Um intercâmbio na Irlanda representa muito mais do que um curso de qualidade magnífica — porque definitivamente a educação lá merece esse adjetivo, como também espelha toda uma experiência muito enriquecedora que mudará sua vida.
Este país conta com uma cultura apaixonante, um ritmo de vida tranquilo, a comunidade é bondosa, o sistema de transporte é sensacional, o serviço de saúde é ótimo e a cultura é excepcionalmente cativante. Com certeza, você se apaixonará pela Irlanda!
Conheça os preços, datas e locais de prova
Intercâmbio na Irlanda: o que precisa saber sobre educação
O principal fator para analisar ao considerar estudar na Irlanda é a educação. Finalmente, o objetivo é adquirir conhecimento de qualidade e conseguir desenvolver habilidades que o ajudarão a enfrentar desafios no futuro acadêmico e laboral.
Indubitavelmente, você pode fazer check neste ponto na lista, porque a Irlanda possui uma qualidade educativa excepcional. Ademais, conta com instituições reconhecidas mundialmente que oferecem variedade de cursos e programas muito interessantes, com bolsas também!
Algumas dessas instituições são: Trinity College Dublin, University College Dublin, University College Cork, National University of Ireland Galway e Dublin City University.
Oferta pedagógica
Existe uma ampla variedade de cursos e tipos de graduação na Irlanda. É ideal explorar suas necessidades, gostos e planos para o futuro para escolher a opção que melhor contribui com seus objetivos.
- Bachelor: geralmente tem duração de três ou quatro anos. Você poderá escolher um curso em múltiplas áreas, desde ciência ou humanidades até negócios e artes.
- MBAs e mestrados: estes programas têm uma extensão de tempo de um a dois anos e são mais especializados. Normalmente, para serem concluídos, exigem um projeto de pesquisa, TCC ou artigo.
- Doutorado (Ph.D.): este tipo de curso usualmente tem duração de três ou quatro anos. É um dos níveis acadêmicos mais altos a serem atingidos e, para ser finalizado exige um projeto de pesquisa original.
Admissão e requisitos
Na maioria dos casos, as instituições têm algumas exigências para admitir os candidatos. Vamos dar uma olhada nos requisitos gerais para estudantes estrangeiros.
- Educação preliminar: segundo o programa os estudantes devem ter finalizado o ensino médio ou uma graduação da faculdade.
- Documentação: as instituições irão solicitar documentos como o histórico acadêmico, cartas de indicação, redação pessoal, entre outros. Isto varia segundo o tipo de curso.
- Visto: como o estudante ficará mais de 90 dias no país, será exigido o visto de estudos, assim poderá morar legalmente na Irlanda.
- Seguro de saúde: todos os estudantes internacionais precisam ter um seguro para evitar problemas financeiros no caso de sofrerem algum tipo de acidente.
- Idioma: para aqueles estudantes que sua língua nativa não seja o inglês, será exigido um exame reconhecido e aceito mundialmente, na maioria dos casos o IELTS.
O IELTS: seu grande aliado neste caminho
O IELTS é um exame mundialmente reconhecido que avalia a compreensão auditiva e leitora e, a expressão escrita e oral. É aceito por mais de 12.000 instituições educativas, por isso, você pode apresentar ele com certeza de que será suficiente para demonstrar o seu nível de inglês.
Além disso, existe uma modalidade criada especificamente para estudantes que não falam inglês como idioma nativo, mas pretendem estudar em um país que tem essa língua como oficial. Trata-se do IELTS Academic. Conheça este modelo a fundo e comece a preparação logo.
Irlanda além das instituições educativas
Além da educação, a Irlanda tem muitas vantagens e circunstâncias positivas para ser escolhida como país de residência. Exploremos esse lado do país que o torna tão atraente para muitos estrangeiros.
Um reconhecido “Hub tecnológico”
A Irlanda é conhecida por ser um hub global de tecnologia, visto que oferece múltiplos benefícios para as grandes empresas, por exemplo: a taxa de imposto corporativo mais baixa da Europa (12.5%) e muitos incentivos do governo que tornam o país muito atraente para investimento.
