Brasileiros e outros estudantes internacionais comemoram seus diplomas de universidades da Ivy League
©

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Inscreva-se no IELTS Brasil: preços, datas e locais de prova

Diferencial que valoriza o currículo em qualquer processo de recrutamento, um diploma americano de ensino superior amplia as oportunidades de evolução profissional. Fazendo uma graduação ou especialização nos Estados Unidos, você terá acesso a um alto nível de ensino em instituições tradicionais, muitas delas consideradas como centros mundiais de referência em pesquisas científicas e de tantas outras áreas.

Todo brasileiro que almeja estudar no exterior sabe que muitas das melhores universidades do mundo são americanas e certamente já ouviu falar de alguma integrante da Ivy League.

O que é a Ivy League?

Em 1954, Ivy League foi o nome dado para uma liga esportiva de universitários da costa leste dos Estados Unidos. Com o passar do tempo virou sinônimo da excelência acadêmica de oito universidades: Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, Pennsylvania, Princeton e Yale.

E a melhor parte é que todas as universidades da Ivy League aceitam o IELTS como certificação internacional do seu nível de proficiência em inglês.

1. Yale University

Fundada em 1701 (uma das universidades mais antigas dos EUA) e localizada na cidade de New Heaven, a Yale se destaca por sua rica grade curricular flexível, ou seja, por ser mais “customizável” do que as outras.

Assim como no universo do personagem Harry Potter, seus alunos são selecionados por sorteio para uma de suas “casas” (onde permanecerão até o final do curso) e há uma grande refeição para recepcionar aos seus calouros.

Prezando pela diversidade e inclusão, Yale foi uma das primeiras universidades americanas a adotar políticas de incentivo para matrículas de mulheres e negros, além de oferecer bolsa-auxílio aos alunos de baixa renda familiar.

Dentre outros cursos disponíveis estão História, Psicologia e Matemática & Estadísticas e alguns de seus ex-alunos famosos são George H. W. Bush e George W. Bush (ex-presidentes dos Estados Unidos) e Chimamanda Ngozi Adichie (escritora nigeriana).

2. Pennsylvania University

Fundada em 1740 e localizada na cidade de Philadelphia, a Pennsylvania oferece uma extensa gama de cursos de pós-graduação (cerca de 160 opções). Criada por Benjamin Franklin, um dos signatários da Declaração de Independência dos Estados Unidos, é conhecida por ser o lar de diversos acontecimentos históricos, por exemplo, a criação do primeiro computador eletrônico de uso pessoal e o desenvolvimento de vacinas.

Dentre outros cursos disponíveis estão Enfermagem, Negócios, Artes, Ciências e Engenharia e alguns de seus ex-alunos famosos são Elon Musk (co-fundador da Tesla e engenheiro-chefe da Space-X), Andrea Mitchell (jornalista e comentarista da NBC) e Anthony Russo (diretor cinematográfico).

3. Brown University

Fundada em 1764 e localizada na cidade de Providence, a Brown é composta por um enorme campus frequentado por alunos de mais de 50 nacionalidades. Em sua grade curricular estão mais de 80 cursos para quem deseja fazer mestrado ou doutorado nos Estados Unidos. Os alunos de pós-graduação, bem como os de graduação, também podem escolher disciplinas para formar sua própria grade curricular (de acordo com a disponibilidade).

Para aqueles que desejam participar do programa de pós-graduação, a instituição oferece um guia, que orienta os candidatos. Além disso, é recomendado que o futuro estudante entre em contato diretamente com o setor de seu interesse para saber exatamente do que precisa para ser aceito.

Dentre outras áreas de estudo que você pode cursar estão Arquitetura & Construção, Ciências Puras & Aplicadas, Computação & Tecnologia e Saúde & Medicina e alguns de seus ex-alunos famosos Brown são Emma Watson (atriz), John F. Kennedy Junior (político), Ted Turner (fundador do canal CNN) e John Krasinski (ator e diretor cinematográfico).

