Estudar nas melhores universidades do mundo com IELTS

O IELTS, sigla de International English Language Testing System, é um teste desenvolvido para medir o nível de proficiência em inglês de uma pessoa. Usado principalmente para quem precisa trabalhar, estudar ou morar em um país de língua inglesa, o IELTS é um dos testes mais respeitados mundo afora nesse quesito, e por isso é uma das portas de entrada para as melhores universidades do mundo

Dessa forma, o IELTS é realizado através de perguntas formuladas por linguistas da Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Canadá e EUA. Isto é, cada pergunta tem o intuito de testar de forma precisa como uma pessoa não nativa desses países consegue assimilar a língua inglesa com proficiência e habilidade. 

O teste procura apresentar situações do cotidiano, sem preferências e para pessoas com todo tipo de vivência. 

Para quem deseja estudar nas melhores universidades do mundo, o teste IELTS é um dos requisitos básicos. 

Confira a seguir os detalhes sobre as universidades e tudo que você precisa saber para iniciar esse projeto de estudar em outro país.

Inscreva-se para o seu exame IELTS com o British Council Brasil

Como funciona o teste de inglês IELTS?

O teste de proficiência de inglês do IELTS funciona a partir da divisão de 4 áreas do conhecimento: Listening, Reading, Writing e Speaking. 

De modo geral o IELTS é dividido em dois modelos de teste, o IELTS Academic e o IELTS General Training. Para estudar nas melhores universidades do mundo afora, é preciso realizar o teste Academic antes. 

A prova do IELTS é oferecida pelo British Council e pode ser feita pelo computador ou em papel, em um de nossos centros oficiais. Já a seção de Speaking é feita no modelo de entrevista ou uma prova oral, com a presença de avaliador para realização das perguntas. 

As notas do IELTS variam de 0 a 9. O zero fica para quem não responder nenhuma das questões, e a nota máxima para aqueles que apresentam uso apropriado, fluente e preciso da língua inglesa. 

Como cada instituição ou universidade terá condições e exigências específicas, as notas para entrar nas universidades podem variar. 

Conheça os países, organizações e universidades que aceitam o IELTS

Se você está procurando por universidades para estudar fora, reunimos algumas opções que podem ser bem interessantes para você.

1. Universidade de Cambridge

A Universidade de Cambridge é uma das mais conhecidas do mundo, não só pela sua qualidade de ensino, mas pelo seu tradicionalismo. Isso porque, esse espaço acadêmico foi fundado em 1209, o que faz dela uma das mais antigas da sociedade.

Dentro da Universidade de Cambridge, existem mais de 150 departamentos e mais de 30 áreas de faculdades, o que faz com que o seu ensino cubra diferentes ramos e segmentos.

Atualmente, existem mais de 22 mil alunos em Cambridge, sendo que cerca de 5.000 são estudantes de outras nacionalidades, fora do Reino Unido. Entretanto, é importante saber que o candidato precisa preencher diferentes requisitos para se tornar um aluno dessa universidade.

Requisitos

O processo seletivo da Universidade de Cambridge segue o esperado da maioria das melhores universidades do mundo.

É necessário comprovar a formação no ensino médio com notas altas, além de apresentar proficiência em inglês com o exame IELTS. Outros exames, como SAT ou ACT podem ajudar a demonstrar o seu nível de conhecimento.

Além disso, é preciso completar a ficha de admissão padrão, que pode ser feita pela plataforma online UCAS. Esse site é um sistema, que conecta diferentes universidades do Reino Unido. Assim, ao fazer a sua candidatura para Cambridge, você poderá aproveitar para se candidatar para outras instituições britânicas.

2. Universidade Harvard

Sem dúvidas, quando falamos das melhores universidades do mundo, não podemos deixar de citar a Universidade Harvard. 

Além de ser a universidade mais antiga dos Estados Unidos, Harvard também é uma das mais conhecidas e prestigiadas no exterior. Com uma política de ensino universal para todos, a instituição juntamente com o MIT e outras universidades criou o “edX”. O edX é uma plataforma online com diversos cursos online gratuitos. 

Dentro os cursos que podem ser realizados em Harvard, estão: Administração Pública, Artes e Ciências (assim como na pós), Direito, Engenharia e Ciências Aplicadas, Governo, Negócios (Business School), Odontologia, Políticas Públicas, Saúde Pública e o Harvard College.

Para pós-graduação, são oferecidos cursos equivalentes aos cursos de Design e Educação. 

Requisitos

Os requisitos para estudar em Harvard seguem o modelo padrão das demais universidades dos EUA. Isto é, SAT ou ACT, histórico escolar (atividades extracurriculares são sempre bem vindas), realizar a ficha de admissão (application), cartas de motivação e/ou recomendação. Os alunos estrangeiros também precisam realizar testes de proficiência, como o teste IELTS.

