A Associação Conselho Britânico tem o interesse na contratação de empresa especializada em prestação de serviços de assessoria editorial em ensino e pesquisa para a língua inglesa.
Prazo final para envio das propostas pelos fornecedores: 24/09/2020, às 13h
Informar fornecedor selecionado de aceitação da proposta: 30/09/2020
Mais informações abaixo
Sobre o projeto
O British Council faz parte de um consórcio de organizações com a Fundação Lemann (liderança), Instituto Reúna e Associação Nova Escola que, com financiamento do Governo Britânico, está desenvolvendo o programa Skills for Prosperity. A iniciativa visa alcançar um nível mais alto de prosperidade no Brasil por meio de uma mudança significativa no ensino da Língua Inglesa e a proposta de potencializar o crescimento econômico inclusivo no Brasil melhorando, no longo prazo, a empregabilidade e as oportunidades de trabalho da população, entre outros resultados que impactarão positivamente potenciais beneficiários.
Com duração de 2020 a 2023, o programa aborda políticas e padrões para o ensino da Língua Inglesa em âmbito nacional ao mesmo tempo em que realiza atividades mais direcionadas, como desenvolvimento de material didático e formação de professores, em cinco estados-piloto. Essas ações abrangem desde os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), ao Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante (1º ao 3º ano) e Ensino Superior (formação de professores). A expectativa é impactar 16 milhões de estudantes (direta e indiretamente) e 126 mil professores e professoras de escolas públicas.
Como parceiro especialista em Língua Inglesa no programa, o British Council1 cumpre um papel de assessoria técnica estratégica contínua nas questões de ensino e aprendizagem do idioma, políticas públicas, formação docente, estratégias para programas e parcerias, entre outros temas. Para isso, realiza análises, revisões críticas, discussões e colaborações para a concretização das atividades do Skills for Prosperity.
Um aspecto relevante que deverá ser considerado em todas as etapas do programa de forma transversal, também coordenado pelo British Council, é a questão da equidade, diversidade e inclusão (EDI) para a redução de desigualdades. A partir do foco em gênero e inclusão social (Gender and Social Inclusion, GSI), uma estratégia foi elaborada para o programa, com frentes de atuação prioritárias, princípios norteadores e atividades a serem implementados.
Além disso, o British Council coordena o desenvolvimento do Observatório para o Ensino da Língua Inglesa, uma plataforma de disseminação de resultados do programa, compartilhamento de referências nacionais e internacionais, práticas e recursos de ensino-aprendizagem, bem como dados do setor de forma a apoiar educadores, gestores, tomadores de decisão, formuladores de políticas públicas e pesquisadores por meio de informação e conhecimento. A plataforma encontra-se em fase de produção devendo estar disponível para os trabalhos de preparação de lançamento a partir de outubro de 2020 e para o público a partir de novembro.
Considerando esse escopo, uma empresa especializada em assessoria editorial em ensino e pesquisa para a língua inglesa será contratada pelo British Council para atividades do Observatório para o Ensino da Língua Inglesa conforme o briefing apresentado a seguir.
Serviços requisitados
1. Supervisionar a equipe de produção e curadoria de conteúdos do Observatório analisando suas propostas de pautas e cronograma, discutindo encaminhamentos e fazendo sugestões de fontes e contatos e, sobretudo, promovendo coerência e relevância dos temas frente às questões atuais e tendências para o ensino e pesquisa em língua inglesa nas redes públicas brasileiros, para as questões de gênero e inclusão social na educação brasileira de forma mais ampla, bem como a frequência das produções e prazos.
2. Validar as produções do ponto de vista de conceitos específicos da área de ensino e pesquisa em língua inglesa e, conforme cada caso, apontar os direcionamentos necessários;
a. O tamanho estimado para os textos a serem produzidos pela equipe de conteúdo é entre 4.000 e 6.000 caracteres com espaços, com frequência semanal, sendo que incluirão ainda imagens e links relacionados;
b. Entre os conteúdos produzidos também estão resumos de fontes de informação de aproximadamente 700 caracteres com espaços. Exemplos: artigos científicos citados como fonte em um texto poderão ser indexados na lista de artigos de referência do Observatório, como um conteúdo de curadoria da plataforma;
c. Os conteúdos produzidos pela equipe em geral serão de caráter jornalístico, não acadêmico, direcionados aos públicos do Observatório.
Requisitos Contratuais e Políticas da empresa
- O fornecedor selecionado deverá disponibilizar a prestação serviços para Associação Conselho Britânico (British Council) principalmente na cidade de São Paulo.
- A vigência contratual será de 12 (doze) meses após a assinatura do contrato.
- Ao submeter esta proposta de serviços os potenciais fornecedores confirmam que estão cientes e de acordo com as políticas da Associação Conselho Britânico disponíveis em: https://www.britishcouncil.org.br/politica-privacidade https://www.britishcouncil.org/organisation/transparency/policies; e também se comprometem a conduzir a execução dos serviços a serem contratados de acordo com os melhores padrões profissionais, por conta própria ou com o auxílio de terceiros, de acordo com as melhores técnicas profissionais com estrita observância às leis, regras ou regulamentos vigentes.
- Ao enviar esta Solicitação de Envio de Proposta, a Associação Conselho Britânico não incorrerá em qualquer vínculo contratual com potenciais fornecedores.
- A Associação Conselho Britânico não se responsabiliza por quaisquer custos decorrentes da elaboração da proposta pelos fornecedores.
Esclarecimentos e Instruções para envio da proposta
Deverá ser observado o Cronograma do processo de recebimento, avaliação e seleção da proposta presente neste documento.
Solicitações de esclarecimento e envio da proposta final deverá ser exclusivamente via e-mail linguainglesa@britishcouncil.org.br (no máximo até 5MB por e-mail), em que o título do e-mail deverá ser “Proposta de serviço de Assessoria editorial: Nome da Empresa”.
Para acessar o Request for Proposal (RFP) completo, faça o download do PDF disponível na seção de "Downloads" desta página.