Os anos 2010 são marcados pelas edições dos jogos olímpicos e paralímpicos de Londres 2012 e Rio 2016. A transição da tocha olímpica aproxima ainda mais os países, com uma série de iniciativas lideradas pelo British Council para fomentar as relações culturais neste período.

Entre 2012 a 2016, o programa British Council Transform conecta Brasil e Reino Unido por meio das Artes, incluindo Teatro, Música, Literatura, Dança, Museus e Cinema.

Na área da Educação, iniciativas como o programa Ciência sem Fronteiras impulsionam a mobilidade acadêmica de estudantes brasileiros em universidades britânicas. Além disso, passamos a operar no Brasil uma série de programas de estímulo à capacitação e cooperação científica com recursos do Newton Fund, fundo de fomento à pesquisa e inovação lançado pelo governo britânico em 2014 que visa promover o desenvolvimento social e econômico em países emergentes.

O ano de 2016 também testemunha uma das maiores campanhas globais realizadas pelo British Council nos últimos anos. Intitulada Shakespeare Lives, a campanha celebra os 400 anos da morte de Shakespeare e sua influência nas culturas britânica e mundial. No Brasil, promovemos debates, performances teatrais e exibição de filmes. Um dos pontos altos acontece durante a Flip deste ano, em que o British Council participa com uma casa parceira, a Shakespeare House, oferecendo uma programação totalmente dedicada ao Bardo. A campanha também inclui seminários para professores de inglês e atividades para alunos da Educação Básica, com destaque para um concurso cultural para escolas de todo o Brasil.

Debate: Admirável Mundo Novo na Shakespeare House. Foto: Bruno Leão
Debate "Admirável Mundo Novo" na Shakespeare House. ©

Bruno Leão

O pesquisador brasileiro e Mestre em Antropologia Social, Daniel Calazans Pierri, vencedor do Newton Prize em 2018.
O pesquisador brasileiro e Mestre em Antropologia Social, Daniel Calazans Pierri, vencedor do Newton Prize em 2018. ©

Cortesia do Foreign & Commonwealth Office.

2010

Março de 2010 

A companhia de teatro britânica GECKO apresenta O Capote, de Nikolai Gogol, em Brasília, com o apoio do British Council e do Sesi.  

Outubro de 2010

Um grupo de professores britânicos visita o Brasil para conhecer escolas e instituições de ensino do Rio de Janeiro. O objetivo da imersão no sistema educacional brasileiro é observar a integração comunitária e as atividades desenvolvidas em escolas cariocas. 

Setembro a dezembro de 2010

A XXIX Bienal de Arte de São Paulo exibe obras de mais de 10 artistas plásticos britânicos. Fazem parte da exibição nomes como Tácita Dean, Kutlug Ataman, Steve McQueen, Sue Tompkins, Susan Phillips e Jeremy Deller. 

2011

Junho de 2011

O Premier Skills, uma parceria global do British Council com a Premier League, é implementado no Brasil. O programa, que utiliza o futebol como ferramenta para engajar jovens e desenvolver suas habilidades, é lançado inicialmente no Rio de Janeiro, após a assinatura de uma carta de intenções entre o Vice Primeiro Ministro Britânico, Nick Clegg, e o Secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.  

O núcleo piloto do projeto funciona na comunidade do Morro dos Prazeres, onde são oferecidas sessões de futebol e cidadania para mais de 200 jovens de ambos os sexos, com idades entre 10 e 18 anos. Além de treinarem futebol, os participantes são envolvidos em forças-tarefas para atender aos problemas da comunidade, como ações que estimulam a reciclagem de lixo e a recuperação de áreas degradadas. Tanto policiais militares como treinadores e líderes comunitários locais trabalham juntos para desenvolver as atividades com os jovens. 

2012

Março de 2012 

O British Council realiza no Rio de Janeiro o I Fórum de Língua Inglesa como Política Pública - English For All, reunindo líderes governamentais para refletir sobre o impacto transformador que o aprendizado do inglês exerce na educação. 

No mesmo mês, dez participantes do Premier Skills viajam a Londres para conhecer o centro de treinamento do Tottenham Hotspurs e participar de atividades com jovens locais promovidas pelo clube. 

Maio de 2012 

Em parceria com o Ministério da Educação do Brasil, o British Council oferece 2 mil exames IELTS e 40 mil testes de nivelamento Aptis para alunos de baixa renda candidatos ao Ciência Sem Fronteiras. O acordo é possível graças a uma doação de R$ 1,6 milhão feita pelo governo britânico por meio da campanha GREAT. Como parte da parceria, o British Council realiza palestras em universidades e distribui 2.500 livros preparatórios para o IELTS. 

Maio de 2012 a janeiro de 2013 

O British Council é um dos apoiadores da exposição Corpos Presentes (Still Being), dedicada ao escultor inglês Antony Gormley. Realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a mostra reúne esculturas e instalações do artista plástico, além de maquetes, gravuras, fotos e vídeos, e é vista por mais 550 mil pessoas. 

