Abertura da Conferência Internacional Museus Para Quê?

Para que servem os museus hoje? A qual propósito irão servir no futuro? A experiência do Brasil, Reino Unido e outras partes do mundo sobre o papel do museu em causas sociais e ativismo. A não neutralidade dos museus e seu papel crucial em questões urgentes da sociedade contemporânea: desafios e reflexões que inspiram esta conferência.

Abertura

Com Ricardo Piquet, Museu do Amanhã; Jonathan Dunn, Consulado Britânico; Martin Dowle e Lucimara Letelier, British Council 

Palestrantes

DR. RICHARD BENJAMIN

Diretor, International Slavery Museus, Liverpool

Tem bacharelado (com menção honrosa) em Relações de Comunidade e Raça pelo Edge Hill College, mestrado e doutorado em Arqueologia pela Universidade de Liverpool. É representante britânico do Comitê Científico Internacional do projeto da UNESCO Slave Route. Chefe do Museu desde 2006, é responsável pelo seu desenvolvimento estratégico, incluindo o futuro centro educativo e de pesquisa, parcerias e políticas de pesquisa e acervo. Seus interesses de pesquisa incluem a representação de atos e eventos violentos em museus e as dimensões éticas e morais de coletar e expor histórias sensíveis e difíceis. 

MARIA IGNEZ MANTOVANI

Presidente, ICOM Brazil

Formada em Comunicação Social e doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Fundadora e diretora da Expomus, trabalhou em mais de 250 projetos de exposição nacionais e internacionais. É membro do Conselho Consultivo de Patrimônio Museológico do IBRAM e do Conselho Consultivo da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Atuou como vice-presidente e representante para a América Latina do CAMOC – Comitê Internacional de Museus de Cidade do ICOM.