Duas mulheres conversam após obter um visto para a Alemanha

É fácil ou difícil obter o visto para a Alemanha? A Alemanha se tornou um dos destinos mais atraentes para quem busca excelência educativa. Ela não só oferece a oportunidade de mergulhar no contexto acadêmico de classe mundial, mas também de experimentar uma cultura rica e diversificada. Vamos explorar as melhores universidades, o papel do IELTS e como é o processo para obter o visto. 

Inscreva-se no IELTS Brasil: preços, datas e locais de prova 

Como solicitar um visto para a Alemanha como estudante? 

O primeiro ponto que você deve saber é que, se você for cidadão brasileiro, pode visitar a Alemanha, sem visto, sempre que sua estadia não exceda 90 dias. Entretanto, para ficar mais tempo para fins acadêmicos, é necessário solicitar uma autorização de residência ou de estudante.  

Requerimentos gerais. 

Segundo o portal MyGermanUniversity, estes são os requerimentos gerais para a solicitação:  

  • Passaporte válido e fotos.  
  • Carta de admissão em uma universidade ou instituição alemã. 
  • Certificados acadêmicos.  
  • Comprovante de certificação do inglês, como o IELTS. 
  • Pagar a tarifa de permissão de residência.   
  • Apresentar-se para as entrevistas pertinentes. 
  • Ter um seguro de saúde vigente durante a sua formação, que cubra pelo menos 30.000 euros. 
  • Comprovante de que você pode pagar sua estadia na Alemanha, portanto, é preciso um comprovante de solvência econômica. Há várias opções aqui:  
Alternativa   Descrição 

  

Abra uma conta bancária congelada ou bloqueada em um banco alemão. 

  • É preciso incluir um valor mínimo de cerca de 11.200 euros, pois é aproximadamente o que você precisará para o primeiro ano de seus estudos.
  • Você deve depositar tudo de uma vez.  
  • Você só pode retirar mês a mês o dinheiro correspondente, que é de cerca de 930 euros.  
Forneça uma declaração de compromisso (Verpflichtungserklärung).   Isso consiste em provar que você, sua família ou outra pessoa podem pagar por seus estudos.
Forneça uma declaração de bens (Vermögensnachweis).   Isso comprova que você ou sua família têm dinheiro suficiente para pagar seus estudos.  
 Uma garantia bancária (Bankbürgschaft).  Nesse caso, um banco alemão deve atuar como fiador.
 Uma carta de aceitação de bolsa de estudos (Stipendienzusage).  Se isso for suficiente para cobrir suas necessidades mensais, você pode combiná-lo com uma das outras opções mencionadas acima.

Depois de solicitar um visto para a Alemanha como estudante, você deve obter uma permissão de residência no escritório de registro de residentes da cidade onde você vai morar. Portanto, é necessário que você tenha certeza do seu endereço e apresente um contrato de aluguel.  

Após receber a confirmação do registro, você deve se apresentar no escritório de imigração com os seguintes documentos:  

  • Comprovante de seguro de saúde. 
  • Carta de matrícula ou aceitação em uma universidade alemã.  
  • Comprovante de recursos financeiros. 
  • Passaporte. 
  • Fotos.  

Observe que a permissão pode ser prorrogada e você deve renovar a comprovação de recursos financeiros.  

Alunos em uma aula universitária

Quais são as melhores universidades na Alemanha? 

Agora que você já está mais familiarizado com o processo de solicitação do visto para a Alemanha e as permissões, vamos dar uma olhada nas 5 melhores universidades do país.  

1. Universidade técnica de Munique (Technische Universität München

Fundada em 1868, a Universidade Técnica de Munique é uma das principais instituições públicas de engenharia, ciência e tecnologia. Situada na Baviera, se destaca por seus programas de ciências naturais e administração de empresas.  

Se divide em 12 faculdades e ocupa o posto 37 das melhores universidades a nível mundial. Até 2022, 18 ex-alunos e cientistas da instituição receberam o Prêmio Nobel em disciplinas como Física, Gestão ambiental, Química, Medicina e Fisiologia e Literatura.  

Seu enfoque na investigação e a colaboração com a indústria convertê-la num importante centro de inovação. Destacam-se programas como engenheira elétrica e mecânica, informática, ciências da computação e física, junto com uma sólida reputação em biomédica.  

2. Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg

A universidade de Heidelberg é uma das mais antigas da Europa, fundada em 1386. Reconhecida por sua excelência em ciências humanas, sociais e naturais, ela oferece uma ampla gama de programas de estudo. Seus departamentos de medicina, direito, biologia, física e química, como sua prestigiosa faculdade de filosofia, são excepcionais.  