Junho de 2012 

Durante visita ao Brasil, o Vice Primeiro Ministro Britânico, Nick Clegg, anuncia a expansão do Premier Skills no Rio de Janeiro. Em novembro, o programa chega a São Paulo com um novo componente dedicado ao ensino de inglês, alcançando mais de mil crianças graças a uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Sport Club Corinthians Paulista.  

Setembro de 2012 

O Ministro da Educação e Ciência do Reino Unido, David Willets, participa de uma visita a universidades brasileiras organizada pelo British Council. Na ocasião, é assinado um memorando de entendimento com o Governo brasileiro. 

No mesmo mês, o British Council apoia a visita de músicos do Sage Gateshead à cidade de São Paulo, quando é firmada uma parceria de longo prazo com o programa de educação musical e inclusão sociocultural Guri Santa Marcelina. 

4 de setembro a 2 de dezembro de 2012 

Com curadoria de Ferreira Gullar, a exposição Concrete Parallels no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, apresenta obras abstratas construídas por artistas brasileiros e britânicos nas décadas de 1950 a 1970, e inclui cerca de 100 obras de alguns dos criadores mais influentes da época, como Hélio Oiticica, Mira Schendel, Kenneth Martin e Victor Pasmore.  

7 de setembro a 7 de dezembro de 2012 

O British Council apoia a participação de Athanasios Argianas, Ian Hamilton Finlay, Saul Fletcher, Patrick Jolley, Reynold Reynolds, Rebeca Trost e Inger Lise Hansen na 30ª Bienal de Arte de São Paulo. 

25 de setembro a 25 de novembro de 2012 

Em parceria com o Sesi-SP, o British Council realiza a mostra Observadores - fotógrafos da cena britânica desde 1930 até hoje no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo. Considerada a maior exposição de fotografias do Reino Unido realizada na América Latina até então, a mostra reúne 240 imagens de 36 fotógrafos. 

Outubro de 2012 

O British Council participa do Festival do Rio com uma programação desenvolvida em parceria com o British Film Institute. A premiere do Foco Reino Unido conta com uma exibição de Great Expectations, de Mike Newell, reunindo 600 pessoas no Cine Odeon. No mesmo evento, o British Council lança oficialmente seu novo programa de Artes, o Transform. 

Um momento memorável desta edição é a projeção de The Pleasure Garden, primeiro filme de Alfred Hitchcock, acompanhada pela Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, sob a regência do maestro britânico Christopher Austin, que reúne mais de 4 mil pessoas na praia Copacabana. 

A UK Universities Fair atrai 4 mil visitantes em São Paulo e no Rio de Janeiro, com 46 universidades britânicas representadas. Durante o evento, o British Council lança o Guia Estude no Reino Unido. Posteriormente, são distribuídas mais de 50 mil cópias da publicação em 150 universidades brasileiras. 

Novembro de 2012 

O British Council apoia a primeira edição da Flupp, no Rio de Janeiro, com a vinda de Kei Miller, Naomi Alderman e Yvette Edwards. Mais de 9 mil pessoas participam das atividades. 

O Ministro dos Esportes do Reino Unido, Hugh Robertson, visita o projeto Premier Skills durante sua passagem pelo Rio de Janeiro. 

2013

Fevereiro de 2013 

Pela primeira vez, o Fórum Shakespeare ocorre em Salvador, promovendo um intercâmbio artístico multidisciplinar em torno das obras do dramaturgo.  

Abril de 2013 

Durante visita a Recife, o Ministro Britânico para Negócios, Inovação e Treinamento, Vince Cable, acompanha a assinatura de uma parceria entre British Council, Estado de Pernambuco e HSBC para levar professores do setor público para estudar inglês no Reino Unido. 

O British Council e o Ministério da Cultura realizam o Fórum Cultural Olímpico e Paralímpico no Rio de Janeiro. Com curadoria de Paul Heritage, o encontro propõe uma reflexão sobre as Olimpíadas Culturais dos jogos Rio 2016 a partir das experiências de Londres 2012. 

No fim de semana seguinte, o British Council leva ao Sesc Madureira uma mostra do Festival Unlimited, segmento da Olimpíadas Culturais de Londres que destacou o trabalho de artistas com deficiência. As atividades incluem apresentações do coreógrafo Marc Brew e do elenco da companhia Graeae, e uma exposição de desenhos de Bobby Baker. 

Maio de 2013 

O British Council apresenta, na 14ª Conferência BrazTesol, os resultados da pesquisa Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil, elaborada com exclusividade para a organização pelo Data Popular. A pesquisa busca entender o interesse da classe média em aprender inglês e segue como referência para o setor. 

13 de maio a 15 de junho de 2013 

O British Council realiza em Salvador a Academia de Festivais, projeto de capacitação em produção cultural para jovens desenvolvido com o Southbank Centre e o Neojiba. O programa culmina com o Festival Southbank Centre no Pelourinho. 

23 a 27 de maio de 2013 

Em comemoração ao centenário de Benjamin Britten, o British Council apoia a encenação da versão ópera de Sonho de Uma Noite de Verão no Parque Lage, no Rio de Janeiro, atraindo 3.500 pessoas. A montagem, dirigida por André Heller-Lopes e executada pela OSB Ópera & Repertório, é indicada ao Opera Awards 2014. 

