Iniciativa inovadora busca inspirar a próxima geração para o futuro por meio da educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Equipe vencedora ganhará viagem com tudo pago para viver uma experiência imersiva nos bastidores no Grande Prêmio de São Paulo, em novembro de 2025.

É com muito entusiasmo que anunciamos a abertura das inscrições para o desafio “Learning Sectors: Acelerando no Circuito da Aprendizagem”, realizado pelo British Council com o apoio da Fórmula 1®.

Poderão participar todas as alunas e alunos do ensino médio das escolas públicas de Goiás, incluindo Escolas do Futuro, assim como docentes que lecionam nessas instituições de ensino, além de profissionais instrutores e monitores dos Laboratórios START. Essa é a sua chance de fazer parte de uma iniciativa inovadora que procura incentivar a formação de novas gerações de talentos em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

O desafio acontece em três etapas e será centrado nos conceitos básicos de pensamento computacional. As equipes concorrerão entre si desenvolvendo soluções criativas e funcionais para questões reais da comunidade escolar. Oficinas online e suporte técnico serão oferecidos em cada etapa para apoiar as pessoas participantes. O projeto vencedor ganhará uma experiência única nos bastidores do Grande Prêmio de São Paulo em 2025, com todas as despesas pagas.

Quem pode participar

  • Estudantes do ensino médio regularmente matriculadas/os em escolas públicas do Estado de Goiás, incluindo Escolas do Futuro.

  • Professoras e professores das escolas públicas de Ensino Médio de Goiás, incluindo Escolas do Futuro, com interesse em se desenvolver e capacitar alunas e alunos em habilidades STEM.

  • Profissionais instrutores e monitores dos Laboratórios START de Goiás.

Por que participar?

  • Desafio de código: participe de desafios emocionantes em equipe e aprenda a aplicar o pensamento computacional em sala de aula.
  • Workshops e mentorias online: aprenda com profissionais especialistas em STEM.
  • Diversidade e inclusão: faça parte de um ambiente inclusivo que valoriza a diversidade e promove a igualdade de oportunidades em STEM.
  • Aplicação prática: os novos conhecimentos em STEM adquiridos durante o desafio capacitarão as e os participantes a propor soluções inovadoras, aplicar criativamente conceitos dessas disciplinas, adotar técnicas e tecnologias pouco exploradas no ambiente escolar e implementar boas práticas com alto impacto socioeducativo, promovendo inclusão e equidade na comunidade escolar.

Papel das professoras e professores

  • Professoras, professores, instrutoras e instrutores serão requisitados a atuarem em conjunto no desafio com o objetivo de garantir que todas as pessoas participantes, independentemente do gênero, sintam-se inspiradas a atuarem em STEM. Desta forma, busca-se estimular tanto a qualidade quanto a equidade na educação escolar, diminuindo as barreiras de gênero que mulheres ainda enfrentam no mundo profissional científico e tecnológico.
  • Professoras e professores exercerão papel de liderança, podendo convidar um(a) professor(a), instrutor(a) ou monitor(a) de Laboratórios START para que seja um(a) colíder.
  • Professores(as) líderes e educadoras(es) colíderes receberão certificados com carga horária distribuída conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atendendo a competências gerais e específicas.

Regulamento

Clique aqui e leia o Regulamento do "Learning Sectors: Acelerando no Circuito da Aprendizagem”.

Como se inscrever

  1. A partir de 20 de janeiro, preencha o formulário de inscrição: clique aqui para acessar.
  2. Aguarde a confirmação: toda a comunicação, incluindo a confirmação de inscrição, será por feita e-mail.

Prazo para as inscrições

De 20 de janeiro até 21 de fevereiro de 2025

Não perca essa oportunidade única de transformar seu futuro e fazer parte de uma comunidade mais engajada e diversa em STEM!

Clique aqui e inscreva-se agora!