Programa Garotas STEM

O programa Garotas STEM busca impactar meninas que, ainda em idade escolar, enfrentam os desafios para seu engajamento nas áreas de ciências.  

Ao desconstruir estereótipos e apresentar modelos inspiradores, por exemplo, o projeto busca dar suporte a profissionais de educação que tenham projetos que incentivem e ampliem a participação de garotas nas áreas das ciências exatas e naturais, engenharias e computação e sejam voltados para alunas de Ensino Fundamental e Médio.  

Objetivos da chamada Garotas STEM

  • Envolvimento de meninas e mulheres na área de STEM 
  • Incentivo a liderança feminina nos projetos  
  • Colaboração com o Reino Unido  
  • Colaboração com espaços não formais de ensino (museus, centros de ciência, ONGs e associações, etc) 
  • Foco em Equidade, Diversidade e Inclusão (pessoas com deficiência, comunidades indígenas ou quilombola, equidade racial).

Relembre a 1ª edição do Garotas STEM

Em parceria com o Museu do Amanhã, a chamada financiou 12 projetos já existentes que promovem a participação mais ampla de estudantes do ensino fundamental e médio nas carreiras científicas no Brasil.

A iniciativa visa diminuir a distância entre a academia, a educação básica e a sociedade, aproximando a ciência e o conhecimento científico dos cidadãos e conectando escolas, museus, organizações sociais e instituições de ensino superior. 

Os responsáveis pelos projetos financiados receberam um treinamento em metodologias de ensino de ciência e gênero, organizado pelo STEM Education Hub, que é uma parceria entre King’s College London e British Council.

Conheça os projetos selecionados:

  1. Meninas cientistas: educação, protagonismo e enfrentamento às violências de gênero, Renatha Cândida da Cruz; Instituto Federal de Goiás Câmpus Uruaçu; Centro-Oeste
  2. Cunhantaí: meninas na ciência e tecnologia; Cecília Maria Pinto do Nascimento; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Centro-Oeste
  3. A PRÓ-MAR vai à escola; Karina Vieira Martins; Organização Sócio Ambientalista PRÓ-MAR; Nordeste
  4. Meninas na ciência da computação: despertando vocações através do conhecimento; Josilene Aires Moreira; Universidade Federal da Paraíba; Nordeste
  5. Sarminina cientistas: estimulando meninas do Maranhão para as carreiras de exatas e tecnologia; Kátia Simone Teixeira da Silva de La Salles; Universidade Federal do Maranhão; Nordeste
  6. Meninas na ciência: desenvolvendo o protagonismo e o engajamento das mulheres ribeirinhas; Adriane da Costa Gonçalves; Pólo Universitário de Igarapé-Miri; Centro de Formação Açaí; Norte
  7. Meninas na computação; Patrícia Araújo de Oliveira; Universidade Federal do Amapá; Norte
  8. STEAMS: ciência, tecnologia, engenharia, arte, matemática e sustentabilidade, mecanismos para maior inserção de meninas da rede pública na universidade e integração com alunas da UFPA; Ana Paula Mattos; Universidade Federal do Pará; Norte
  9. Peritech: arte, tecnologia, inovação e robótica na Maré; Ana Carolina das Neves Silva da Hora; Redes de Desenvolvimento da Maré; Sudeste
  10. 30 dias de ciência; Juliana Davoglio Estradioto; Associação Brasileira de Incentivo a Ciência – ABRIC; Sudeste
  11. Akotirene Kilombo Ciência; Claudia Rocha David; Território de Mãe Preta - CoMPaz (Comunidade Kilombola Morada da Paz); Sul
  12. Manna Academy: uma rede de estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para as carreiras de engenharias, computação e microeletrônica.; Linnyer Beatrys Ruiz Aylon; Universidade Estadual de Maringá; Sul.

Relembre a 2ª edição do Garotas STEM

Em sua segunda edição, o programa selecionou 30 projetos de incentivo ao envolvimento de meninas e mulheres nas áreas de STEM, com foco em tecnologia, e de colaboração entre escolas, universidades e espaços não formais de ensino.

