Lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, o FameLab tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores.
Com a realização do British Council em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, MCTIC/CNPq, a Confap/FAPs participantes e a Fapesp, a quarta edição do FameLab no Brasil foi realizada em 2020 e transmitida em um programa especial gravado pela TV Cultura.
Ainda não há previsão de abertura das inscrições para a próxima edição do concurso.
Critérios de avaliação
A cada edição do FameLab, comitês formados por cientistas, especialistas em comunicação e jornalistas indicados pelo British Council e demais parceiros selecionam os candidatos por meio de um processo competitivo que avalia, em todas as etapas do concurso, os seguintes critérios:
Etapas do concurso
Inscrições
Interessados em participar do FameLab precisam submeter um vídeo apresentando um conceito científico de sua escolha em até 3 minutos. A mesma apresentação deve ser gravada duas vezes, sendo primeiro em português e, em seguida, em inglês. A partir desses vídeos, são escolhidos os 30 semifinalistas.
Masterclass dos semifinalistas
Os 30 semifinalistas participantes recebem um treinamento em Comunicação Científica, em que podem praticar e aperfeiçoar suas apresentações para as etapas seguintes.
Semifinal Nacional
Os 30 semifinalistas se apresentam em português perante o comitê avaliador. A apresentação oral na Semifinal tem de ser diferente da realizada na fase de inscrição, embora o tópico possa ser o mesmo. Neste momento, o comitê avaliador define os 10 participantes que seguem para a próxima fase.
Masterclass dos finalistas
Os 10 finalistas selecionados participaram de mais uma etapa de treinamento intensivo , com uma equipe de especialistas em Comunicação Científica que os preparará para a Final Nacional.
Final Nacional
Os 10 finalistas se apresentam, em português, perante o comitê avaliador. A apresentação oral na Final Nacional tem de ser diferente da realizada nas fases anteriores de inscrição e semifinal, embora o tópico possa ser o mesmo. É escolhido o(a) vencedor(a) do FameLab Brasil, que representará nosso país no FameLab International.
FameLab International
O(A) vencedor(a) nacional representará o Brasil no FameLab International, disputando uma das 10 vagas na final internacional com os vencedores dos demais países participantes do FameLab. A partir deste ponto, ele(a) deverá se apresentar em inglês, sendo avaliado(a) segundo os mesmos critérios das etapas nacionais.