Junho de 2013 

O British Council lança a primeira chamada do Researcher Links, programa que visa apoiar a cooperação científica por meio da realização de workshops desenvolvidos conjuntamente por pesquisadores no Reino Unido e em um dos países parceiros. Entre os 18 países elegíveis, o Brasil é o que apresenta o maior número de inscrições (58) e de propostas selecionadas (7). O lançamento no Brasil foi feito em parceria com a Fapesp. 

27 de junho de 2013 a 2 de fevereiro de 2014 

O Museu de Arte de São Paulo recebe a mostra Lucian Freud: Corpos e Rostos, com curadoria de Richard Riley e Delphine Allier, do British Council, e colaboração de Teixeira Coelho, curador do Masp. David Dawson, assistente do artista, vem ao Brasil para a abertura. Prevista inicialmente para encerrar em outubro, a mostra é estendida devido ao sucesso de público: estima-se que 450 mil pessoas viram as obras de Freud no Masp. 

Julho de 2013 

O British Council organiza o evento Poesia em Performance dentro da programação da FlipMais. Representantes do movimento da poesia falada, a britânica Malika Booker e a brasileira Roberta Estrela D’Alva dividem o palco da Casa de Cultura de Paraty, em uma das mesas mais aplaudidas desta edição da Flip. 

26 de setembro a 10 de outubro de 2013 

O cineasta inglês Stephen Daldry vem ao Brasil para uma sessão especial de Billy Elliot no Complexo do Alemão. A exibição compõe a programação da Mostra Geração, segmento do Festival do Rio voltado para crianças e adolescentes que conta com o apoio do programa Transform. 

Outubro de 2013 

A UK Universities Fair reúne 70 universidades britânicas em São Paulo e no Rio de Janeiro, com mais de 6.800 visitantes inscritos.  

Por meio de uma parceria com o British Council, a mostra +SENTIDOS, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, recebe os espetáculos britânicos: If These Spasms Could Speak, de Robert Softley, Snails & Ketchup, de Ramesh Meyyappan, e Mobile/Evolution, de Claire Cunningham. Os artistas também ministram palestras e oficinas como parte das ações do programa Unlimited. 

Novembro de 2013 

O Try Rugby SP é eleito o projeto comunitário do ano pela Rugby Expo Awards 2013. O programa também recebe o Troféu Rugby Brasil da Confederação Brasileira de Rúgbi, na categoria Projeto Social de Destaque.  

Dezembro de 2013 

O Rio de Janeiro é a primeira cidade a receber o Treinamento Nesta-British Council para Empreendedores Criativos. Em 2014, novas turmas são oferecidas em Porto Alegre, Salvador, Brasília, São Paulo e Recife, com patrocínio do Sebrae. 

2014

Março de 2014

O Try Rugby se expande em São Paulo e é lançado em Minas Gerais e Santa Catarina, com 15 mil crianças participando semanalmente das atividades.

Abril de 2014

A University College London (UCL) lança sua Escola de Treinamento em Museus e o British Council oferece quatro bolsas de estudo na primeira edição do programa para profissionais brasileiros.

O British Council realiza a primeira Conferência Internacional MultiOrquestra, em Belo Horizonte. Com o tema “Talento, Gestão e Impacto”, o encontro reúne 150 profissionais do setor.

Maio de 2014

O Newton Fund é lançado oficialmente no Brasil durante a visita de Sir Mark Walport. O British Council assina contratos com Fapesp, Capes, CNPq e Confap, organizando chamadas locais bem sucedidas nos programas Researcher Links, Institutional Links e Desenvolvimento Profissional. Em 2014, promovemos 20 workshops científicos envolvendo 550 pesquisadores do Brasil e do Reino Unido. 

Agosto de 2014

Durante a Flip, o British Council apoia a mesa com Mohsin Hamid e Antonio Prata. São promovidos eventos sobre poesia falada e tradução literária na FlipMais, além da apresentação de Eu, Malvolio, do ator britânico Tim Crouch, que recria a peça Noite de Reis, de Shakespeare. 

O Ministério da Cultura lança o Conexão Cultura, programa federal que dá oportunidades a alunos e profissionais brasileiros do setor cultural de estudar ou realizar estágios e destacamentos em outros países. O British Council é a instituição escolhida para mapear parceiros no Reino Unido e coordenar as relações entre as organizações britânicas e brasileiras.  

O British Council convida uma delegação escocesa para uma viagem de pesquisa em Artes Visuais pelo Brasil. Usando a Bienal de São Paulo como ponto de partida, e passando por instituições culturais no Rio de Janeiro e pelo Instituto Inhotim, em Minas Gerais, a visita busca expandir colaborações e fornecer escopo para novas oportunidades entre os dois países.

Setembro de 2014

A convite do British Council, uma delegação brasileira vai ao Unlimited Festival, no Southbank Centre, em Londres. Apresentado por artistas com deficiência, o festival inclui dança, teatro, artes visuais, literatura, engajamento digital e música. 

Vencedora brasileira do prêmio Young Creative Entrepreneur na categoria Moda e Design, Camila Zupo, fundadora da Salpic Cultura, participa de um roteiro de estudos no Reino Unido. O prêmio, oferecido pelo British Council, homenageia empreendedores que trabalham com modelos de negócios inovadores e que estão envolvidos em questões sociais e culturais.