Além disso, o país possui uma admirável infraestrutura tecnológica de telecomunicação e redes. De fato, gigantes da tecnologia e da informação como Amazon Web Services, Google Cloud e Microsoft Azure, destacam a importância da Irlanda no setor.
A capital da Irlanda, Dublin, é a casa de grandes eventos de tecnologia como o Web Summit, que atrai organizações do mundo inteiro pela importância da informação compartilhada. Aliás, como o país fomenta a criação de startups, os empresários têm muitas oportunidades de crescer e fazer networking no evento.
Oportunidades laborais
Agora que você conhece a importância da Irlanda no nível tecnológico, pode enxergar e entender melhor a ampla oferta de oportunidades laborais. Gigantes da tecnologia como Amazon, Google, Meta, Apple e Microsoft, possuem sedes lá.
Se nos seus planos não estiver trabalhar para um gigante da tecnologia, na Irlanda poderá explorar a opção de fazê-lo para uma startup, porque no país existe uma ampla variedade delas e, graças aos incentivos do governo, todos os dias surgem mais.
Porém, a tecnologia não é o único setor a se percorrer no país, você irá encontrar vagas em farmacêutica e biotecnologia, finanças, Business Process Outsourcing (BPO) e muitas outras áreas mais!
Sistema de transporte
O transporte público na Irlanda é ótimo, por exemplo. Dublin conta com ônibus, bonde e trem. Dessa forma o acesso a praticamente todos os bairros da cidade é simples. Com o transporte resolvido, a qualidade de vida melhora bastante!
Fora da capital, existem empresas públicas como Bus Éireann ou privadas como Aircoach, que oferecem serviço de ônibus conectando com o interior e com outras cidades da Irlanda.
Se gosta de se deslocar de bicicleta, este destino é mesmo para você. As cidades do país têm melhorado sua infraestrutura em prol desses veículos que têm se tornado tão populares ultimamente. Também existe uma iniciativa chamada Dublinbikes, na capital, que é basicamente um sistema para compartilhar bicicletas.
Cultura fascinante
A cultura deste país é cativante demais. Além de carregar anos de história, enquanto conserva tradições muito antigas, se mistura aos poucos com os costumes que os migrantes têm levado. Nesse sentido, se torna gigante, mas vamos te apresentar alguns detalhes da parte mais famosa.
- A música tradicional irlandesa é um dos maiores tesouros. Um rolê comum são as sessões em pubs onde artistas se apresentam informalmente e tudo vira uma experiência fantástica para os espectadores.
- Existem duas datas mundialmente conhecidas e a Irlanda é a origem. Com base nisso, você já pode imaginar o maravilhoso jeito de celebrá-las lá: Halloween e Saint Patrick’s Day!
- A gastronomia é um ponto indiscutivelmente encantador. Alguns pratos muito famosos por serem deliciosos são o Irish stew, um cozido saboroso demais, o coddle, um tipo de picadinho de bacon com salsichas e o colcannon, uma mistura de purê de batata com couve.
- A mitologia celta é célebre no mundo inteiro porque possui histórias épicas com heróis e deuses fabulosos. Também existem personagens fascinantes como as fadas e os duendes. Escutar a respeito de lendas e mitos é uma experiência que transporta a um mundo de fantasia.
- A hospitalidade dos irlandeses é uma particularidade destacável e fundamental na hora de falar do país. A comunidade é amável demais e a sociedade se baseia no apoio aos outros.
Como você está vendo, morar nesta parte do mundo é realmente bom e tem muitíssimas vantagens. Então, se está pensando em fazer um intercâmbio na Irlanda, provavelmente será uma das melhores experiências que terá na vida.
Uma vez que faça a escolha, deve começar a reunir os requisitos e, um dos primeiros passos a se dar, é o certificado de inglês.
Tenha em conta que se preparar para um exame como o IELTS, com uma instituição que ofereça métodos que realmente aportem ao seu conhecimento, fará muita diferença para obter uma boa pontuação e se aproximar do seu objetivo.
Domine o IELTS com Nossos Recursos de Estudo Especiais