New Directions Brazil 2023 Conference Themes

Reformulando a educação: Alinhando a avaliação com o currículo e a entrega

O tema principal da conferência é sobre a unificação do ensino, aprendizado e avaliação (TLA) em um sistema pedagógico abrangente que apoiará as ambições futuras de indivíduos, organizações e países.

A pandemia de COVID-19 não só mudou as formas de aprender e trabalhar, mas também foi um catalisador para fornecer um vislumbre de possíveis realidades educacionais futuras que colocaram em debate os modelos, sistemas e conteúdos educacionais atuais. Parece um momento oportuno para reavaliar e adequar nossos sistemas, metodologia e práticas para refletir os contextos locais e regionais, assim como as principais demandas de TLA.

A conferência deste ano procura explorar algumas das seguintes questões:

As políticas, processos e práticas atuais trabalham em conjunto para atender efetivamente às necessidades das partes interessadas nos diferentes níveis do sistema educacional: macro (nacional), meso (institucional) e micro (sala de aula)?

Como isso é avaliado?

Todas as partes interessadas relevantes estão devidamente incluídas nas decisões relacionadas a elas e apoiadas com as informações, desenvolvimento e ferramentas relevantes para gerenciar com eficácia a implementação e atingir seus objetivos?

Ao pensar em um sistema pedagógico abrangente, podemos partir do princípio de como as partes individuais do sistema podem e devem atuar em conjunto.

A conferência terá dois subtemas:

 

Vertente 1: Letramento em avaliação linguística: colaboração com educadores

A literacia na avaliação linguística forma a base de conhecimento necessária para entender os conceitos essenciais de avaliação linguística conforme se aplicam a um indivíduo (por exemplo, como candidato, pai ou professor) e para conduzir procedimentos de avaliação linguística, ou seja, projetar, administrar, interpretar, utilizar e relatar dados de avaliação para diferentes propósitos. À medida que a avaliação é cada vez mais importante como parte integrante do ensino e da aprendizagem, a literacia da avaliação linguística torna-se um fator-chave para todas as partes interessadas envolvidas. À medida que voltamos ao ensino e aprendizagem presenciais, este é um momento oportuno para considerar colaborações (por exemplo, entre professores e alunos, acadêmicos e educadores) para apoiar o desenvolvimento da literacia na avaliação linguística para todos. Os artigos nesta vertente exploram a literacia na avaliação de linguística para professores e também para outras partes interessadas envolvidas em testes e avaliação linguística.

Vertente 2: Tecnologia e avaliação - Panorama atual e perspectivas futuras

A pandemia de COVID-19 tem sido um catalisador para o desenvolvimento tecnológico na maioria dos setores da sociedade. Nos últimos 2 a 3 anos, sistemas educacionais inteiros tentaram se reconfigurar para implementação online. Legisladores, acadêmicos, educadores, pais e alunos, todos abordaram questões sobre infraestrutura, plataformas online, acesso, materiais online e pedagogia, com graus variados de sucesso. Agora que o envolvimento e a interação pessoal foram retomados no âmbito educacional, o papel da tecnologia mudou? Será que continua a ter um papel ativo nos cenários educativos? E quanto ao panorama educacional futuro? A tecnologia terá um lugar permanente nos sistemas pedagógicos? As respostas a essas perguntas têm implicações para todas as partes interessadas e envolvidas no ensino e aprendizagem da língua inglesa.