6 de setembro a 7 de dezembro de 2014

O British Council apoia a 31ª Bienal de São Paulo, trazendo trabalhos em grande escala de Imogen Stidworthy, Bruno Pacheco, Mark Lewis, John Barker, Jakob Jakobsen e Maria Berrios. 

Outubro de 2014

Filmes mudos clássicos de Hitchcock restaurados são apresentados durante o Festival do Rio, acompanhados pelo pianista Cadu Pereira. É uma coleção valiosa dos primeiros trabalhos do cineasta, desenvolvidos entre 1927 e 1929. 

Contemplada com a bolsa de estudos Lina Bo Bardi do British Council, a britânica Laura Smith vem ao Brasil desenvolver um projeto de pesquisa sobre o impacto da cultura popular brasileira no trabalho de Bo Bardi e como essa herança se traduz no design contemporâneo. 

Novembro de 2014

O British Council realiza sua maior edição da UK Universities Fair em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com a presença de 76 universidades britânicas e mais de 7 mil visitantes inscritos. 

Em parceria com as Secretarias de Educação de Mato Grosso do Sul e São Paulo, o British Council treina 409 professores em cursos de Desenvolvimento Profissional Contínuo do programa Connecting Classrooms. 

O British Council traz ao Brasil a Shape Arts, organização britânica responsável pelo Paralympic Unlimited Festival de 2012 em Londres, para treinamentos em acessibilidade nas artes como preparação para os jogos Rio 2016. 

Professores de universidades públicas brasileiras participam, a convite do British Council, de um programa de conscientização na Universidade de Oxford sobre Inglês como Meio de Instrução. 

Dezembro de 2014 

O British Council apoia a exibição da artista britânica Mona Hatoum na Estação Pinacoteca, em São Paulo. Essa é sua primeira exibição solo no Brasil, com mais de 30 obras produzidas a partir dos anos 1980, incluindo esculturas, instalações, vídeos e desenhos.  

Com curadoria da economista Lidia Goldenstein, o British Council lança a publicação Diálogos de Economia Criativa entre Brasil e Reino Unido, em três volumes que abordam cultura e regeneração urbana, design e inovação, e políticas para a economia criativa. 

2015

Janeiro de 2015

O programa Unlimited leva Julie McNamara ao Janeiro de Grandes Espetáculos, em Pernambuco, onde ministra oficinas e se apresenta com a peça Let Me Stay.

Fevereiro de 2015

Recife, Porto Alegre e Curitiba recebem a UK Universities Tour, feira educacional promovida pelo British Council.

Março de 2015

British Council e Fapesp promovem 16 workshops do Newton Fund Researcher Links para pesquisadores de São Paulo e do Reino Unido. 

A 2ª Conferência Internacional MultiOrquestra reúne 200 pessoas no Rio de Janeiro. Patrocinado por BNDES e Arts Council England, o evento é parte do calendário oficial de comemorações dos 450 anos da cidade.

O Try Rugby chega ao Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, beneficiando 1.300 crianças em atividades permanentes e mais de 10 mil em atividades eventuais.

Maio de 2015

O Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council traz a escocesa Stef Smith a São Paulo para ministrar oficinas e palestras sobre “Estruturas Dramáticas não Convencionais para o Teatro”.

Junho de 2015

O British Council e a Fundação Itaú Social lançam a publicação Formação de lideranças escolares na Inglaterra: reflexões para o Brasil e promovem um ciclo de debates com a participação do inglês Andy Reid, um dos especialistas mais respeitados da área.

O Programa British Council de Tradução Literária promove debates em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraty (durante a Flip), com foco em poesia inglesa moderna e ficção contemporânea brasileira.

No Rio de Janeiro, o British Council realiza o seminário Museus e seus públicos, com a participação de Iain Watson, diretor do Tyne & Wear Archives, e Jean Franczyk, diretora adjunta do Science Museum. Em seguida, os especialistas participam do 7º Encontro Paulista de Museus, onde falam sobre acessibilidade cultural e storytelling.

Marc Brew, bailarino e coreógrafo baseado na Escócia, realiza uma residência artística com Gisele Calazans no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Este intercâmbio é apoiado pelo programa Unlimited.

O projeto Herbário Virtual-Reflora, iniciativa do CNPq coordenada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, alcança a marca de 1 milhão de imagens de amostras botânicas disponibilizadas online e celebra parceria com o British Council.

O Museu do Amanhã e o Science Museum de Londres assinam acordo de parceria com a intenção de promover o intercâmbio de exposições e equipes e formação de professores. A aproximação se deu com o apoio do British Council.

18 de julho a 18 de outubro 2015

A Pinacoteca do Estado de São Paulo recebe a exposição A Paisagem na Arte: 1690-1998 | artistas britânicos da coleção da Tate, com o apoio do British Council.

31 de julho e 3 de agosto de 2015

Junto ao Celebra, programa de Cultura do Rio 2016, o British Council oferece treinamentos sobre acessibilidade em espaços culturais conduzidos pela instituição britânica Shape Arts.

