Especialização nos Estados Unidos para brasileiros

Más información sobre lugares de prueba, precios y cursos de preparación.

IELTS Brasil

 A especialização é uma parte importantíssima da formação profissional de qualquer pessoa.

Buscar especializar-se demonstra um grande interesse em estar sempre atualizado para o mercado de trabalho. 

Principalmente em um mundo que está em constante atualização, ser cada vez mais especialista faz com que você se destaque mais.

Fazer uma pós-graduação é uma das principais metas de quem quer crescer profissionalmente, e se essa especialização for no exterior, melhor ainda. 

Todavia, o processo seletivo nas instituições de ensino internacionais, os pré-requisitos e a diferença no ensino podem fazer com que muitos não saibam por onde começar a planejar uma especialização em um país como os Estados Unidos.

Como funciona a especialização no Brasil?

Quando falamos em especialização no Brasil nós devemos lembrar de que existem programas de pós-graduação latu sensu e strictu sensu. 

Os programas latu sensu podem ter diferentes durações e conferem um diploma de especialização. Enquanto os programas strictu sensu são os de Mestrado e Doutorado. 

No entanto, você sabe quais são os tipos de programa de especialização nos Estados Unidos?

Como funciona a especialização nos Estados Unidos?

Nos Estados Unidos, não existe a nomenclatura latu sensu e strictu sensu, porém existem programas que são equivalentes como: Certificate Programs, Mestrado e Doutorado. Conheça-os a seguir:

Cursos de curta duração – Certificate Programs

Algumas universidades nos Estados Unidos oferecem cursos de curta duração em algumas áreas de interesse. 

A duração desses cursos pode variar de um ou dois meses a um ano e meio, e são voltados a jovens recém-formados ou aos que possuam alguma experiência profissional.

Mestrado

Os mestrados nos Estados Unidos possuem dois focos principais: profissional e acadêmico. 

Os mestrados profissionais têm um caráter prático e de preparo para o mercado de trabalho, e podem durar, em média, de 1 a 2 anos. 

Exemplos desse tipo de mestrado são o LLM, na área de direito, e o MBA, na área de administração. 

Os mestrados acadêmicos estão disponíveis em todas as áreas de estudo, e geralmente têm duração de dois anos. 

Outra diferença importante é que nem todo mestrado nos Estados Unidos pede que o aluno desenvolva uma dissertação, entretanto, se o aluno tem a intenção de revalidar seu diploma na volta ao Brasil, é importante que ele desenvolva uma tese.

Doutorado

As universidades de pesquisa nos Estados Unidos são bastante conhecidas e estão sempre entre as mais bem vistas do mundo. 

Esse sistema de pesquisa inclui alunos de doutorado que produzem conhecimento, pesquisam e publicam resultados importantes. 

Existem programas de doutorado em uma variedade de áreas, e cada um tem suas especificações em termos dos documentos pedidos na admissão de um candidato e ainda quais são os tipos de bolsas que podem ser ofertados.

Especialização nos Estados Unidos

Cursar uma especialização nos EUA é uma das melhores maneiras de fazer o seu currículo se destacar. 

Os requisitos para os candidatos variam de acordo com as instituições, que geralmente são exigentes na proficiência do inglês e do histórico acadêmico. 

Os Estados Unidos são um ótimo destino para os estudantes que buscam ampliar os horizontes em todos os sentidos. 

Tudo isso somado a uma infraestrutura de qualidade e digna de primeiro mundo. 

Fazer uma especialização nos Estados Unidos é, com certeza, um dos melhores investimentos para quem quer aperfeiçoar o conhecimento de uma forma eficaz.

As universidades americanas oferecem uma gama bastante variada de opções de cursos de especialização. E isso atrai milhares de estudantes a cada ano! 

Mais do que fazer uma especialização no exterior, ingressar em um curso de pós-graduação nos EUA pode ser o grande diferencial que falta para o seu currículo se destacar no mercado de trabalho.

O que é Master’s Degree?

