Sotaque em teste de proficiência é algo bastante discutido, não é verdade? Afinal, existe ou não a cobrança de um sotaque específico em testes de inglês como o IELTS ou o TOEFL? Vamos abordar com mais profundidade este assunto a seguir.
Para entender melhor esse cenário, vamos trazer como base o IELTS, um dos testes de proficiência em inglês mais requisitados quando se fala em comprovar seu nível de fluência para estudar, trabalhar ou morar em um país de língua inglesa.
Mais informações sobre locais de prova, valores e cursos de preparação
Inglês Britânico ou Americano? Os dois!
Muitas pessoas associam o IELTS ao Reino Unido por ele ter como um de seus criadores o British Council e também pelo fato de o IELTS possuir formatos específicos para atender aos requisitos do Departamento Britânico de Vistos e Imigração, o IELTS for UKVI.
Mas isso não significa que a prova de inglês IELTS exija ou pontue melhor os candidatos que estudaram o inglês britânico.
Em termos de ortografia, gramática e escolha de palavras, o IELTS aceita todas as variantes da língua inglesa, tanto o inglês britânico, quanto o inglês americano. E isso vale também para os sotaques nas avaliações de Listening e Speaking.
Por isso, se você pretende ir para os Estados Unidos ou para o Reino Unido, ou mesmo outro país que tenha como idioma oficial a língua inglesa, como Austrália, Canadá, Irlanda ou Nova Zelândia, o IELTS pode treinar o seu ouvido para diferentes sotaques nativos de inglês.
Tudo isso resulta do fato do teste ser planejado por especialistas em exames de língua inglesa do mundo todo - australianos, neozelandeses, britânicos, americanos... Esses especialistas se baseiam na linguagem utilizada em anúncios, livros, jornais e empresas nos países em que o inglês é o idioma oficial para construir questões que reproduzem como o idioma é usado de fato nesses lugares, seja no ambiente acadêmico ou empresarial.
Agora que já desmistificamos a questão do sotaque britânico no teste de proficiência IELTS, saber quais são as vantagens e o diferencial do IELTS pode ser esclarecedor para o início de sua jornada em outro país.
Entenda agora mesmo porque escolher o IELTS
1. Vantajoso para todas as situações da sua vida
Com o IELTS, você pode se candidatar para estudar em colégios, institutos e universidades de diversos países.
Assim como enviar o seu resultado no exame para empregadores e empresas multinacionais.
E, ainda, para autoridades de imigração, departamentos do Governo e organismos profissionais que reconhecem e solicitam este teste como requisito de admissão.
2. Reconhecido no mundo inteiro
O IELTS é aceito como uma comprovação de proficiência em inglês por cerca de 9 mil organizações em mais de 135 países.
Muito além de ter uma excelente reputação internacional, este é o teste com maior aceitação em todo o mundo.
Devido aos elevadíssimos controles de qualidade globais aos quais as suas provas são submetidas, seu reconhecimento é mundial.
Conheça os países, universidades e organizações que aceitam o IELTS
3. Ótima maneira de avaliar o seu inglês
Realizando a prova do IELTS, você aplica os seus conhecimentos de inglês como se estivesse em uma situação cotidiana com falantes do idioma.
O teste é desenvolvido para testar várias habilidades de inglês: oralidade (Speaking), compreensão auditiva (Listening), escrita (Writing) e leitura (Reading).
A avaliação inclui uma conversa com um examinador real (não um computador), simulando situações do dia a dia como falar com seus colegas na escola, com clientes de multinacionais no trabalho ou mesmo durante uma viagem no exterior.
4. Precisão dos resultados e da avaliação do seu nível de inglês
Os examinadores do IELTS fazem uma avaliação da sua fluência em inglês através da aplicação de critérios rigorosos durante cada etapa do teste.
Isso quer dizer que o seu resultado irá refletir exatamente o seu nível de inglês naquele momento.
Importante lembrar que o IELTS não "aprova" ou "reprova" os candidatos. As classificações das notas do IELTS seguem uma escala de 0 a 9, sendo que quanto mais alta for a sua pontuação, maior o seu nível de conhecimento no idioma.
A escala classificativa de 9 pontos é utilizada mundialmente por todos os centros aplicadores do IELTS, fazendo com que a medição e a interpretação dos resultados seja bem consistente.
Como referência, a maioria das organizações que utilizam o IELTS em seus processos de admissão estabelece como meta a obtenção de resultados acima de 6 ou 7 pontos, mas é fundamental que você cheque com as instituições de seu interesse para saber qual é o requisito mínimo solicitado por cada uma, pois ele pode variar dependendo dos seus objetivos.
Se a sua classificação ficar abaixo dessa meta, não se preocupe: você pode se inscrever novamente no IELTS e repetir o seu teste quantas vezes quiser para alcançar o resultado que você precisa.
Saiba mais sobre o resultado do IELTS
5. Disponível em localizações por todo o Brasil
Com datas disponíveis regularmente durante o ano todo, você pode realizar o seu teste IELTS em diversas cidades no Brasil com o British Council.
Você se registra on-line para fazer a prova no centro de testes mais próximo da sua casa e pode até escolher que o resultado seja enviado diretamente para uma instituição ou organização específica.
O Brasil é um dos 140 países onde o IELTS se realiza, com mais de 900 centros aplicadores do teste por todo o mundo.
Inscreva-se no IELTS: preços, datas e locais de prova