4. Columbia University

Fundada em 1754 (a quinta universidade mais antiga dos Estados Unidos) e localizada na cidade de Nova York, a Columbia é lembrada pelo seu rigoroso processo de admissão. Para se ter uma ideia, do total de candidatos em 2018, pouco mais de 5% foram contemplados com o “aceite”. E quem teve a felicidade em estudar por lá, confirma: todos os esforços valem a pena!

Fato curioso sobre a Columbia University é que existem menos alunos em graduação do que em pós-graduação. Dos mais de 30 mil matriculados, cerca de 26 mil estão fazendo mestrado ou doutorado. Por isso, se você está pensando em fazer uma pós-graduação na Universidade de Columbia, prepare-se para dedicar de três a seis anos nesse projeto.

Dentre outros cursos disponíveis estão Direito, Medicina, Biologia, Literatura e Engenharia e alguns de seus ex-alunos famosos são os ex-presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, Theodore Roosevelt e Franklin Roosevelt.

A Universidade de Columbia pertence à Ivy League
©

Chenyu Guan / Unsplash

A Universidade de Harvard pertence ao seleto grupo da Ivy League
©

Foto criada por frimufilms - br.freepik.com

5. Harvard University

Fundada em 1636 e localizada na cidade de Cambridge, a Harvard é a mais antiga e conhecida universidade dos Estados Unidos e uma das principais responsáveis pela projeção global das integrantes da Ivy League.

De tão disputada, costuma-se dizer que em Harvard você não faz amigos, faz contatos. De lá saíram mais de 150 vencedores do Prêmio Nobel, 48 do Pulitzer e 18 da Medalha Fields e existem algumas curiosidades bem interessantes, por exemplo, há uma biblioteca subterrânea e desde 1970 são proibidos todos os tipos de filmagens comerciais dentro do campus.

Atualmente existem mais de 23 mil alunos matriculados e alguns dos cursos disponíveis são Design & Criatividade, Matemática e Ciência de Dados. Entre os seus ex-alunos famosos estão Bill Gates (fundador da Microsoft), Al Gore (ex-Vice-presidente dos Estados Unidos) e Mark Zuckerberg (fundador do Facebook).

6. Dartmouth College

Fundada em 1769 e localizada em New Hampshire, a Darthmouth é bem menor do que as outras universidades da Ivy League, porém, surpreende quando o assunto é flexibilidade curricular. Por exemplo, é possível adotar a “graduação modificada” para que você possa escolher matérias de três cursos diferentes e montar a sua própria grade curricular.

Quem deseja os cursos de pós-graduação da Darthmout, passa por processos seletivos rigorosos que variam de acordo as exigências do curso escolhido. Por isso, consulte o setor responsável daquele que é de seu interesse.

Dentre outras áreas de estudo disponíveis estão Economia, Engenharia e Ciências Políticas & Governamentais e alguns de seus ex-alunos famosos são Maryl Streep (atriz), Robert Frost (poeta) e Nelson Rockefeller (ex-vice-presidente dos Estados Unidos).

7. Cornell University

Fundada em 1865 e localizada na cidade de Ithaca, a Cornell tem como missão “qualquer um, qualquer área”, ou seja, oferecer a maior variedade possível de cursos para que o aluno tenha meios de atingir seu potencial.

Por meio de seus convênios internacionais, é possível optar entre estudar em seu campus nos EUA ou em outros países e para quem deseja uma pós-graduação, temos uma ótima notícia: a Cornell possui um braço exclusivo para mestrado e doutorado com um leque de cerca de 80 opções de cursos.

Dentre outros cursos disponíveis estão Artes, Agricultura, Ciências da Informação & Computação e alguns de seus ex-alunos famosos são Toni Morrison (escritora), Ruth Bader Ginsburg (ex-juíza da Suprema Corte americana) e Ratan Tata (presidente do grupo empresarial indiano Tata).

8. Princeton University

Já imaginou como seria ter Albert Einstein como professor? Alguns alunos desta prestigiosa instituição tiveram essa honra na década de 1950. Fundada em 1746 e localizada na cidade homônima, o campus da Princeton é um dos mais belos da Ivy League.