Agosto de 2015

Divulgação de pesquisas inéditas sobre o ensino do inglês no Brasil e debates sobre cooperação internacional marcam os 70 anos do British Council no país, em eventos no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo.

O British Council traz mais uma vez ao Brasil a metodologia NESTA para profissionais ligados ao empreendedorismo criativo, treinando agentes de desenvolvimento local e gestores de equipamentos culturais da cidade de São Paulo.

Com o intuito de fomentar a colaboração em pesquisa entre Brasil e Escócia na área de gestão ambiental, o British Council e o Connected Scotland apoiam workshops em São Paulo, Recife e Belo Horizonte.

Setembro a novembro de 2015

Promovendo a publicação Diálogos de Economia Criativa entre Brasil e Reino Unido, lançada em 2014, o British Council organiza debates em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

21 a 25 de setembro de 2015

O British Council realiza a primeira edição do Museum Academy no Brasil, em correalização com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. O curso aborda desenvolvimento de públicos e é ministrado por Bill Griffiths, diretor de programas do Tyne & Wear Archives.

Outubro de 2015

Para celebrar a Copa do Mundo de Rúgbi que ocorre no Reino Unido, o Consulado Geral Britânico e o British Council promovem demonstrações e clínicas do esporte na praia de Copacabana.

Na 9ª Mostra Conexões de Teatro Jovem, 200 estudantes, entre 12 e 19 anos, encenam textos inéditos dos autores Dib Carneiro Neto, Marcelo Romagnoli, Stef Smith e Dennis Kelly em São Paulo.

A UK Universities Fair acontece em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, com a participação de mais de 60 universidades britânicas.

Novembro de 2015

O British Council apoia a FLUPP pelo quarto ano consecutivo. Entre os autores convidados, está a slammer e romancista inglesa Joelle Taylor. 

2016

Fevereiro

Em parceria com o SIEEESP, promovemos o debate “Sou Líder. E agora?” com educadores e a participação de Claudia Costin, diretora global de educação do Banco Mundial e Vera Cabral, consultora educacional especialista em inovação.

A UK Universities Tour acontece em Porto Alegre, Brasília e Recife. 

Técnicos da Premier League ministram curso de desenvolvimento de treinadores comunitários em escolas e projetos apoiados pelo Premier Skills em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Março

O Five Films for Freedom, festival online de filmes LGBTQI+ do British Council e BFI Flare, acontece pelo segundo ano. Entre os curtas selecionados está “Xavier”, dirigido pelo brasileiro Ricky Mastro.

A campanha Shakespeare Lives, em homenagem os 400 anos da morte de William Shakespeare, é lançada em Curitiba com a presença do ator Thiago Lacerda.

Abril

O concurso cultural “Shakespeare Hoje” é lançado para escolas de todo o país e convida alunos e professores a produzirem vídeos sobre a atualidade da obra de Shakespeare. O vencedor, anunciado em dezembro, é o Colégio Militar de Fortaleza.

Durante 5 dias, o Fórum Shakespeare agita o Brasil com discussões e vivências para relembrar os 400 anos da morte do Bardo. São exibidas três peças com um elenco brasileiro e direção de britânicos. Em São Paulo, Greg Hicks – um dos maiores intérpretes shakespearianos de sua geração – comanda uma versão de Macbeth, no CCBB. O CCBB BH recebe uma versão de Mercador de Veneza, com direção de Catherine Paskell e A Tempestade, por sua vez, é apresentada no CCBB Rio, com direção de Vik Sivalingam.

O ciclo de debates “Shakespeare 400: Todo o Mundo é um Palco” acontece em paralelo e aborda temas contemporâneos presentes em sua obra. Ao todo, 5 debates acontecem com curadoria do jornalista Nelson de Sá.

Maio

A Royal Northern Sinfonia se apresenta no Rio de Janeiro e São Paulo, a convite do British Council, por ocasião da 3ª Conferência Internacional MultiOrquestra.

A atriz e dramaturga Jo Clifford participa de atividades sobre questões de identidade e de gênero em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O British Council, em parceria com a Fapesp, realiza pela primeira vez no Brasil a competição de comunicação científica FameLab. Jackson Itikawa é escolhido para representar o país na final global, em Cheltenham, Inglaterra.

Junho

Como parte da Lina Bo Bardi Fellowship, organizada pelo British Council, os britânicos Valerio Di Lucente, Hugo Timm e Erwan Lhuissier vêm a São Paulo pesquisar o legado da arquiteta.

Para a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o British Council organiza a Shakespeare House. Liz Calder, Irvine Welsh, Kenneth Maxwell e Pedro Bial são alguns destaques da programação.

Julho

Corais formados por moradores de rua do Rio de Janeiro do Uma Só Voz (With One Voice) se apresentam em diferentes pontos da cidade, com o apoio do British Council.

Setembro

A British House Rio recebe a montagem Parada Shakespeare, espetáculo inédito da trupe circense Cia iLtda, composta por artistas com e sem deficiência com supervisão artística de Jenny Sealey, que dirigiu a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012.

Enquanto isso, as estações Sé e Santana do metrô de São Paulo recebem uma exposição de pôsteres com citações e expressões criadas por Shakespeare.

No Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, a companhia britânica Graeae apresenta seu espetáculo The Garden, do alto de hastes de aço flexível de 7 metros de altura, como parte da programação cultural do British Council para as Paraolimpíadas.

O Scottish Dance Theatre se apresenta no Rio e em São Paulo com o espetáculo “Miann”, como parte do encerramento do programa Transform.

Para a ocasião da XXXII Bienal de São Paulo, o British Council apoia a exibição de peças dos artistas britânicos Carolina Caycedo, Heather Phillipson, Ruth Ewan e Jeremy Deller, com o tema Incerteza Viva.

Outubro

O workshop Mulheres na Cultura é realizado no Rio de Janeiro, com a presença de Jude Kelly, Katherine Zeserson e Faith Liddell.

No Rio e em São Paulo, o British Council organiza a UK Universities Fair 2016, com representantes de mais de 20 universidades do Reino Unido.

O British Council e o Sesc realizam a mostra internacional Lina Bo Bardi: Together, com curadoria da arquiteta argentina Noemi Blager e projeto expográfico do coletivo britânico Assemble.

Novembro

A conferência internacional Museus Para Quê? acontece no Rio de Janeiro com painéis sobre cinco grandes temas: museus e ativismo social; políticas públicas; engajamento e conexão com os públicos; sustentabilidade financeira; e inovação, branding e novas mídias.

Dezembro

De 1º a 11 de dezembro, o cinema do IMS-RJ, em parceria com o British Council, exibe a mostra Shakespeare e Cinema com 13 filmes.

2017

Janeiro

O British Council lança programa de bolsas de mestrado no Reino Unido para grupos sub-representados na Ciência com recursos do Newton Fund. A iniciativa, parceria com FAPEG, FAPESQ/PB e FAPESB, contempla 11 pesquisadores.

Fevereiro

Um projeto para eliminar o mosquito da dengue é desenvolvido em São Gonçalo (RJ) como parte do Active Citizens. Os jardins do bairro Trindade recebem sementes de Crotalária, que atrai predadores da larva do mosquito.

Março

O British Council realiza a primeira edição do programa “Core Skills: educação para vida” em Olímpia (SP).

Maio

Como parte do Núcleo de Dramaturgia SESI - British Council, o britânico Anders Lustgarten ministra debates sobre o conceito de pós-verdade no Centro Cultural FIESP, em São Paulo.

O British Council lança o Exchange Programme, que visa construir conexões entre museus, instituições culturais e universidades no Brasil e no Reino Unido.

O FameLab Brasil acontece pelo segundo ano e Felipe Lima da Costa, bolsista da Fapema, é escolhido para representar o país na final internacional em Cheltenham. A competição acontece em parceria com CNPq, Confap, Fapesp e Museu do Amanhã.

É aberta a chamada Capacitação e Internacionalização do Ensino Superior, contemplando 8 propostas de apoio à internacionalização em universidades brasileiras.

Julho

Em parceria com o Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais, o seminário O Valor da Cultura é realizado no MASP, abordando o potencial da economia da cultura no desenvolvimento econômico do país. Participam os pesquisadores britânicos Geoffrey Crossick, Andy Pratt e Ross Gill.

British Council, Fundo ELAS, ONU Mulheres e Open Society lançam o edital Building Movements, para apoiar projetos de mobilização de mulheres pela defesa de seus direitos, promovendo trocas de experiência entre América Latina e Reino Unido.

Agosto

O British Council dá início ao curso “O que produz a violência?” em São Paulo. A inciativa busca qualificar a compreensão das causas da violência na América Latina a partir das experiências de pesquisadores e profissionais vinculados ao tema.

Setembro

O 9º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council traz ao Brasil a escocesa Linda McLean para palestras em São Paulo.

Contemplado pelo programa Air B2B: Britain to Brazil, promovido pelo British Council e People’s Palace Projects, o rapper Conrad Murray desenvolve atividades no Rio de Janeiro e na Reserva Nacional do Xingu, no Mato Grosso, onde ministra oficinas de música para crianças e adolescentes e cria novas composições com os Kuikuros.

O British Council lança o relatório “O Papel dos Negócios Sociais no Apoio ao Empoderamento Feminino no Brasil”, que aborda o impacto do empreendedorismo social no apoio à equidade de gênero.

Financiado com recursos do Newton Fund, em parceria com Facepe e Fapitec, um workshop em Recife discute como a tecnologia pode ajudar no combate ao vírus Zika.

Outubro

Como parte do festival DocSP, a exposição Realidades Alternativas é realizada no Unibes Cultural, em São Paulo, com instalações de realidade virtual e imersiva.

A UK Universities Fair acontece em São Paulo e no Rio com representantes de 25 universidades britânicas.

Novembro

O British Council apoia a participação do artista britânico Jamie Lewis Hadley na exibição Carrossel Performático de Fyodor, no Sesc Consolação, em São Paulo. O artista usa o wrestling profissional como ponto de partida para criar obras que exploram noções de dor e resistência.

O British Council traz o britânico Paul Jebanasam para apresentar sua performance Continuum AV no Festival Multiplicidade, no Rio de Janeiro, ao lado de artistas como Lenora de Barros, Martin Messier, DJ Coni e Ninos Du Brasil.

