Se você está cursando a carreira de enfermagem, atua nessa área ou está considerando estudá-la, este artigo pode te interessar. Contamos tudo sobre o que é o certificado CGFNS, quais são as vantagens de tê-lo e as oportunidades que ele pode trazer para trabalhar no exterior. Também explicamos o que o IELTS pode oferecer em termos de imigração.
Inscreva-se no IELTS Brasil: preços, datas e locais de prova
O que é o certificado CGFNS?
O certificado CGFNS é um documento emitido pela Commission on Graduates of Foreign Nursing Schools, uma organização sediada nos Estados Unidos. É principalmente utilizado por enfermeiras e enfermeiros graduados que receberam sua formação no exterior e desejam trabalhar nos Estados Unidos.
Profissionais de muitos países solicitam esse certificado, como Brasil, Colômbia, Argentina, Bélgica, Austrália, Egito, França, Índia, Grécia, Jamaica, Iraque, Líbano, Malta, México, Nicarágua, Marrocos, Filipinas, Japão, entre outros.
Para concedê-lo, a educação e a experiência clínica são avaliadas para determinar se os profissionais atendem aos padrões necessários para a prática de enfermagem nos Estados Unidos. Este é um dos passos mais importantes para cumprir os requisitos de imigração e licenciamento.
O processo de certificação, em geral, consiste em 3 partes: uma revisão de credenciais educacionais, registro e licenciamento do enfermeiro; o exame de qualificação CGFNS, um teste de conhecimentos em enfermagem; e uma avaliação de habilidades em inglês. Ao concluir com sucesso essas etapas, o certificado é concedido.
3 vantagens de ter o CGFNS
A seguir, especificamos mais 3 benefícios de possuir o CGFNS:
- Para atuar como enfermeiro registrado nos Estados Unidos, é exigido um visto de trabalho. O certificado CGFNS muitas vezes é necessário como parte dos requisitos para obtê-lo.
- Muitos estados nos Estados Unidos solicitam que enfermeiros formados no exterior apresentem o certificado CGFNS como parte do processo de solicitação de licença para exercer a enfermagem.
- Ter o certificado CGFNS pode melhorar a credibilidade e a aceitação da formação e experiência de um enfermeiro no mercado de trabalho nos Estados Unidos, pois demonstra que ele passou por um processo rigoroso de avaliação. Portanto, facilita a busca por emprego.
Como funciona o processo para trabalhar como enfermeiro nos Estados Unidos?
Este é um panorama geral do que é solicitado para migrar para os Estados Unidos como enfermeiro:
1. Conhecer os requisitos migratórios e acadêmicos básicos
O mais importante é buscar e entender os requisitos migratórios básicos, bem como a formação acadêmica exigida. Dentro do que você deve fazer estão:
- Passar por um processo de avaliação antes de obter o visto de trabalho H-1B ou Green Card, de acordo com a lei dos Estados Unidos.
- Validar suas credenciais profissionais por meio do certificado CGFNS para acessar o serviço VisaScreen, que comprova que você atende aos requisitos para trabalhar nos Estados Unidos.
- Um empregador baseado nos Estados Unidos deve ajudá-lo a solicitar o visto.
- Ter se formado em um programa de enfermagem credenciado em seu país de origem ou onde você tenha estudado.
- Possuir licença como enfermeiro registrado em outro país.
- Ter exercido a enfermagem por pelo menos dois anos.
- Demonstrar proficiência em inglês por meio de um exame oficial, como o IELTS Academic.
2. O CGFNS avaliar suas credenciais
Quando a organização CGFNS avalia se você é apto para trabalhar nos Estados Unidos como enfermeiro, são revisados os documentos que você fornece para verificar sua autenticidade e se os conhecimentos adquiridos durante sua carreira são comparáveis ao que é aprendido em uma universidade deste país.
3. Faça o Exame de Qualificação CGFNS como parte da certificação do programa
Um ponto muito importante é que é necessário realizar o Exame de Qualificação CGFNS para atender às exigências estaduais correspondentes. Nesta fase do processo você deverá ter a avaliação das credenciais, o exame e a certificação do nível de inglês.
Se você está se perguntando o que encontrará, aqui estão algumas diretrizes gerais:
- É uma prova escrita, em inglês, com múltiplas opções de resposta, preenchendo lacunas, apontando o ponto correto de uma imagem ou foto, ordenando uma lista ou categorizando, entre outras.
- Você terá 3 horas para fazer isso.