Etapas do projeto:

Oficinas para professores e líderes escolares

Composto por 4 sessões on-line de palestras para professores e outros líderes escolares, abordou a importância do desenvolvimento de projetos que incentivem a participação de meninas na ciência, além de ter dado dicas e orientações em relação à elaboração e gestão de projetos.

Veja os vídeos abaixos para acompanhar a Primeira Etapa do Garotas STEM:

Sessão 1: Importância de projetos que incentivem meninas e mulheres em STEM

Sessão 2: Equidade, diversidade e inclusão.

3ª sessão - Combate às fake news: os papéis da ciência e do letramento digital

4ª sessão - Estrutura, desenvolvimento e financiamento de projetos

Webinar de tira dúvidas da chamada Garotas STEM

Capacitação – Entre fevereiro e maio de 2022

Com o objetivo de ampliar conhecimentos sobre processos e ferramentas para incentivar a participação de meninas e garotas em carreiras científicas e tecnológicas em escolas, universidades e projetos da sociedade civil, a formação para líderes dos projetos selecionados na chamada abordou temas como metodologias de aprendizagem STEM, abordagem de ensino inclusiva, divulgação de impacto, colaboração entre escolas e universidades, entre outros.

As atividades da capacitação foram ministradas pelo STEM Education Hub – uma parceria entre o King's College London e o British Council para a promoção da cooperação entre Brasil e Reino Unido nas frentes de pesquisa, formação e inovação que buscava incentivar o ensino, aprendizagem e difusão das ciências, voltados à promoção de uma educação de qualidade para todos e todas.

Implementação – Entre fevereiro de 2022 e janeiro de 2023

Implementação do suporte financeiro e dos conhecimentos adquiridos na capacitação pelos líderes projetos selecionados na chamada.

Conheça os projetos selecionados na 2ª edição:

 

Nome do Projeto Estado Coordenação
Futuras pesquisadoras na microbiologia: vivenciando a diversidade dos microrganismos Maranhão Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
Investiga menina! Goiás Anna Canavarro Benite
Meninas High-Tech Rio Grande do Sul Vanessa Petró
De olho na Química Piaui Aparecida Maria Simões Mimura
Semeando Ciência: Meninas em Campo! Bahia Priscila Camelier de Assis Cardoso
Hackaton Meninas Normalistas nas Exatas Rio de Janeiro Mônica Santos Dahmouche
A Matemática do Cotidiano: com as Meninas Desenvolvendo o Conhecimento Empírico Etnomatemático nas Ciências Exatas Pará Maria Edina de Oliveira Silva
Revitalização - Sala de ciências São Paulo Danice Mazzer Luvizotto
Garotas 4.0 - Conexão para Mudar o Mundo Bahia Marinilda Lima Souza
O protagonismo juvenil nas ações sustentáveis do meio ambiente Distrito Federal Edilane Martins Ferreira
OruMbya - MulhERES do mundo sócio-cultural-tecnológico Rio de Janeiro Gracy Mary Moreira
Meninas no MAST Rio de Janeiro Patrícia Figueiró Spinelli
REVITALIZANDO A HISTÓRIA NO JARDIM DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS- IEA: UM OLHAR SOBRE A MEDICINA CABOCLA Amazonas Márcia de Castro Gomes
Áreas das Ciências Exatas como opção profissional feminina - Meninas na Química Rio de Janeiro Viviane Gomes Teixeira
INCLUDE GURIAS: EMPODERANDO MENINAS PARA TRABALHAR COM PENSAMENTO COMPUTACIONAL Rio Grande do Sul Fabrícia Damando Santos
Sou Mulher, sou Negra, serei de Exatas: 2º Geração Pernambuco Hérica Fernanda Soares de Santana
Trilha Tech: Meninas em Foco São Paulo Carmen Sforza
Manas Digitais Pará Danielle Costa Carrara Couto
Rocket Girls: Meninas nas Ciências Paraná Mara Fernanda Parisoto
Gurias nas Exatas: Das Estações Meteorológicas à Iniciação Científica Rio Grande do Sul Daniela Borges Pavani
PROJETO MAKERSPACE/WASH INICIAÇÃO CIENTÍFICA Paraná Thatiane Verni Lopes De Araujo
Meninas Cientistas da Maré São Paulo Tatiana Martelli Mazzo
Irrigador solar automatizado de baixo custo utilizando o microcontrolador Esp-32 Bahia Deise Benn Pereira Vivas
Programa de Pré Iniciação Científica para Meninas São Paulo Eveliyn Tiemi Takamori
Meninas Baianas na Ciência Bahia Karine Araújo Damasceno
Conexão Científica Distrito Federal Michelle Guitton Cotta
Plante Saberes Bahia Ticiana Osvald Ramos
LabioPLANTE - Laboratório de Educação Socioambiental Pernambuco Mirella Maria Ribeiro Pinto
Elas na Iniciação Científica São Paulo Paloma Maria Silva Rocha Rizol
Mulheres Negras Fazendo Ciência Rio de Janeiro Luciana Ferrari Espíndola Cabral

