações e parcerias culturais que perdurem além dos eventos oficiais. Esse legado será consolidado por meio de parcerias sustentáveis, que continuarão a gerar impacto após o término do programa. 

Este edital busca:

  • Promover novas conexões e colaborações artísticas entre o Brasil e o Reino Unido, por meio de projetos artísticos presenciais e/ou híbridos;
  • Incentivar abordagens criativas e inovadoras para enfrentar questões culturais e sociais contemporâneas;
  • Oferecer visibilidade a expressões culturais diversas, com espaço para talentos emergentes e vozes sub-representadas de ambos os países.

CONCEITO E PILARES TEMÁTICOS

Qual é o conceito e quais são os pilares temáticos do Ano da Cultura?

Flows | Fluxos

O Ano da Cultura Reino Unido-Brasil celebra o patrimônio cultural que conecta o Brasil e o Reino Unido e explora como as artes e a criatividade humana irão moldar o futuro e enfrentar os desafios globais. O eixo principal do programa está o conceito de Fluxos – a transformação contínua das culturas em um mundo de movimento e interação dinâmica, abrangendo os fluxos de tempo, pessoas, natureza e informação. Esse conceito norteia o programa em cinco pilares temáticos:

Pilar 1: Cultura e Clima – Explora como as artes podem inspirar e gerar soluções para os desafios ambientais, promovendo práticas criativas e sustentáveis. A COP30 no Brasil será uma oportunidade para que a cultura contribua para o debate climático global

Pilar 2: Cultura e Lugar – Examina como a cultura e a criatividade se manifestam nos espaços públicos e como o design urbano fortalece a expressão criativa em determinado local.

Pilar 3: Cultura e Vozes – Amplia a programação em comunidades sub-representadas, criando oportunidades para o reconhecimento e a valorização de talentos emergentes.

Pilar 4: Cultura e Tecnologias – Explora a interação de artistas com novas tecnologias, promovendo inovação e expandindo as fronteiras da expressão criativa e da identidade cultural.

Pilar 5: Cultura e Alegria – Conecta-se com a história e o futuro das experiências coletivas, como o Carnaval, abordando como o patrimônio cultural e os rituais fortalecem as comunidades e a colaboração.

Para uma compreensão completa dos temas, consulte o Termo de Referência

QUEM PODE SE INSCREVER?

Podem participar desta chamada organizações artísticas e culturais de todos os portes, do Reino Unido e do Brasil, incluindo festivais, museus, teatros, centros comunitários, instituições culturais, entre outros.

Todos os projetos inscritos devem incluir uma parceria entre, no mínimo, uma organização brasileira e uma britânica

RECURSOS DISPONÍVEIS

Os recursos estão divididos em duas faixas:

FAIXA 1: GBP 50,000 | BRL 364,000 - Esta faixa é adequada para apoiar projetos que são liderados por organizações que são novas na colaboração internacional. 

FAIXA 2: GBP 100,000 | BRL 729,000 - A faixa 2 é adequada para organizações com experiência na gestão de projetos complexos e aquelas capazes de implementar iniciativas extensas e multifacetadas em colaboração com parceiros internacionais.

Um número maior de projetos deve ser financiado na Faixa 1, uma vez que esta opção oferece mais recursos disponíveis e oportunidades mais amplas de financiamento

COMO SE INSCREVER

As inscrições deverão ser feitas por meio do formulário online disponível neste site. O formulário deverá ser preenchido em português ou inglês, conforme o país de entrega do projeto.

Todas as informações estão disponíveis em nosso Termo de Referência.

ONDE OS PROJETOS PODEM SER REALIZADOS

Os projetos poderão ser realizados no Brasil, Reino Unido e/ou em ambos os países com o objetivo de descentralizar e democratizar a participação para promover uma representação cultural mais diversificada.

Brasil: Incentivo à representação de diversas regiões e à inscrição de organizações de todas as partes do país

Reino Unido: Engajamento com as quatro nações (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte)

FORMATO DE EXECUÇÃO DOS PROJETOS

Os projetos podem ser executados presencialmente, digital ou em formato híbrido, conforme as necessidades de cada proposta.

PROCESSO SELETIVO

As propostas serão selecionadas com base nas suas pontuações finais de avaliação, sendo que as propostas com as pontuações mais altas receberão subsídio primeiro. Uma lista de propostas altamente classificadas que não foram inicialmente financiadas devido a restrições orçamentárias será criada. Caso recursos adicionais estejam disponíveis, poderemos alocar financiamento adicional a essas propostas, permitindo que mais projetos recebam apoio. Isso garante que uma gama mais ampla de projetos de impacto possa ser considerada para financiamento potencial além do anúncio inicial.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A seleção das propostas será baseada nos seguintes critérios:

Objetivos, atividade e viabilidade (40%): O projeto atende aos objetivos do Ano da Cultura? Apresenta qualidade, viabilidade e alinhamento com ao menos um dos temas?

Parceria, contribuição e legado (40%): O projeto fortalece a parceria entre organizações do Reino Unido e do Brasil? Cria um legado para as comunidades de ambos os países?

Inovação, diversidade e sustentabilidade (20%): A proposta promove abordagens inovadoras e inclusivas e contempla e/ou sustentabilidade ambiental?

CRONOGRAMA E PRAZOS

Data

Evento

8 de novembro de 2024

Lançamento do Edital

27 de novembro de 2024 – 11h - horário Brasilia, 14h - GMT

Sessão online de Informação (Q&A)

10 de janeiro de 2025 – 23h

Prazo final para envio das inscrições

3 de março de 2025

Anúncio dos projetos selecionados

4 a 5 de março de 2025 – 23h

Solicitação de reanálise do projeto com justificativa

10 de março de 2025

Divulgação da lista final

Informações completas e detalhadas estão disponíveis no documento - Termo de Referência

Prazo Final

As inscrições devem ser enviadas até 10 de janeiro de 2025, às 23h

Em caso de dúvidas, consulte o envie uma mensagem até 5 de janeiro de 2025 para: UKBRAseason@britishcouncil.org