Da esquerda para a direita: Luke Styles, SHHE, TĀLĀ, Glor1a, Clement Carr, Rani Jambak, Ahmed Saleh, Pedro Carneiro Silva
Da esquerda para a direita: Luke Styles, SHHE, TĀLĀ, Glor1a, Clement Carr, Rani Jambak, Ahmed Saleh, Pedro Carneiro Silva

Conheça os projetos do British Council que oferecem residências no Brasil para artistas do Reino Unido, promovendo a aproximação e troca de conhecimentos entre brasileiros e britânicos.

MIR: Musicians in Residence 2022

O Musicians in Residence é um programa do British Council realizado em parceria com a PRS Foundation, com o objetivo de promover a realização de residências artísticas na área de música.

Para esta edição do Musicians in Residence, um artista britânico foi selecionado para fazer uma residência virtual em uma instituição brasileira, e um artista brasileiro foi selecionado para fazer uma residência virtual em uma instituição britânica, são eles:

•          Luke Styles, recebido pela Santa Marcelina Cultura em São Paulo, Brasil

•          Pedro Carneiro Silva, recebido pela Oxford Contemporary Music e 101 Outdoor Arts em Oxford e Newbury, Reino Unido

As residências oferecem a cada músico a oportunidade de criar trabalhos originais, construir redes, alcançar novos públicos e explorar as diferentes influências culturais de cada país. Trabalhando em estreita colaboração com sua organização anfitriã, eles se conectarão com cenários e comunidades musicais diversas.

Cada artista documentará sua experiência on-line e compartilhará alguns de seus trabalhos ao final do período de residência.

Conheça os artistas

Pedro Carneiro Silva, Brasil

Pedro Carneiro Silva é um pianista e compositor carioca. Seu processo criativo musical se destaca por uma abordagem que explora a interação entre experiências, sentimentos e música.

Em parceria com o artista alemão/iraniano Ardalan Aram, desenvolve o projeto Free Seat, que propõe uma forma inovadora de criar música por meio de encontros aleatórios na cidade. Com o projeto, Pedro e Ardalan receberam prêmios no Brasil e no exterior. Ao longo dos anos, o Free Seat foi apresentado em Berlim, São Paulo, Frankfurt, Lisboa, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba.

Seu projeto O Trampolim de Oiticica, explora possibilidades de criação musical combinadas com conceitos da arte performática. Nove peças musicais foram compostas como resultado de performances que exploraram questões pessoais e sociais, inspiradas na obra do artista brasileiro Hélio Oiticica.

Nos últimos anos, Pedro foi selecionado para a Bienal de Tóquio 2020-21, artista convidado para a Me Convention Frankfurt SXSW 2019 e premiado com o programa de financiamento Rumos Itaú Cultural 2017-18.

Pedro colabora com artistas de todo o mundo e realizou concertos e workshops em toda a Europa, Ásia e Brasil. É formado em Música Brasileira pela UNIRIO (Rio de Janeiro) e Mestre em Piano pela Escola Superior de Música de Lisboa (Lisboa).

Luke Styles, Reino Unido

Luke Styles é um compositor britânico cuja obra é apresentada regularmente em todo o mundo. Luke foi o primeiro jovem compositor residente de Glyndebourne e o primeiro compositor residente no Foundling Museum desde Handel. As óperas de Luke foram apresentadas no famoso palco principal de Glyndebourne e no Royal Opera House Covent Garden pela London Philharmonic Orchestra sob a batuta de maestros como Vladimir Jurowski.

A ópera mais recente de Luke, Ned Kelly, estreou com aclamação da crítica no Festival de Perth de 2019 e foi finalista no Arts Music Awards de 2020. O recente ciclo de canções sinfônicas de Luke 'No Friend But The Mountains' estreou no Sidney Myer Music Bowl em Melbourne em março de 2021 e foi transformado em um documentário de duas partes da ABC TV. Seu ciclo de 2018 On Bunyah, para Mark Padmore e Britten Sinfonia estreou no Wigmore Hall, em Londres, seguido por uma turnê no Reino Unido e apresentações na Austrália, onde foi descrito como “Styles's On Bunyah é magnífico e assim como o poema é cru, não educado” – O australiano.

Luke está atualmente trabalhando em um Concerto de Saxofone para orquestras no Reino Unido, França e Austrália. Em 2022, Luke vai compor duas grandes obras vocais, um Oratório para o Festival dos Três Coros, Orquestra Filarmônica e a solista Hilary Summers, e um ciclo de canções para o conjunto francês Le Balcon para estreia em Paris e na Ópera de Lille.

Luke é publicado pela G.Schirmer/Wise Music Group e representado por Linda Marks.