O programa Garotas STEM busca impactar meninas que, ainda em idade escolar, enfrentam os desafios para seu engajamento nas áreas de ciências.
Ao desconstruir estereótipos e apresentar modelos inspiradores, por exemplo, o projeto busca dar suporte a profissionais de educação que tenham projetos que incentivem e ampliem a participação de garotas nas áreas das ciências exatas e naturais, engenharias e computação e sejam voltados para alunas de Ensino Fundamental e Médio.
Objetivos da chamada Garotas STEM
- Envolvimento de meninas e mulheres na área de STEM
- Incentivo a liderança feminina nos projetos
- Colaboração com o Reino Unido
- Colaboração com espaços não formais de ensino (museus, centros de ciência, ONGs e associações, etc)
- Foco em Equidade, Diversidade e Inclusão (pessoas com deficiência, comunidades indígenas ou quilombola, equidade racial).
Série de Publicações
Elaboradas a partir das experiências, conhecimentos e reflexões de facilitadoras e líderes dos projetos selecionados nas edições de 2021 e 2022, do projeto homônimo desenvolvido pelo British Council e implementado pelo Museu do Amanhã, Fundação Carlos Chagas, King’s College e o STEM Education Hub:
Vamos falar sobre equilíbrio de gênero em STEM?
Esta publicação apresenta um conjunto de seis dicas práticas que professores e educadores podem adotar para desafiar estereótipos e tornar o ambiente e a experiência de aprendizagem mais encorajadores e convidativos para meninas em STEM.
Com páginas destacáveis, essa publicação vira um conjunto de cartazes para decorar a instituição, trazendo essas dicas práticas.
Disponível em Português
Acesse a publicação
Guia prático para promover a inclusão de jovens nas áreas de STEM
Elaborado pela Dras. Jenny Search e Jessica Hamer, do King's College London STEM Education Hub, que desenvolveram e ministraram o treinamento para os líderes do projeto em ambas as edições do Girls in STEM, o livreto concentra-se em maneiras práticas através das quais professores e educadores podem trabalhar inclusivamente com jovens em STEM.
O livreto apresenta elementos de projetos brasileiros e britânicos que trabalham com jovens em STEM e leva os leitores a reflexões sobre como envolver suas instituições, comunidades e estudantes em seus projetos. Também cobre tópicos importantes, como preconceitos inconscientes, e convida a níveis mais profundos de reflexão por parte dos líderes do projeto.
Disponível em Inglês e Português
Versão em inglês
Versão em português
O desequilíbrio de gênero em contextos digitais e seu impacto na formação de meninos e meninas
Esta breve publicação apresenta dados sobre as mudanças no mercado de trabalho e como as competências digitais de meninos e meninas impactam a sua aprendizagem. Os dados apresentados neste volume baseiam-se em estudos globais realizados pela UNESCO e pela UNICEF e convidam o leitor a refletir sobre o cenário local do Brasil, em seus contextos mais amplos e específicos.
Disponível em Inglês e Português
Versão em inglês
Versão em português
Histórias que inspiram 2021 e 2022
Como os nomes indicam, estas publicações pretendem inspirar novos projetos, partilhando as histórias dos 42 projetos selecionados nas duas edições do Girls in STEM – 12 na primeira edição e 30 na segunda.
Apresentando a distribuição regional e geográfica dos projetos no Brasil, cada volume apresenta informações importantes sobre cada uma das iniciativas, incluindo o alcance e o impacto gerado por elas.
É um instrumento rico para inspirar outras pessoas a desenvolver projetos para meninas em STEM, e um ótimo registro das duas edições da convocatória.
Disponíveis em português.
Volume 1
Volume 2