Fevereiro
Em parceria com o SIEEESP, promovemos o debate “Sou Líder. E agora?” com educadores e a participação de Claudia Costin, diretora global de educação do Banco Mundial e Vera Cabral, consultora educacional especialista em inovação.
A UK Universities Tour acontece em Porto Alegre, Brasília e Recife.
Técnicos da Premier League ministram curso de desenvolvimento de treinadores comunitários em escolas e projetos apoiados pelo Premier Skills em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.
Março
O Five Films for Freedom, festival online de filmes LGBTQI+ do British Council e BFI Flare, acontece pelo segundo ano. Entre os curtas selecionados está “Xavier”, dirigido pelo brasileiro Ricky Mastro.
A campanha Shakespeare Lives, em homenagem os 400 anos da morte de William Shakespeare, é lançada em Curitiba com a presença do ator Thiago Lacerda.
Abril
O concurso cultural “Shakespeare Hoje” é lançado para escolas de todo o país e convida alunos e professores a produzirem vídeos sobre a atualidade da obra de Shakespeare. O vencedor, anunciado em dezembro, é o Colégio Militar de Fortaleza.
Durante 5 dias, o Fórum Shakespeare agita o Brasil com discussões e vivências para relembrar os 400 anos da morte do Bardo. São exibidas três peças com um elenco brasileiro e direção de britânicos. Em São Paulo, Greg Hicks – um dos maiores intérpretes shakespearianos de sua geração – comanda uma versão de Macbeth, no CCBB. O CCBB BH recebe uma versão de Mercador de Veneza, com direção de Catherine Paskell e A Tempestade, por sua vez, é apresentada no CCBB Rio, com direção de Vik Sivalingam.
O ciclo de debates “Shakespeare 400: Todo o Mundo é um Palco” acontece em paralelo e aborda temas contemporâneos presentes em sua obra. Ao todo, 5 debates acontecem com curadoria do jornalista Nelson de Sá.
Maio
A Royal Northern Sinfonia se apresenta no Rio de Janeiro e São Paulo, a convite do British Council, por ocasião da 3ª Conferência Internacional MultiOrquestra.
A atriz e dramaturga Jo Clifford participa de atividades sobre questões de identidade e de gênero em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O British Council, em parceria com a Fapesp, realiza pela primeira vez no Brasil a competição de comunicação científica FameLab. Jackson Itikawa é escolhido para representar o país na final global, em Cheltenham, Inglaterra.
Junho
Como parte da Lina Bo Bardi Fellowship, organizada pelo British Council, os britânicos Valerio Di Lucente, Hugo Timm e Erwan Lhuissier vêm a São Paulo pesquisar o legado da arquiteta.
Para a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o British Council organiza a Shakespeare House. Liz Calder, Irvine Welsh, Kenneth Maxwell e Pedro Bial são alguns destaques da programação.
Julho
Corais formados por moradores de rua do Rio de Janeiro do Uma Só Voz (With One Voice) se apresentam em diferentes pontos da cidade, com o apoio do British Council.
Setembro
A British House Rio recebe a montagem Parada Shakespeare, espetáculo inédito da trupe circense Cia iLtda, composta por artistas com e sem deficiência com supervisão artística de Jenny Sealey, que dirigiu a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012.
Enquanto isso, as estações Sé e Santana do metrô de São Paulo recebem uma exposição de pôsteres com citações e expressões criadas por Shakespeare.
No Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, a companhia britânica Graeae apresenta seu espetáculo The Garden, do alto de hastes de aço flexível de 7 metros de altura, como parte da programação cultural do British Council para as Paraolimpíadas.
O Scottish Dance Theatre se apresenta no Rio e em São Paulo com o espetáculo “Miann”, como parte do encerramento do programa Transform.
Para a ocasião da XXXII Bienal de São Paulo, o British Council apoia a exibição de peças dos artistas britânicos Carolina Caycedo, Heather Phillipson, Ruth Ewan e Jeremy Deller, com o tema Incerteza Viva.
Outubro
O workshop Mulheres na Cultura é realizado no Rio de Janeiro, com a presença de Jude Kelly, Katherine Zeserson e Faith Liddell.
No Rio e em São Paulo, o British Council organiza a UK Universities Fair 2016, com representantes de mais de 20 universidades do Reino Unido.
O British Council e o Sesc realizam a mostra internacional Lina Bo Bardi: Together, com curadoria da arquiteta argentina Noemi Blager e projeto expográfico do coletivo britânico Assemble.
Novembro
A conferência internacional Museus Para Quê? acontece no Rio de Janeiro com painéis sobre cinco grandes temas: museus e ativismo social; políticas públicas; engajamento e conexão com os públicos; sustentabilidade financeira; e inovação, branding e novas mídias.
Dezembro
De 1º a 11 de dezembro, o cinema do IMS-RJ, em parceria com o British Council, exibe a mostra Shakespeare e Cinema com 13 filmes.