A década de 1960 foi de grande efervescência artística e cultural para o British Council no Brasil.
A celebração do quarto centenário de nascimento de Shakespeare fez com que o país recebesse um grande número de montagens das peças do Bardo, como uma exibição de trechos e sonetos de Shakespeare que aconteceu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1964. Companhias de teatro emblemáticas, como o Old Vic, também trouxeram seus atores ao Brasil para diferentes apresentações. Na ocasião, vieram ao país nomes como Vivien Leigh, Robert Helpman e John Merivale.
No campo educacional, o British Council seguiu com a oferta de bolsas de estudo para brasileiros e promovendo a vinda de professores britânicos para o Brasil, seja em palestras ou conferências, seja para lecionar em universidades locais.
Esta década testemunhou, ainda, um marco nas relações entre Brasil e Reino Unido: a visita de Sua Majestade, Rainha Elizabeth II e de Sua Alteza Real, Príncipe Phillip, às cidades de Recife, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A ocasião entraria para a história como sendo a primeira viagem oficial de um monarca britânico à América do Sul e ao Brasil.
Entre outras atividades, a Rainha Elizabeth II inauguraria o Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, e as obras da Ponte Rio-Niterói.
Destaques do período
VEJA MOMENTOS MARCANTES DOS ANOS 1960.