Referente a nota do teste de IELTS, Harvard possui nota mínima de 7.0 tanto para cursos de graduação, quanto para cursos de pós-graduação. 

Vale lembrar que Harvard oferece bolsas de estudos de até 100% para os alunos que podem pagar. 

3. Universidade British Columbia

Para quem tem interesse por estudar em um país de alta qualidade de vida, a Universidade de British Columbia, no Canadá, é uma ótima opção. 

Além de ter mais de um século de história, essa universidade se propõe a oferecer um ambiente multicultural, com alunos que vem de mais de 100 países ao redor do mundo.

Na instituição, é possível escolher entre 11 faculdades, sendo que existem escolas especialistas dentro de cada ramificação de estudo. Ou seja, uma enorme variedade para o aluno escolher.

Requisitos

A Universidade de British Columbia segue os requisitos das demais universidades do Canadá. 

Assim, a primeira exigência é que o aluno tenha cursado um ano de bacharelado ou licenciatura de um curso universitário, que seja reconhecido pelo sistema de educação do Canadá. Isso porque, o ensino médio canadense conta com um ano à mais do que o brasileiro. Você também pode optar por fazer um curso preparatório no país antes de ingressar na universidade.

Além disso, é preciso tirar pelo menos 6.5 no IELTS, para comprovar a sua proficiência na língua inglesa. 

4. Universidade de Estocolmo

Outra instituição bastante prestigiada, que é considerada uma das melhores universidades do mundo, é a Universidade de Estocolmo, na Suécia.

Com mais de 50.000 alunos, a instituição possui quatro grandes áreas de estudos, sendo elas Ciências Naturais, Direito, Humanas, e Ciências Sociais. 

Além de estudantes, a universidade abriga e apoia diversos pesquisadores. E há um resultado claro para todo esse suporte: cientistas da instituição receberam seis prêmios Nobel ao longo dos anos.

Requisitos

Para entrar na Universidade de Estocolmo, é preciso ter concluído o ensino médio com boas notas. Para estudantes de cursos de exatas, é necessário ainda comprovar o domínio do conhecimento matemático.

Quanto ao inglês, o candidato deverá alcançar pelo menos a nota 6 no teste IELTS para ter chances de entrar em um curso.

5. Universidade de Oxford

A Universidade de Oxford é a mais antiga universidade de língua inglesa do mundo, fundada em 1090. 

Famosa pelo seu protagonismo histórico, essa universidade também conta com figuras famosas e influentes entre seus ex-alunos e professores. Lewis Carroll, Oscar Wilde, Stephen Hawking, são alguns dos nomes da história da instituição. 

A universidade conta mais de 38 faculdades, com diversos cursos de graduação, pós-graduação e de extensão como opções. Alguns dos cursos oferecidos são: Arqueologia, Antropologia, Artes, Ciência da Computação, Direito, Matemática, Medicina, entre outros.

Requisitos

O processo de admissão da Universidade de Oxford requer a escrita de uma carta de recomendação, cartas de recomendação de professores, histórico escolar, e realizar testes como o SAT ou ACT. Na pós-graduação, deve-se realizar o GRE ou GMAT.

Para estudantes estrangeiros, deve-se realizar o teste de IELTS junto com os demais. Vale lembrar que estudantes brasileiros também devem incluir a nota do ENEM no processo de admissão.

No quesito das notas referentes ao IELTS, a universidade possui nota mínima de 7.0 para os cursos de graduação. Já para os cursos de pós-graduação, a nota mínima aumenta para 7.5. 

Preparação é fundamental

Agora que você conferiu alguns dos requisitos mais importantes para entrar nas melhores universidades do mundo, é a hora de planejar como estudar fora do país! 

Pode parecer quase impossível quando não temos o conhecimento necessário sobre as universidades, mas com a preparação de testes como o IELTS, você pode estudar naquela faculdade que sempre sonhou.

Por isso, enquanto você planeja a próxima etapa da sua vida acadêmica, lembre-se de sempre reservar um tempo semanal para manter os estudos em dia – tanto de idioma estrangeiro, quanto da sua área de formação.

Também tenha em mente que existem diferentes tipos de programas para estudar no exterior. Assim, é importante que você pesquise aqueles que mais combinam com as suas preferências e projetos para a sua carreira. 

Seja um programa de estudo mais simples, como um curso complementar, ou a formação em uma universidade, ter um diploma internacional vai permitir que você chegue mais longe na sua trajetória profissional.

Dessa forma, para aumentar as suas chances de entrar em uma das melhores universidades do mundo, esteja bem preparado, faça uma escolha cuidadosa da instituição e esteja aberto para essa experiência como um todo. Certamente, será algo único na sua vida!

Agende seu teste IELTS com o British Council!