Fotografia de uma rua britânica com bandeiras do Reino Unido

Caminhar, andar de bike ou até de barco por cenários históricos e paisagens bucólicas, se envolver na ebulição intelectual, curtir costumes locais e a convivência com os colegas. Estas e outras delícias fazem parte da rotina estudantil nas terras da rainha.

Pertinho de Londres, prédios históricos de instituições renomadas atraem turistas do mundo todo durante o ano inteiro. Então imagine como é cruzar diariamente o campus de uma universidade e observar a mudança das estações! Os gramados bem cuidados e as construções elegantes de tijolos vermelhos ou com estruturas góticas ou barrocas parecem formais, mas, em geral, o clima nas cidades universitárias é jovem e descontraído. É comum ver estudantes fazendo piqueniques ou andando de bicicleta na primavera e no verão.

Se a instituição fica próxima de um rio, que tal experimentar o punting? Essa forma de navegar em barcos rasos (conhecidos como punt), com ajuda de um longo remo, é típica em algumas regiões e permite admirar pontes e belos riversides. Muitas universidades alugam punts, e a atividade promete um considerável gasto de calorias. Esportes tradicionais sempre têm lugar nas agendas estudantis, geralmente organizadas em uma timetable semanal. São eles: futebol, rugby, basquete, badminton, hóquei, críquete, tênis e squash. O acesso a times, treinadores e até a equipamentos é facilitado. Para quem não curte esportes coletivos, não faltam atividades diferenciadas, do pilates à aula de zumba.

O Reino Unido conta com pelo menos 50 cidades universitárias, e fora de Londres a vida costuma ser mais calma e permite foco total nos estudos. Mesmo assim, há pubs locais onde os estudantes se encontram para longas conversas, para erguer os famosos pints (unidade de medida britânica para a cerveja) e apreciar uma comida bem feita. Caso você opte por estudar fora da capital, vale programar algumas visitas à big city. Não dá para ir à Inglaterra e deixar de conhecer os famosos sites londrinos... as opções são tantas que dá para fazer roteiros personalizados (ache o seu dentro do guia oficial da cidade, o Visit London).

A entrada nos museus mais importantes, como o British Museum e a National Gallery, é de graça. Se você morar na metrópole, pode ser atraído pela diversidade da vida noturna – ela é rica em baladas, pubs e bares que agradam a todos os estilos e orçamentos. Também dá para descansar nos bem-cuidados parques londrinos e percorrer a cidade de ponta a ponta usando o seu intrincado e prático sistema de metrô – o famoso London Tube.

 

Bibliotecas, sociedades e laboratórios

Onde quer que você resolva estudar, procure refúgio e aproveite ao máximo a infraestrutura da biblioteca universitária. Você contará com auxílio para pesquisas online e off-line e terá acesso a uma vasta bibliografia específica. Acredite, isso ajuda muito na hora de estruturar um paper individual ou um trabalho em grupo. Outra tradição na vida acadêmica são as sociedades (societies), que juntam pessoas com os mesmos interesses em reuniões e encontros regulares (que não precisam ser secretos). Dizem que se você não achar uma society com sua temática favorita, pode fundar uma!

No campo de pesquisas, também vale procurar sua turma. Muitas vezes um estágio em um laboratório abre portas para contatos com importantes especialistas e para tutoria com os professores prestigiados. São passos decisivos para quem pretende seguir a carreira acadêmica. Mas não tenha pressa e procure se ambientar no primeiro ano, quando tudo é desculpa para festar, fazer novos amigos e curtir a liberdade da vida universitária. Afinal, cada semestre passa voando e o que fica é a experiência – então aproveite cada minuto e equilibre compromisso com diversão.

Que tal navegar por outras curiosidades que podem incentivar você a fazer as malas? Siga esses links: