FameLab Brasil 2016 - Jackson Itikawa (Foto: Rodolfo Rizzo)

Processo seletivo

Puderam se inscrever no FameLab Brasil 2016 bolsistas Fapesp de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado, com bolsa vigente até o dia 30 de junho de 2016 ou data posterior, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas e Engenharias, fluentes em Português e Inglês. As candidaturas foram submetidas através de formulário online de inscrição.

Na ficha de inscrição, além dos seus dados pessoais, o participante deveria fazer o upload de um vídeo com uma apresentação oral em português de um tópico de ciência e/ou tecnologia, seguido da respectiva versão em inglês. Este vídeo deveria, ainda, atender aos seguintes critérios:

  • Duração máxima de seis (6) minutos, sendo no máximo três (3) minutos para cada versão. Vídeos com duração maior foram desclassificados;
  • Formatos .mov ou .mp4, com até 50 megabytes;
  • Sem a utilização de power points ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis;
  • Sem música de fundo;
  • Sem edições ou efeitos especiais.

A qualidade do vídeo não foi levada em conta na avaliação. O vídeo não poderia ser editado, nem incluir outras pessoas além do próprio apresentador.

Critérios de avaliação

Comitês formados por cientistas, especialistas em comunicação e jornalistas indicados pela Fapesp e pelo British Council selecionaram os candidatos finalistas para a etapa nacional por meio de um processo competitivo que avaliou os seguintes critérios:

  • Conteúdo: Factualmente correto e cientificamente válido, situado de forma coerente e adequado para uma audiência pública e diversificada.
  • Clareza: Apresentação precisa e clara no contexto do tema relacionado, permitindo o entendimento por parte do receptor e, quando for o caso, uso eficaz dos assessórios. 
  • Carisma: Posicionamento cativante, entusiasmante e inspirador. 

Premiação

Os finalistas participaram de um treinamento intensivo com uma equipe de especialistas em Comunicação de Ciência, realizado em São Paulo (SP).

O vencedor da etapa nacional representou o Brasil na final mundial do FameLab durante o Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, com os custos de viagem, acomodação e alimentação pagos, conforme especificados nos termos e condições.