O British Council e o Oi Futuro, em parceria com as instituições britânicas Lighthouse e Shesaid.so, lançaram em 2018 o programa ASA – Arte Sônica Amplificada, que pretende aumentar a atuação de mulheres em toda a cadeia do som e da música.
Em uma iniciativa pioneira, o ASA explora novas potencialidades da música, do som e da tecnologia criativa. Em sua primeira edição, o programa selecionou 50 mulheres do estado do Rio de Janeiro que atuam na área, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de suas carreiras. As participantes foram desafiadas a desenvolver novas ideias e produtos, apoiadas pela mentoria de profissionais britânicos e brasileiros, que contribuíram com expertises valiosos na criação de novos modelos para que artistas e técnicas do setor musical pudessem ampliar os territórios em que atuam.
A programação, entre outubro de 2018 e março de 2019, incluiu workshops e palestras sobre design de som, podcast, pitching, escrita de projetos, entre outros temas. Ao fim do percurso, as ideias desenvolvidas em grupo ou individualmente foram apresentadas a uma banca de convidados, estabelecendo uma conexão direta com o mercado. As participantes também foram estimuladas a formar uma rede de colaboração e criação entre si.
Participantes
Conheça as 50 mulheres selecionadas na primeira edição do programa.