Nas universidades americanas, não há diferenciação entre a pós-graduação e o mestrado da forma como nós temos aqui no Brasil. 

Quem está interessado em fazer uma especialização nos Estados Unidos já sai com seu Master’s Degree novinho em folha! 

E isso nada mais é do que uma certificação em que o acadêmico aprofunda os seus conhecimentos na área escolhida, em um ambiente propício para enriquecer suas experiências no processo de ensino-aprendizagem. 

Os Master’s Degrees se dividem em Professional Degree, que é o mestrado profissional, uma especialização como o Master of Business Administration (MBA) para aprimorar a qualificação e o Academic Degree, para os que têm maior propensão à vida acadêmica. 

Eles certamente são muito desejados por aqueles que querem cursar futuramente um doutorado, ficando a um passo da livre docência. 

O que são cursos de extensão?

Conceituadas universidades norte-americanas, como Columbia, Harvard e Stanford, possuem programas de extensão em diversas disciplinas, de direito à psicologia, passando por ciências políticas, marketing e design.

A melhor parte é que, além de financeiramente muito mais acessíveis que os cursos de especialização, a maioria exige que o candidato comprove apenas proficiência em inglês. 

Isto quer dizer que não é necessário passar pelo complexo processo seletivo que envolve cartas de recomendação, essays (redações), análise de currículo e provas.

Agende seu teste IELTS com o British Council hoje mesmo!

Cursos de extensão nas melhores universidades dos EUA

Conheça a seguir alguns dos melhores cursos de extensão nas universidades dos Estados Unidos:

Grupo de jovens brasileiros cursando especialização nos Estados Unidos
©

Image by Freepik

Universidade de Stanford na Califórnia

A universidade de Stanford possui uma vasta escola de extensão e oferta cursos que variam entre uma a dez semanas. 

Os cursos acontecem durante todo o ano e não é preciso apresentar certificado de proficiência em inglês.

Universidade de Columbia em Nova York

A universidade de Columbia oferece diversos cursos on-line e presenciais nas mais variadas áreas do conhecimento. 

Os preços variam de acordo com o número de créditos de cada disciplina.

Você pode estudar direito, economia, relações internacionais, línguas, administração, psicologia, ciência política, filosofia, arquitetura, estatística, direitos humanos além de mais algumas outras áreas. 

Universidade Harvard em Cambridge

A escola de extensão de Harvard (Harvard Extension School) oferece, ao longo do ano inteiro, cursos de curta duração das mais diversas disciplinas. 

Apenas alguns deles exigem que o aluno apresente o certificado de proficiência em língua inglesa.

Você consegue fazer desde programas de idiomas até cursos de especialização em Harvard, nas áreas de química, astronomia, psicologia, administração, marketing e muitas outras.

Universidade de Cornell em Ithaca, Nova York

A escola de extensão de Cornell oferece, dentre outras disciplinas, cursos de três, seis ou oito semanas nas seguintes áreas: finanças, engenharia, arquitetura, genética, ciência da computação, filosofia política, economia, física e psicologia. 

Estudantes estrangeiros precisam comprovar proficiência em inglês (atestada via TOEFL ou IELTS), porém não existe processo seletivo. 

Os valores dos cursos variam de acordo com o número de créditos por disciplina que deve ser pago juntamente com a taxa de matrícula. 

Universidade da Califórnia em Berkeley na Califórnia

Berkeley oferece uma imensa gama de cursos de extensão durante o ano inteiro, com durações variadas e valores distintos. 

É possível fazer um curso de Fundamentos do Desenho e um curso de certificado em marketing, por exemplo.

Você também pode estudar arquitetura, educação, administração, línguas estrangeiras, engenharia, ciências médicas, física, computação, sociologia etc.

Universidade de Chicago em Chicago, Illinois

Os cursos de extensão de verão da Universidade de Chicago são oferecidos tanto para estudantes de Ensino Médio quanto para estudantes de graduação, e variam de três a seis semanas. 