É altamente reconhecida nacional e internacionalmente, com pesquisas de vanguarda em áreas como neurociência, oncologia e medicina molecular. Na área de humanidades, possui excelentes departamentos de filosofia, história, literatura e estudos culturais, que atraem acadêmicos de todo o mundo. E nas ciências naturais, ela se destaca com instalações de pesquisa de classe mundial e colaborações internacionais.  

Sua reputação como uma das principais instituições de educação superior da Europa a torna um destino atraente para estudantes e acadêmicos de todo o mundo. Está classificada como a 87⁠ª melhor universidade do mundo.  

3. Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin

Fundada em 1948, a Universidade Livre de Berlim foi estabelecida durante a Guerra Fria como um bastião da liberdade acadêmica na parte oeste da cidade. Localizada no distrito de Dahlem, ela é conhecida por seu foco em pesquisa interdisciplinar. É uma das instituições públicas de maior prestígio do país.   

Possui programas excepcionais em ciências sociais, economia, ciência política, ciências naturais e humanas, bem como um compromisso com a diversidade e a internacionalização. Está classificada em 98° lugar entre as melhores universidades do mundo.  

4. Universidade de Bonn (Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn

A universidade de Bonn é uma das universidades mais antigas e prestigiadas da Alemanha, foi fundada em 1818. Ela está localizada às margens do Rio Rin e tem uma forte tradição de pesquisa em áreas como medicina, matemática, ciências da vida, filologia e ciências sociais. 

Alguns de seus programas notáveis são biologia molecular, economia, direito, história e medicina. Também é conhecida por sua reputação internacional e sua rede de colaboração com instituições de todo o mundo.   

Conta com 7 ganhadores do Prêmio Nobel em Física, Literatura, Química, Medicina e Economia. Além disso, estes nomes de ex-alunos provavelmente lhe parecerão familiares: Karl Marx e Friedrich Nietzsche.  

5. Universidade de Gottingen (Georg-August-Universität Göttingen

Foi fundada em 1737 e se situa na pitoresca cidade de Gottingen, no estado de Baixa Saxónia. A universidade é conhecida pela sua excelência de investigação numa ampla gama de disciplinas, incluindo física, a matemática, as ciências da vida, ciências sociais e as humanidades.  

Destacam-se programas como a física teórica, a matemática aplicada, a biologia molecular, a ciência dos dados e os estudos europeus, assim como o seu ambiente acadêmico estimulante e sua comunidade internacional de estudantes e investigadores. Além disso, 44 dos seus professores foram galardoados com o Prêmio Nobel.  

O que é o papel do IELTS? 

Se você se lembra, mencionamos anteriormente que um dos requerimentos gerais para a obtenção de um visto para a Alemanha ou de uma permissão de estudante é uma certificação de inglês, ou alemão. O IELTS é a opção ideal para cumprir essa condição, pois é reconhecido por mais de 12.000 organizações em 150 países. Ao fazer o exame com o British Council, você terá o apoio de uma instituição com um histórico de 90 anos. 

Ademais, o exame é um ponto fundamental para ser admitido em uma universidade ou instituição ao nível internacional, já que esse idioma costuma ser o denominador comum em diferentes programas. O mesmo se aplica: 

  • As instituições acadêmicas valorizam a proficiência na língua não só como um indicador da capacidade do estudante para participar em programas acadêmicos em inglês, mas também como uma competência fundamental para a comunicação acadêmica e a colaboração em meios de investigação internacionais.  
  • A proficiência em inglês não só facilita a interação com colegas de estudo e professores de diversas origens linguísticas, como também abre portas a oportunidades de networking, atividades extracurriculares e experiências de enriquecimento cultural.  
  • Um forte domínio do inglês, demonstrado através duma pontuação satisfatória no IELTS, pode abrir portas a uma vasta gama de oportunidades de emprego e estágio internacionais.  

Não deixe a preparação do exame para última hora, para poder ter tudo em ordem para se candidatar a uma universidade e começar o processo do visto para a Alemanha. Lembre-se que no British Council temos vários recursos para o ajudar, tais como: 

Realize o seu sonho IELTS! 

Informações sobre locais, taxas e cursos de preparação para o IELTS

 

Referencias:  

Bewerben Sie sich aus Brasilien - BSBI. (2023, 8 agosto). BSBI. https://www.berlinsbi.com/es/estudiar-en-bsbi/experiencia-de-estudios-internacionales/informacion-sobre-inmigracion-y-visas/averigua-los-requisitos-de-la-visa-para-alemania/brazil  

Requisitos de la visa de estudiante a Alemania (2022/23. (s. f.). https://www.mygermanuniversity.com/es/articles/Germany-student-visa-requirements