Estudo analisa oferta de ensino inglês nas redes municipais
Secretarias Municipais de Educação estão convidadas a participar do estudo que é realizado nos estados de GO, ES, SP e PR com o apoio do British Council
Como o objetivo de mapear o ensino de inglês na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma pesquisa on-line está aberta para a participação de dirigentes e técnicos de Secretarias Municipais de Educação até 5 de março de 2021. Acesse os links abaixo.
A pesquisa, que pode ser respondida em até 10 minutos, é direcionada aos municípios de quatro estados: Goiás, Espírito Santo, São Paulo e Paraná. A proposta é identificar quais municípios, nestes estados, oferecem alguma língua estrangeira nos anos iniciais, conhecer os desafios do ensino de inglês e pensar possíveis soluções em âmbito local e nacional.
Intitulado MOLIC (Mapeamento da Oferta de Língua Inglesa para Crianças), a fase seguinte do estudo objetiva sinalizar possíveis caminhos para uma construção de diretrizes e de materiais didáticos para apoiar o ensino do idioma nas redes municipais, utilizando tecnologias acessíveis como WhatsApp. Os municípios que colaborarem com a pesquisa terão acesso às análises e produções resultantes do projeto visando o aprimoramento do ensino de inglês nas redes municipais.
O projeto MOLIC é realizado pelo Grupo de Pesquisa FELICE (CAPES/CNPq), liderado pela professora Dra. Juliana Reichert Assunção Tonelli, docente na Universidade Estadual de Londrina, em parceria interinstitucional com pesquisadoras da área nas Universidades UFES, UFSCAR, UEG e UnB.
O estudo conta com o apoio e financiamento do British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais.
Os municípios interessados em participar do estudo devem acessar o link para seu respectivo estado: