Conheça os projetos do British Council que oferecem residências no Brasil para artistas do Reino Unido, promovendo a aproximação e troca de conhecimentos entre brasileiros e britânicos.
MIR: Musicians in Residence 2022
O Musicians in Residence é um programa do British Council realizado em parceria com a PRS Foundation, com o objetivo de promover a realização de residências artísticas na área de música.
Para esta edição do Musicians in Residence, um artista britânico foi selecionado para fazer uma residência virtual em uma instituição brasileira, e um artista brasileiro foi selecionado para fazer uma residência virtual em uma instituição britânica, são eles:
• Luke Styles, recebido pela Santa Marcelina Cultura em São Paulo, Brasil
• Pedro Carneiro Silva, recebido pela Oxford Contemporary Music e 101 Outdoor Arts em Oxford e Newbury, Reino Unido
As residências oferecem a cada músico a oportunidade de criar trabalhos originais, construir redes, alcançar novos públicos e explorar as diferentes influências culturais de cada país. Trabalhando em estreita colaboração com sua organização anfitriã, eles se conectarão com cenários e comunidades musicais diversas.
Cada artista documentará sua experiência on-line e compartilhará alguns de seus trabalhos ao final do período de residência.
Conheça os artistas
Pedro Carneiro Silva, Brasil
Pedro Carneiro Silva é um pianista e compositor carioca. Seu processo criativo musical se destaca por uma abordagem que explora a interação entre experiências, sentimentos e música.
Em parceria com o artista alemão/iraniano Ardalan Aram, desenvolve o projeto Free Seat, que propõe uma forma inovadora de criar música por meio de encontros aleatórios na cidade. Com o projeto, Pedro e Ardalan receberam prêmios no Brasil e no exterior. Ao longo dos anos, o Free Seat foi apresentado em Berlim, São Paulo, Frankfurt, Lisboa, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba.
Seu projeto O Trampolim de Oiticica, explora possibilidades de criação musical combinadas com conceitos da arte performática. Nove peças musicais foram compostas como resultado de performances que exploraram questões pessoais e sociais, inspiradas na obra do artista brasileiro Hélio Oiticica.
Nos últimos anos, Pedro foi selecionado para a Bienal de Tóquio 2020-21, artista convidado para a Me Convention Frankfurt SXSW 2019 e premiado com o programa de financiamento Rumos Itaú Cultural 2017-18.
Pedro colabora com artistas de todo o mundo e realizou concertos e workshops em toda a Europa, Ásia e Brasil. É formado em Música Brasileira pela UNIRIO (Rio de Janeiro) e Mestre em Piano pela Escola Superior de Música de Lisboa (Lisboa).
Luke Styles, Reino Unido
Luke Styles é um compositor britânico cuja obra é apresentada regularmente em todo o mundo. Luke foi o primeiro jovem compositor residente de Glyndebourne e o primeiro compositor residente no Foundling Museum desde Handel. As óperas de Luke foram apresentadas no famoso palco principal de Glyndebourne e no Royal Opera House Covent Garden pela London Philharmonic Orchestra sob a batuta de maestros como Vladimir Jurowski.
A ópera mais recente de Luke, Ned Kelly, estreou com aclamação da crítica no Festival de Perth de 2019 e foi finalista no Arts Music Awards de 2020. O recente ciclo de canções sinfônicas de Luke 'No Friend But The Mountains' estreou no Sidney Myer Music Bowl em Melbourne em março de 2021 e foi transformado em um documentário de duas partes da ABC TV. Seu ciclo de 2018 On Bunyah, para Mark Padmore e Britten Sinfonia estreou no Wigmore Hall, em Londres, seguido por uma turnê no Reino Unido e apresentações na Austrália, onde foi descrito como “Styles's On Bunyah é magnífico e assim como o poema é cru, não educado” – O australiano.
Luke está atualmente trabalhando em um Concerto de Saxofone para orquestras no Reino Unido, França e Austrália. Em 2022, Luke vai compor duas grandes obras vocais, um Oratório para o Festival dos Três Coros, Orquestra Filarmônica e a solista Hilary Summers, e um ciclo de canções para o conjunto francês Le Balcon para estreia em Paris e na Ópera de Lille.
Luke é publicado pela G.Schirmer/Wise Music Group e representado por Linda Marks.