Os custos geralmente incluem o alojamento e a alimentação, mas há oferta de bolsas para estudantes internacionais. 

Para estudar lá, o interessado deve demonstrar proficiência no inglês. 

Por que fazer uma especialização nos Estados Unidos? 

Os Estados Unidos são uma grande referência no ensino superior, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Os alunos contam com ampla variedade de cursos e podem, ainda, trabalhar em seu networking, uma vez que o destino é de interesse de pessoas de várias partes do mundo.

Na grande maioria dos casos, a infraestrutura dos cursos de especialização nos Estados Unidos é muito boa.

Os alunos têm à sua disposição laboratórios de pesquisa variados, biblioteca e instalações bem equipadas para que o aprendizado durante o curso de especialização seja bem absorvido e posto em prática enquanto ainda acontece.

Como funciona a pós-graduação nos Estados Unidos?

Para investir em uma especialização nos Estados Unidos é preciso ter um diploma de bacharel em graduação, inglês avançado comprovado com um certificado de proficiência internacional, como o IELTS, além do histórico da graduação com boas notas. 

Outros documentos também podem ser solicitados pelas universidades. Por isso, cheque com a instituição de ensino de seu interesse para saber exatamente o que será necessário para dar entrada à sua especialização.

Além de receber um diploma de especialização no exterior, você certamente viverá uma experiência incrível, que vai enriquecer sua bagagem cultural.

Como funciona a admissão em uma especialização nos Estados Unidos?

A admissão a um curso de especialização é um processo seletivo que busca reconhecer os candidatos que se destacam entre os bacharelados. 

Por isso, além de seu histórico escolar da graduação, também podem fazer a diferença sua trajetória profissional e o que você poderia agregar ao corpo de estudantes da instituição.

Se você ainda está na graduação, mas planeja fazer uma especialização nos Estados Unidos, tente manter uma boa média de notas, para ser ainda mais competitivo na hora do processo de candidatura.

Ainda, os candidatos devem estar preparados para apresentar os seguintes documentos:

1. Um formulário de inscrição da universidade desejada (impresso ou on-line)
2. Históricos escolares traduzidos e adaptados de acordo com o pedido da escola de interesse (algumas instituições pedem que a nota seja calculada de acordo com o GPA – Grade Point Average -, ao invés das médias brasileiras, que costumam ir de 0 a 10, verifique se esse é seu caso)
3. Tradução juramentada do histórico escolar e do diploma de bacharelado
4. Resultados dos testes de proficiência em língua inglesa, como o teste IELTS. Algumas universidades podem solicitar uma nota mínima no testes para validar a aprovação do candidato – vale verificar se isso acontece na instituição de seu interesse
5. Declaração do propósito (documento que descreve a intenção de fazer uma especialização)Cartas de recomendação
6. Essays – são redações de cunho pessoal para que o aluno possa se apresentar para a instituição
7. Currículo e carta de apresentação
Uma vez que os documentos sejam submetidos, algumas escolas podem ainda realizar uma entrevista com os oficiais de admissão. O objetivo é conhecer melhor o candidato e entender se ele realmente tem o perfil de estudante que a universidade busca.

O que se deve fazer no processo de candidatura? 

Pesquisar e escolher as instituições onde deseja estudar é o primeiro passo na meta de fazer uma especialização nos Estados Unidos.

A seleção de cada universidade é muito individualizada e algumas possuem datas limites diferentes.

Vale a pena fazer um cronograma com prazos e documentos específicos pedidos por cada instituição.

Programe-se para que o recebimento dos resultados do exame de inglês, bem como de outras avaliações adicionais solicitadas por sua escola, cheguem na data correta e dentro do prazo da universidade.

A parte das cartas de recomendação também é essencial. Lembre-se de que você deve pedir essa referência de um professor ou chefe que trabalhou com você anteriormente e que é capaz de destacar suas qualidades e características.

Peça esses documentos com o máximo de antecedência possível, para que o material possa ser bem elaborado e escrito em língua inglesa.