- Para ser elegível, você deve ter concluído estudos relacionados à enfermagem médico-cirúrgica, pediátrica, obstétrica (não ginecológica), adulta ou psiquiátrica (não neurológica).
Alguns dos temas avaliados são:
- Cuidados básicos e conforto: utilização de dispositivos de assistência, resolução de problemas de mobilidade/imobilidade, higiene pessoal, repouso, sono, etc.
- Terapias farmacológicas: efeitos adversos, contraindicações, interação entre medicamentos, dispositivos de acesso venoso, quimioterapia, cálculo de dose, ações para manejo da dor, etc.
- Potencial redução de riscos: alterações e anormalidades em sinais vitais, exames diagnósticos, valores laboratoriais, complicações de procedimentos cirúrgicos, procedimentos terapêuticos, entre outros.
- Adaptação fisiológica: desequilíbrios hídricos e eletrolíticos, hemodinâmica, manejo de doenças, emergências médicas, fisiopatologia e resposta inesperada a terapias.
Este exame é frequentemente exigido além do NCLEX-RN (National Council Licensure Examination), que é realizado nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, como parte do licenciamento de enfermagem. Embora sejam dois testes diferentes, o CGFNS será um ótimo indicativo de desempenho.
Como você pode imaginar, esta é uma prova rigorosa que exige grande conhecimento em todas as áreas citadas. Portanto, é recomendado se preparar com bastante antecedência, revisar conceitos e procedimentos, além de praticar com modelos de perguntas e respostas para se aproximar do formato da prova.
4. Encontre uma oferta de emprego
Depois de cumprir todos os requisitos acima, é hora de procurar uma oferta de emprego. Lembre-se de ter certeza de que é uma vaga legal, para enfermeiros registrados, e que parece legítima.
Que oportunidades o CGFNS oferece?
Como já dissemos, esta certificação oferece principalmente a possibilidade de trabalhar na área de enfermagem nos Estados Unidos. Por que é relevante neste momento? Bom, se você não sabia, atualmente falta esse tipo de pessoal no país. Por isso, diversos hospitais procuram profissionais estrangeiros para preencher vagas.
Após a pandemia da COVID-19, esta crise tornou-se mais evidente, dado que vários enfermeiros estavam exaustos pela sua elevada carga de trabalho ou reformaram-se, pelo que não há pessoal norte-americano suficiente para cobrir estas perdas. Outra causa possível é a falta de docentes nas escolas de enfermagem, pelo fato que várias candidaturas de estudantes para ingressar nestes programas tiveram de ser rejeitadas.
A maioria dos enfermeiros estrangeiros que trabalham nos Estados Unidos são das Filipinas, mas com a certificação CGFNS, como brasileiro você também tem a oportunidade de se candidatar.
Como o IELTS ajuda?
Se você se lembra bem, explicamos anteriormente que um dos requisitos para obter a certificação e migrar legalmente é fazer um teste oficial de inglês. Muitas vezes se acredita, incorretamente, que o TOEFL é o único exame válido nos Estados Unidos, mas não é o caso.
O IELTS também é amplamente aceito e reconhecido em mais de 11.500 instituições e organizações. Nesse caso, funciona você apresentar a modalidade Acadêmica. Consiste na avaliação de quatro habilidades em inglês: ouvir, falar, escrever e ler. A distribuição do tempo é assim:
- Reading: 60 minutos e 40 perguntas.
- Writing: 60 minutos e duas tarefas diferentes. Na primeira, será apresentado um gráfico, tabela ou diagrama, e você deverá resumir as informações (deve escrever 150 palavras). No segundo, você deverá escrever uma redação de 250 palavras para responder a uma afirmação.
- Listening: 30 minutos e 40 perguntas
- Speaking: 10 a 15 minutos. Inclui três partes: responder a perguntas suas e de sua família, falar sobre um tema escolhido pelo examinador e uma discussão mais aprofundada deste último.
É aconselhável preparar-se com diversos recursos e com bastante antecedência. Por exemplo:
Além de atender a um requisito, certificar seu nível de inglês ajudará você a se adaptar à vida e à cultura nos Estados Unidos. Ao dominar o idioma, você poderá socializar com colegas, fazer networking e aproveitar mais o dia a dia.
Atreva-se a exercer sua profissão de enfermagem nos Estados Unidos com o CGFNS e o IELTS!
Informações sobre locais, taxas e cursos de preparação para o IELTS