A professora e diretora de teatro Gemma Kerr, segunda selecionada pelo programa Air B2B, participa de residência artística no Rio de Janeiro, onde aprofunda sua pesquisa sobre movimentos de remoção e gentrificação provenientes do legado olímpico.

A exposição Caminhando em Seus Sapatos, do Empathy Museums, é realizada no Parque Ibirapuera, em São Paulo, com apoio do British Council.

Reunindo especialistas do Brasil e do Reino Unido, o seminário “Universidades para o Mundo: desafios e oportunidades para a internacionalização” é realizado pelo British Council em Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Salvador.

A fim de contribuir com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), o British Council elabora uma análise crítica para o Conselho Nacional de Educação, com foco na língua inglesa.

Dezembro

Com apoio do British Council, o artista britânico Christopher Page cria a instalação Blind Gallery especialmente para o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

2018

Janeiro

Professores vencedores do Prêmio Shell de Educação Científica visitam museus e instituições científicas em Londres, a convite do British Council.

Março

O British Council apoia a MITsp com as peças britânicas Palmira, de Betrand Lesca e Nasi Voutsas; Sal, de Selina Thompson; e Campo Minado, de Lola Arias.

O renomado arquiteto Jeremy Till participa de debate sobre arquitetura e cidadania com Raquel Rolnik e Paulo Mendes da Rocha no Sesc SP.

Com apoio do British Council, o Instituto Tomie Ohtake inaugura a exposição “Se o paraíso fosse assim tão bom”, com obras da pintora inglesa Cecily Brown.

O Guia Brasil-UK de Práticas Compartilhadas em Economia Criativa é lançado por British Council e SEBRAE Nacional.

Abril

A 3ª edição do FameLab Brasil acontece no Rio. Guilherme Defante Telles representa o país na etapa internacional.

Trinta projetos de ação social de RJ e SP recebem fundos semente do Active Citizens.

A artista Victoria Adukwei Bulley realiza residência em RJ e BA, como parte do programa Air B2B: Britain to Brazil, parceria com People’s Palace Projects.

Maio

A autora Jenny Valentine participa de debate sobre teatro jovem como parte do Conexões, programa do British Council em parceria com Cultura Inglesa, Colégio São Luís, Escola Superior de Artes Célia Helena e National Theatre de Londres.

Como resultado dos seminários realizados em 2017, é lançado o Guia Universidades para o Mundo na conferência FAUBAI.

Junho

O programa DICE – Developing Inclusive and Creative Economies é lançado em São Paulo. Em 2018, o DICE realiza treinamentos para empreendedores e apoia projetos de cocriação e colaboração entre instituições brasileiras e britânicas.

Quatro brasileiros participam do programa Drivers for Change, no Reino Unido, com o objetivo de inspirar jovens líderes comunitários.

Para fomentar a pesquisa aplicada em língua inglesa, lançamos a UK Brazil English Collaboration Call, chamada para financiamento de projetos entre instituições de ensino superior brasileiras e britânicas.

Julho

Como parte da FLIP, o EUNIC Brasil, rede de institutos culturais europeus do qual o British Council faz parte, promove debates sobre questões relacionadas a maio de 1968.

As brasileiras Giovana Alves Faria e Yael Berman Szaniecki participam do programa Future News Worldwide, que oferece treinamento intensivo em práticas de Jornalismo no Reino Unido.

Agosto

British Council e Museu do Amanhã promovem o curso Inspira Ciência, com o objetivo de criar planos de aula a partir da exposição principal do museu.

Em parceria com o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, o projeto “Divulgação científica em espaços não formais de ensino” aborda práticas de ensino utilizando o espaço e os recursos do museu para a divulgação científica e a educação não formal.

Setembro

British Council, Embaixada Britânica e Ministério da Educação assinam Memorando de Entendimento para o estabelecimento de parcerias na melhoria do ensino da língua inglesa no Brasil como parte da BNCC.

British Council é um dos realizadores do II Diálogo Mulheres em Movimento, encontro de mulheres da América Latina e do Reino Unido para discutir o contexto da luta por direitos e traçar estratégias conjuntas.

Outubro

A UK Universities Fair acontece no RJ e em SP.

O Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council promove eventos com convidados nacionais e internacionais em SP, sob o tema Dramaturgia e Experiência. No mesmo mês, o grupo abre chamada para autores interessados em escrever peças teatrais.

British Council e Oi Futuro, em parceria com as instituições britânicas Lighthouse e Shesaid.so, lançam o programa ASA - Arte Sônica Amplificada com o objetivo aumentar o acesso e a atuação de mulheres na cadeia de som e música, por meio de capacitação técnica.

Novembro

O Festival Mulheres do Mundo acontece no Rio, com mais de 200 convidadas nacionais e internacionais, grandes shows de música e mais de 150 atividades sobre a diversidade da experiência feminina no mundo de hoje. A atividade é correalizada pelo British Council.

Como parte do Mulheres na Ciência, o British Council promove treinamento em divulgação científica em parceria com o Museu do Amanhã. O resultado é a primeira edição da Revista Mulheres na Ciência que visa destacar experiências bem-sucedidas na promoção da equidade de gênero no ambiente científico e acadêmico.