A tradução dos históricos escolares e de outros documentos também faz parte desta etapa e é essencial para garantir seu sucesso.

Conseguiu sua tão desejada admissão? Parabéns! Isso é o resultado de todo seu esforço e aplicação durante sua trajetória acadêmica e profissional.

Comemore, mas lembre-se de que esse não é o passo final de sua trajetória. Você ainda terá que fazer os trâmites relacionados à vistos e documentos de viagem.

Em alguns casos, é possível obter ajuda de uma agência ou instituição especializada em intercâmbio para que esse processo seja facilitado para você.

Mais informações sobre locais de prova, valores e cursos de preparação para o teste IELTS

Oportunidades de trabalho após especialização nos Estados Unidos

Muitos programas oferecem a estudantes qualificados oportunidades de colaboração em atividades de pesquisa acadêmicas como assistente de pesquisa e ensino. 

Essas oportunidades reconhecem as contribuições de alta qualidade feitas por estudantes de especialização em ensino e pesquisa. 

OPT: uma forma de trabalhar nos Estados Unidos

Depois de fazer especialização nos Estados Unidos, vem o próximo passo!

Em alguns casos, é possível buscar novas oportunidades profissionais no exterior com o currículo fortalecido.

Quem pensa em trabalhar nos Estados Unidos depois dos estudos tem a possibilidade de fazer um OPT após o seu curso de especialização. 

Optional Practical Training, mais conhecido pela sigla OPT, é uma autorização de trabalho temporária, ainda com o visto F1, que é o utilizado por estudantes. 

Trata-se de uma permissão de trabalho posterior a cursos de graduação, sejam eles Certificados, Diplomas ou Mestrados.

Durante o OPT, o estudante tem permissão de trabalhar legalmente no país por até 12 meses após o fim do curso desde que o emprego seja relacionado à área estudada.

Alunos graduados na área STEM  Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática  têm a possibilidade de estender a validade do seu OPT para 36 meses.

El objetivo es que, durante este periodo, los estudiantes internacionales tengan la oportunidad de vivir en la práctica lo aprendido, además de hacer networking y adquirir experiencia internacional.

Importancia del examen de dominio del inglés (IELTS) al especializarse en Estados Unidos

Algunos cursos de especialización en Estados Unidos requieren una prueba de dominio del inglés para demostrar que tienes el nivel necesario para ser admitido.

De esta manera, tu institución educativa tiene la seguridad de que podrás seguir clases, proyectos y trabajos y que podrás hablar e interactuar con tus compañeros, teniendo una experiencia completa.

Vivir en un ambiente académico en un idioma que no es el tuyo puede ser un desafío, pero con los exámenes IELTS, tanto tú como tu escuela sabrán si están preparados para superarlo.

Demostrar tu competencia puede ser un paso muy importante para lograr tu objetivo de especialización en los Estados Unidos. 

Por lo tanto, saber cómo realizar un examen como el IELTS es fundamental en el proceso de solicitud.

El IELTS lo ofrece el British Council en Brasil y se considera el examen de dominio del inglés más aceptado en el mundo. 

Para continuar con tu propósito de especializarte en Estados Unidos e incluso poder trabajar allí más adelante, ¡IELTS es el examen de inglés que necesitas!

Generalmente, IELTS Academic  es la prueba de competencia requerida para la especialización en el extranjero. 

Es la forma más adecuada de evaluar si tienes el nivel de dominio del inglés requerido para ingresar a un curso académico, reflejando algunas de las habilidades lingüísticas académicas.

En Brasil, el IELTS lo realiza el British Council en varias ciudades brasileñas. La institución también ofrece una serie de recursos gratuitos para el examen de inglés, como simulaciones y cursos en línea que puedes utilizar para prepararte para el examen.

¿Le gustó saber más sobre la especialización en Estados Unidos para brasileños ? Continúe siguiendo los contenidos del Blog de IELTS para aprender más y más sobre estudiar en el extranjero.

Regístrate para realizar tu examen IELTS con el British Council

Veja também