Não adianta abrir a sua inscrição para pós-graduação e só depois correr atrás da documentação necessária e provas exigidas pela instituição. Faça o caminho contrário! Primeiro veja a lista de exigências, junte a documentação e depois, com tudo em mãos, faça a sua inscrição.
Acreditamos que um tempo seguro para isso seja em torno de 6 meses a um ano. Muita gente consegue fazer em menos tempo, mas, diante do cenário atual, organizar-se com antecedência é a melhor alternativa para evitar frustrações. Além disso, caso as medidas de contenção da pandemia exijam mudanças ou prolongamento dos prazos, você estará preparado para elas.
Dentre os documentos necessários para a inscrição em programas de bolsas de estudos para os Estados Unidos, os mais comuns são:
- GPA (sigla para Grade Point Average, que é a média de notas do estudante no 9º ano do Ensino Fundamental e nos três anos do Ensino Médio);
- Histórico escolar e comprovações de conclusão de curso com tradução juramentada;
- Cartas de recomendação em inglês;
- Carta de motivação em inglês;
- O GRE (sigla para Graduate Record Examination, que é o exame de admissão ao Mestrado) foi suspenso por muitas universidades dos Estados Unidos durante o período da pandemia. Vale consultar.
Vale ressaltar que alguns cursos ou universidades podem ter requisitos específicos. Por isso, faça uma pesquisa cuidadosa para não esquecer de nenhum detalhe.