O British Council e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) lançaram a chamada 2018/2019 do programa Institutional Links Biodiversidade com a utilização de recursos do Newton Fund no Brasil. 

O Newton Fund é uma iniciativa do governo britânico destinada a promover o desenvolvimento social e econômico por meio de parcerias em ciência, tecnologia e inovação em países emergentes.

O programa Institutional Links Biodiversidade tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e expedições bilaterais ou multilaterais entre o Reino Unido e um ou mais países que fazem parte dessa iniciativa (Brasil, Argentina, Chile, México e Peru). 

Serão financiadas expedições que busquem documentar a biodiversidade e seus vínculos com a sociedade, em áreas pouco estudadas dos países da América Latina, e que fortaleçam as capacidades de pesquisa nesses países.

Critério transversal para propostas

A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Todos os projetos financiados pelo Newton Fund seguem os critérios da OECD para investimento tipo ODA (sigla em inglês para Assistência Internacional para o Desenvolvimento).

Mais detalhes no site global do Newton Fund 

Temas elegíveis

As propostas devem abordar um dos seguintes temas: 

1. Compreensão de habitats e espécies

2. Biodiversidade para meios de subsistência sustentáveis ​​e bioeconomia

3. Mudança Global do Clima, Biodiversidade e Ecossistemas

4. Manutenção e restauração do capital natural

Requisitos para candidatura

Cada proposta deverá ter obrigatoriamente um Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo e um do Reino Unido e, preferencialmente, também um Pesquisador Responsável de instituição da Argentina, Chile, México ou Peru. Os proponentes devem ser pesquisadores seniores, ou seja, que consigam demonstrar a relevância de seu trabalho em seu campo de conhecimento. Serão consideradas evidências de relevância: títulos, publicações, colaborações internacionais, orientação e/ou supervisão.

Os proponentes do Reino Unido devem ser funcionários permanentes do Royal Botanic Gardens Kew ou Royal Botanical Garden Edinburgh. Para encontrar um parceiro de qualquer uma dessas instituições, verifique maiores informações no edital (em inglês) disponível no site global do British Council.

O proponente no Brasil deve estar filiado a uma universidade ou instituição/centros de pesquisa, públicos ou privados sem fins lucrativos, no Estado de São Paulo. As instituições dos proponentes devem ter a capacidade de administrar o financiamento.

Importante: As propostas devem ser também submetidas à FAPESP. Instituições de São Paulo devem observar também as instruções disponíveis no site da Fapesp. 

Edital e formulário de inscrição

O edital (em inglês) e o formulário de inscrição para esta chamada estão disponíveis no site global do British Council  (em inglês).

Para mais informações, veja o documento Guidelines for Applicants disponível no site global do British Council,  área de downloads.

Prazo para entrega de propostas

Esta chamada permanecerá foi fechada no dia 28 de junho de 2018.

Dúvidas

Para outras dúvidas, entre em contato pelo e-mail newton@britishcouncil.org.br