Seu lema é “formar alunos para servirem à nação” e seguindo tal princípio formou inúmeros líderes políticos, científicos e intelectuais. Para entrar em um de seus cursos de pós-graduação é necessário ter um score médio altíssimo no SAT (a versão americana do ENEM), mas não desanime porque é possível ser aceito com uma sólida trajetória acadêmica e defendendo bem os seus objetivos para a candidatura ao processo seletivo.

Dentre outros cursos disponíveis estão Ciências Sociais, Engenharia e Administração Pública e alguns de seus ex-alunos famosos são Michelle Obama (ex-primeira-dama dos Estados Unidos), Jeff  Bezos (fundador da Amazon) e Pete Conrad (terceiro astronauta a pisar na Lua).

Agende seu teste IELTS com o British Council hoje mesmo!

Por que estudar em uma universidade da Ivy League?

Os alunos da Ivy League fazem parte de um seleto grupo e todo esse rigor nos processos seletivos é bom porque você conviverá em um ambiente que te inspirará a evoluir continuamente.

O corpo docente também é um ótimo motivo para estudar lá, pois os seus professores são cuidadosamente selecionados e muitos deles, como já dissemos anteriormente, ganharam prêmios mundialmente reconhecidos.

Mas talvez o maior benefício de ser diplomado por uma das oito melhores universidades dos EUA é que o seu currículo se destacará em qualquer processo de recrutamento corporativo e você terá acesso a um networking valiosíssimo porque inúmeros de seus ex-alunos ocupam posições de liderança em grandes empresas globais.

 Para estudar na Ivy League, seja com bolsas de estudo para brasileiros ou não, entre outros requisitos, você precisará:

  • Ter um excelente histórico acadêmico no Ensino Médio;
  • Comprovar proficiência em inglês por meio de certificado internacional;
  • Redigir uma carta de intenções; 
  • Comprovar talento em atividades extracurriculares de longo prazo, engajamento comunitário e iniciativas de liderança;
  • Receber do governo americano o visto de estudante na categoria F1;
  • Ter o aceite da universidade que deseja ingressar.

Como o IELTS te ajuda a ser aprovado na Ivy League?

Tanto para os respectivos cursos de graduação quanto para os de pós-graduação, por ser um dos testes de inglês mais valorizados mundialmente – aceito por mais de 11.000 organizações, profissionais e acadêmicas, em 145 países – uma nota igual ou superior a 6 na prova do IELTS faz a diferença na hora de comprovar o seu nível de inglês.

Antes de candidatar-se aos programas destas oito renomadas instituições do ensino superior americano, recomendados que você faça a versão IELTS Academic porque ela avalia se você se tem o nível de inglês exigido para ingressar em um curso acadêmico, refletindo algumas das competências da linguagem acadêmica.

Como ter a melhor preparação para o IELTS?

 Com os recursos preparatórios do British Council você aumenta as chances de que a sua pontuação na prova do IELTS esteja dentro das exigências contidas nos processos seletivos das universidades integrantes da Ivy League.

Todos os nossos materiais de estudo são 100% on-line, totalmente em inglês e elaborados por mestres especialistas em exames de proficiência no idioma. Com o British Council você entende os detalhes de todas as etapas, versões, formatos e resultados do teste IELTS, tem dicas preciosas para a realização e conta com materiais de estudo diversificados (alguns gratuitos e outros pagos), por exemplo, simulados e videoaulas.

Reunindo alunos e professores rigorosamente selecionados e contando com altos investimentos do governo americano e de grandes empresas parceiras para a fomentação de pesquisas científicas e de outras importantes áreas de conhecimento, a Ivy League é a liga máxima da excelência acadêmica nos Estados Unidos e também referência inquestionável no ensino superior internacional.

Portanto, se você pretende entrar para este seleto grupo de universidades americanas, dê o primeiro passo da maneira mais assertiva: faça o teste IELTS com o British Council.

Mais informações sobre locais de prova, valores e cursos de preparação para o teste IELTS