Guilherme Defante Telles, vencedor do FameLab Brasil 2018 recebendo o prêmio

Lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, o FameLab tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores.

Com a realização do British Council em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, MCTIC/CNPq, a Confap/FAPs participantes e a Fapesp, a quarta edição do FameLab no Brasil foi realizada em 2020 e transmitida em um programa especial gravado pela TV Cultura.

Ainda não há previsão de abertura das inscrições para a próxima edição do concurso.

Critérios de avaliação

A cada edição do FameLab, comitês formados por cientistas, especialistas em comunicação e jornalistas indicados pelo British Council e demais parceiros selecionam os candidatos por meio de um processo competitivo que avalia, em todas as etapas do concurso, os seguintes critérios:

Conteúdo

O conteúdo das apresentações deve ser factualmente correto e cientificamente válido. Se houver controvérsia ou hipóteses diferentes acerca do tópico escolhido, estas devem ser contempladas na apresentação. 

O tópico deve ser adequado para uma audiência pública e diversificada e explicado de forma coerente.

A apresentação não deve exceder 3 minutos, portanto o tema escolhido deve ser compatível com o tempo definido, de modo que não se caracterize por um volume excessivo e desarmônico de informações.

O processo ou fenômeno explicado deve ser contemplado na apresentação de um modo simples, porém acurado e que demonstre ligação, relevância ou impacto no cotidiano/vida prática.

Caso o tópico científico seja amplamente conhecido, recomenda-se que a apresentação tenha um enfoque/ângulo inovador acerca do assunto.

Clareza

Um dos intuitos do FameLab é que o público geral possa ser capaz de transmitir o conhecimento adquirido com a apresentação para outras pessoas. Deste modo, clareza é crucial para a comunicação científica efetiva. A estrutura da apresentação deve ser precisa e coesa no contexto do tema relacionado, permitindo que a audiência e o comitê avaliador entendam não somente o processo ou fenômeno que está sendo explicado, mas também consigam identificar qual o objetivo central/tema da apresentação. 

Além disto, o vocabulário técnico empregado deve ser explicado de modo claro. Quando necessário, o(a) candidato(a) poderá fazer uso eficaz e limitado de materiais de apoio portáteis.

Carisma

A apresentação deve cativar e inspirar a audiência e o comitê avaliador acerca do tópico escolhido. O(a) candidato(a) deve empregar a qualidade do carisma em sua explicação e deve ter a ser capaz de compartilhar não apenas o conteúdo científico, mas sua paixão pela ciência.

O(a) candidato(a) pode fazer uso de metáforas, exemplos e comparações, estimulando a imaginação da audiência com a finalidade de explicar o tópico. Ele ou ela também deve demonstrar fluência comunicativa, indicando confiança em sua fala/explanação e fazendo bom uso do espaço físico de sua apresentação. 

Etapas do concurso

Inscrições

Interessados em participar do FameLab precisam submeter um vídeo apresentando um conceito científico de sua escolha em até 3 minutos. A mesma apresentação deve ser gravada duas vezes, sendo primeiro em português e, em seguida, em inglês. A partir desses vídeos, são escolhidos os 30 semifinalistas.

Masterclass dos semifinalistas

Os 30 semifinalistas participantes recebem um treinamento em Comunicação Científica, em que podem praticar e aperfeiçoar suas apresentações para as etapas seguintes.

Semifinal Nacional 

Os 30 semifinalistas se apresentam em português perante o comitê avaliador. A apresentação oral na Semifinal tem de ser diferente da realizada na fase de inscrição, embora o tópico possa ser o mesmo. Neste momento, o comitê avaliador define os 10 participantes que seguem para a próxima fase.

Masterclass dos finalistas

Os 10 finalistas selecionados participaram de mais uma etapa de treinamento intensivo , com uma equipe de especialistas em Comunicação Científica que os preparará para a Final Nacional.

Final Nacional

Os 10 finalistas se apresentam, em  português, perante o comitê avaliador. A apresentação oral na Final Nacional tem de ser diferente da realizada nas fases anteriores de inscrição e semifinal, embora o tópico possa ser o mesmo. É escolhido o(a) vencedor(a) do FameLab Brasil, que representará nosso país no FameLab International.

FameLab International

O(A) vencedor(a) nacional representará o Brasil no FameLab International, disputando uma das 10 vagas na final internacional com os vencedores dos demais países participantes do FameLab. A partir deste ponto, ele(a) deverá se apresentar em inglês, sendo avaliado(a) segundo os mesmos critérios das etapas nacionais.