O British Council apoia a Feira Preta, evento anual que reúne criadores negros de diferentes setores. Cerca de 300 empreendedoras que passaram por treinamentos do DICE puderam expor e comercializar seus produtos.

Dezembro

Em parceria com o British Council, o BBC World Questions, programa de rádio da rede britânica, é gravado pela primeira vez em SP. O debate cobre questões políticas, econômicas e sociais mais urgentes do Brasil.

2019

Janeiro

Lançada a 2ª edição do Programa Pontes, que oferece aporte financeiro a festivais brasileiros com o compromisso de incluir residências de criadores britânicos em sua programação.

A Aceleradora de Mulheres Empreendedoras de Impacto Social (AMEI), iniciativa de Yunus e Empreende Aí, seleciona empreendedoras de regiões periféricas de SP para programa de mentoria com apoio do Active Citizens.

Professores vencedores do Prêmio Shell de Educação Científica visitam, a convite do British Council, instituições como Natural History Museum e Greenwich Royal Observatory.

Março

British Council e Museu do Amanhã realizam encontro sobre representatividade de mulheres na ciência, com participação de Jess Wade, criadora do projeto "Uma cientista por dia na Wikipedia"; Helena Nader, presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; e Flávia Oliveira, colunista do jornal O Globo.

British Council apoia a 6ª MITsp com a peça Mágica de Verdade, dirigida por Tim Etchells e a visita de programadores de festivais e críticos teatrais britânicos.

Abril

British Council e Centro de Referências em Educação Integral lançam o especial Inglês na BNCC para apoiar equipes técnicas e professores na implementação de currículos de Língua Inglesa.

Maio

British Council e a revista online britânica Pioneers Post lançam o DICE Young Storymakers, treinamento em Londres para aspirantes a repórteres, videomakers e fotojornalistas interessados em compartilhar histórias sobre iniciativas de impacto positivo na sociedade.

Acontece a 2ª edição do Inspira Ciência, programa de formação de professores da Educação Básica do British Council e Museu do Amanhã.

Junho

British Council é parceiro do seminário Heritage on fire: Who’s next? no Rio. O encontro aborda medidas avançadas na gestão de riscos de incêndio em museus e patrimônios culturais e conta com a presença de Charles Harris, Conselheiro Nacional sobre Incêndios do Historic England, e Chris McGregor, do Historic Environment Scotland.

Com o Museu do Amanhã, lançamos o treinamento Mulheres na Ciência e Inovação, que visa fortalecer a liderança feminina na inovação de base científica e tecnológica.

Com a CAPES, realizamos em Brasília o seminário “Garantia da Qualidade na Internacionalização” com representantes de instituições de ensino superior.

Julho 

Joelle Taylor, uma das principais autoras de poesia falada no Reino Unido, participa do torneio internacional de slam da Flip e ministra oficinas para jovens locais durante sua residência artística, pelo Programa Pontes.

A EUNIC reúne especialistas e artistas para debater “O Futuro dos Museus” na Casa Europa durante a Flip.

Lançado novo edital Mulheres em Movimento para apoiar projetos de grupos de mulheres e LBT de todo o Brasil com enfoque na ação coletiva e criação de alianças.

O British Council apresenta soluções em exames e debate mudanças no ensino da língua inglesa com a BNCC na conferência Southern Cone TESOL, em Curitiba.

Agosto

Acontece no Rio o I Workshop ColDigi, como parte das ações de reconstrução do Museu Nacional. São apresentadas iniciativas de digitalização de coleções de História Natural e Antropologia, no Brasil e no exterior, com destaque para projetos em colaboração com o Museu de História Natural de Londres.

Lançada a 2ª edição do ASA - Arte Sônica Amplificada, programa que oferece oficinas e mentorias para 50 mulheres do RJ que atuam na área do som e da música.

Setembro

Por meio do Newton Fund, diferentes workshops acontecem no Brasil, abordando desde questões climáticas à prevenção de fraude alimentar fazendo uso de blockchain.

Outubro

A UK Universities Fair recebe 2 mil visitantes no Rio e São Paulo.

O British Council participa do Festival Rec’n’Play, em Recife, com debates sobre a participação feminina em áreas de Ciência e Tecnologia e o desenvolvimento de negócios de impacto em periferias. Entre os convidados, destaca-se a professora Josie Fraser, da Open University.

Abrem as inscrições para o FameLab Brasil 2020 durante a Semana Nacional de Ciências, em Brasília, com a presença de Marcos Pontes, Ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, e de Liz Davidson, Ministra-Conselheira da Embaixada Britânica.

Novembro

Lançado o estudo “Políticas Públicas para o Ensino de Inglês”, resultado de um diagnóstico realizado pela Move Social com exclusividade para o British Council.

A companhia de teatro escocesa Birds of Paradise, formada por atores com diferentes deficiências físicas, participa do 6º Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio, em SP.

Dezembro

Os programas ASA e Musicians in Residence são destaque na Semana Internacional de Música de SP, com a presença dos artistas britânicos Chris Ryan, Ashley Henry, Ms Maurice, Lone Taxidermist e Amelia Kallman.

Continue acompanhando os projetos mais recentes do British Council no Brasil nosso trabalho no Brasil.