A publicação "Do Ensino Básico à Universidade: Pesquisas e Colaborações sobre a Língua Inglesa" faz um relatório das chamadas e projetos desenvolvidos UK Brazil English Collaboration Call - edital 2018-19.
Disponível abaixo, em português e inglês.
Clique aqui para baixar (português)
Clique aqui para baixar (inglês)
Com o objetivo de fomentar a pesquisa aplicada em língua inglesa, o British Council lançou, no dia 12 de junho de 2018, a UK Brazil English Collaboration Call - uma chamada para financiamento de projetos conjuntos entre instituições de ensino superior brasileiras e britânicas.
O apoio financia duas linhas de pesquisa. A primeira é direcionada a políticas para a língua inglesa como componente do processo de internacionalização de instituições de ensino superior brasileiras, alinhadas com a agenda da “internacionalização em casa”.
A segunda linha de fomento é voltada para a educação básica com o apoio a pesquisas sobre o aprimoramento do ensino e aprendizagem de inglês na rede pública brasileira – ensino fundamental e médio. Essa linha inclui temas como: desenvolvimento de currículo, formação inicial e continuada de professores, uso de tecnologias e avaliação. As propostas devem levar em conta os desafios de sustentabilidade e escalabilidade dessas iniciativas frente às dimensões do país.
Esta chamada foi encerrada em 21 de setembro de 2018. Para fins de registro, o edital completo está disponível na área de downloads abaixo, juntamente com as apresentações feitas no evento de lançamento da chamada, realizado no dia 12 de junho de 2018, em Londres.
Projetos selecionados
Research line: English language policies at the institutional level as a main component of the internationalisation process
Researchers and Universities (Brazil / UK) | Research project |
Telma Gimenez (UEL) /Alessia Cogo (Goldsmiths) |
English as a Medium of Instruction in Two State-funded Brazilian Higher Education Institutions from a Lingua Franca Perspective: Policy in Practice |
Ron Martinez (UFPR) / Barbara Siân Morgan (Cambridge) |
Is There a Minimum Level of English Proficiency to Teach in a University EMI Context? |
Eliane Registro (UENP) / Hugh Moss (Cambridge) |
EMI Training for University Professors: a Potential Tool for Internationalization |
Maria Lúcia Castanheira (UFMG) / Izabel Magalhães (UnB) / Marilyn Martin-Jones (Birmingham) |
The Changing Language and Literacy Landscapes of Brazilian Universities: English in Policy Development and in Practice |
Marilia Ferreira (USP) / Carole MacDiarmid (Glasgow) |
Facilitating Internationalisation in Brazilian Higher Education Contexts: Developing Expertise in Teaching English for Academic Purposes |
Simone Sarmento (UFRGS) / Paula Pinto (UNESP) / Ana Frankenberg-Garcia (Surrey) |
Supporting the Internationalization of Brazilian Research: Combining EAP Tutor Training and Academic Writing Autonomy |
Research line: Improving English language teaching and learning in the public school system at lower and upper secondary levels
Researchers and Universities (Brazil / UK) | Research project |
Pâmela Toassi (UFC)/ Bernhard Angele (Bournemouth) |
Learning English at Brazilian Public Schools with New Technologies |
Ines K. Miller (PUC-RJ) / Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra (UERJ) / Assia Rolls (Regent's) |
Sustainability of Exploratory Practice (EP) in Rio de Janeiro: a Case Study of Former ELT Pre-service Teachers |