Série de Publicações

Elaboradas a partir das experiências, conhecimentos e reflexões de facilitadoras e líderes dos projetos selecionados nas edições de 2021 e 2022, do projeto homônimo desenvolvido pelo British Council e implementado pelo Museu do Amanhã, Fundação Carlos Chagas, King’s College e o STEM Education Hub:

Vamos falar sobre equilíbrio de gênero em STEM?

Esta publicação apresenta um conjunto de seis dicas práticas que professores e educadores podem adotar para desafiar estereótipos e tornar o ambiente e a experiência de aprendizagem mais encorajadores e convidativos para meninas em STEM.

Com páginas destacáveis, essa publicação vira um conjunto de cartazes para decorar a instituição, trazendo essas dicas práticas. 

Disponível em Português

Acesse a publicação

Guia prático para promover a inclusão de jovens nas áreas de STEM

Elaborado pela Dras. Jenny Search e Jessica Hamer, do King's College London STEM Education Hub, que desenvolveram e ministraram o treinamento para os líderes do projeto em ambas as edições do Girls in STEM, o livreto concentra-se em maneiras práticas através das quais professores e educadores podem trabalhar inclusivamente com jovens em STEM.

O livreto apresenta elementos de projetos brasileiros e britânicos que trabalham com jovens em STEM e leva os leitores a reflexões sobre como envolver suas instituições, comunidades e estudantes em seus projetos. Também cobre tópicos importantes, como preconceitos inconscientes, e convida a níveis mais profundos de reflexão por parte dos líderes do projeto.

Disponível em Inglês e Português

Versão em inglês

Versão em português

O desequilíbrio de gênero em contextos digitais e seu impacto na formação de meninos e meninas

Esta breve publicação apresenta dados sobre as mudanças no mercado de trabalho e como as competências digitais de meninos e meninas impactam a sua aprendizagem. Os dados apresentados neste volume baseiam-se em estudos globais realizados pela UNESCO e pela UNICEF e convidam o leitor a refletir sobre o cenário local do Brasil, em seus contextos mais amplos e específicos.

Disponível em Inglês e Português

Versão em inglês

Versão em português

Histórias que inspiram 2021 e 2022

Como os nomes indicam, estas publicações pretendem inspirar novos projetos, partilhando as histórias dos 42 projetos selecionados nas duas edições do Girls in STEM – 12 na primeira edição e 30 na segunda.

Apresentando a distribuição regional e geográfica dos projetos no Brasil, cada volume apresenta informações importantes sobre cada uma das iniciativas, incluindo o alcance e o impacto gerado por elas.

É um instrumento rico para inspirar outras pessoas a desenvolver projetos para meninas em STEM, e um ótimo registro das duas edições da convocatória.

Disponíveis em português.

Volume 1

Volume 2

Veja também