Estudar fora demanda muito preparo, tanto para ficar longe dos amigos e familiares por um tempo, quanto para atender aos requisitos dos programas desejados. Porém, apesar de parecer um pouco assustador, as recompensas em termos de educação e desenvolvimento pessoal também podem ser enormes.
É claro que o processo de escolher um país também pode ser um pouco complexo, já que envolve diversas variáveis. Pensando nisso, trouxemos um guia sobre programas de intercâmbio na Austrália, que é um dos países mais requisitados pelos estudantes, junto com os EUA, Canadá e Reino Unido.
Descubra por que escolher (ou não) a Austrália, como funcionam os intercâmbios no país, quais universidades oferecem vagas para estudantes estrangeiros, quais são seus requisitos e as melhores cidades para morar e estudar.
Agende a data do seu IELTS com o British Council Brasil
Por que fazer um intercâmbio na Austrália?
Universidades renomadas, natureza exuberante e cidades vibrantes são apenas algumas das razões pelas quais muitos estudantes escolhem fazer um intercâmbio na Austrália. Confira mais motivos relevantes a seguir.
Qualidade de vida
Junto com a Suécia, Noruega, Suíça e Dinamarca, a Austrália está no top 5 dos melhores países para viver da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Mas não é só isso: o país ocupa a primeira posição do ranking, ou seja, garantia total de qualidade de vida.
Tranquilidade para renovar o visto
Muitos países dificultam a renovação do visto estudantil após um determinado período de tempo, o que não é o caso da Austrália. No país, os estudantes podem renová-lo indefinidamente e com a vantagem de também poderem trabalhar.
Ou seja, se você gostar de estudar na Austrália, pode cogitar passar mais tempo por lá, algo que não é possível ou tão fácil em diversos outros países.
É claro que nem tudo são flores: há vários requisitos que você precisa cumprir para que sua candidatura seja aprovada, incluindo realizar um teste de proficiência em inglês, como o IELTS do British Council, ser aceito em uma instituição de ensino e comprovar condições financeiras.
Para saber mais sobre vistos, consulte este site.
Clima, receptividade e adaptabilidade
A Austrália é perfeita para quem busca um lugar com clima parecido com o do Brasil. Além disso, apesar de ter diferenças, a culinária do país possui muitas semelhanças com a nossa, o que, somado à hospitalidade dos australianos e das comunidades estrangeiras, facilita muito o processo de adaptação ao país.
Instituições acadêmicas mundialmente reconhecidas
Para aplicar para um programa de intercâmbio na Austrália, um dos primeiros passos é fazer um teste de inglês para comprovar sua proficiência no idioma. Depois disso, os candidatos podem escolher entre mais de 40 universidades, com 6 delas no ranking das 100 mais renomadas internacionalmente.
Inclusive, algumas oferecem até estágios e oportunidades de trabalho aos estudantes, então, se isso desperta o seu interesse, pesquise as oportunidades antes de escolher uma instituição.
Também vale destacar que as universidades australianas estão localizadas tanto em ambientes rurais quanto urbanos, mas, independentemente de onde você quiser estudar, é muito fácil viajar para várias cidades vizinhas, e cada uma oferece diversas experiências únicas, desde a praia espetacular de Sydney até as butiques de Melbourne, para fazer umas comprinhas.
Idioma
Você sabia que os australianos falam inglês? Pois é, isso facilita a comunicação e a compreensão para a maioria dos estudantes internacionais, especialmente daqueles que se saem bem nas seções listening, speaking, reading e writing dos testes de proficiência, como o IELTS do British Council.
Entretanto, você pode demorar um pouco para se acostumar com o sotaque (que lembra o britânico) e algumas gírias, então, se tiver dificuldades para se comunicar, peça cordialmente para alguém lhe explicar o significado de palavras desconhecidas – você vai se surpreender com as variações linguísticas dos australianos!
Fauna e flora
A Austrália tem alguns dos ecossistemas mais incríveis do planeta. E você nem precisa estudar em uma área rural para ver espécimes exclusivos do país, como os cangurus, já que nas cidades também há muitos parques em que você pode interagir com coalas, crocodilos e mais.
Programas de intercâmbio na Austrália
A maioria dos estudantes que fazem um programa de intercâmbio na Austrália têm como objetivo principal aprender ou melhorar seu inglês. No entanto, há diversos outros tipos de programas oferecidos no país que requerem um certo nível de conhecimento no idioma. Confira alguns a seguir.
Inscreva-se hoje mesmo para o exame IELTS
Universidades australianas com programas de intercâmbio
Se você chegou até aqui, não vai se surpreender com o fato de que a educação australiana é reconhecida nos EUA, Europa e Ásia como uma das melhores do mundo.
Dentro das universidades, cerca de 5% a 10% dos estudantes são estrangeiros, o que apenas atesta o que já havíamos comentado sobre a hospitalidade do país com intercambistas.
Sendo assim, confira a seguir algumas instituições de renome que oferecem programas de intercâmbio na Austrália.
-
Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT)
Com cerca de 97 mil estudantes, é uma das cinco melhores universidades da Austrália em intercâmbio internacional e possui parceria com mais de 200 instituições em 42 países.
Seu campus principal fica no centro de Melbourne, que, por acaso, é uma das 10 melhores cidades do mundo para se morar. O foco do RMIT é em uma aprendizagem prática voltada para o mercado de trabalho.
Os cursos oferecidos são dinâmicos, ou seja, preparam os estudantes para seguirem carreira e serem bem-sucedidos nas áreas escolhidas. A maioria dos cursos inclui estágios ou oportunidades de experiência profissional. É claro que um dos requisitos para ingressar na universidade é a comprovação de proficiência em inglês do IELTS.
-
Universidade Nacional da Austrália (ANU)
Sendo a universidade mais bem classificada do país, a ANU (Australian National University) ocupa a 27ª posição no QS World University Rankings 2022.
Localizada em Camberra, a capital da Austrália, esta universidade nacional de pesquisa possui mais de 40.000 alunos matriculados. A universidade também tem um histórico impressionante de satisfação dos estudantes e de empregabilidade.
Saiba mais sobre os requisitos para ingressar em um programa de intercâmbio.
-
Universidade de Melbourne
Sendo a segunda universidade mais bem conceituada da Austrália, a Universidade de Melbourne está em 41º lugar entre as 100 melhores do mundo. Fundada em 1853, é a segunda universidade mais antiga da Austrália e a mais antiga de Victoria.
Do total de estudantes, cerca de 41% são de outros países, e a universidade é bem conhecida por seus altos padrões de educação, ensino e pesquisa, oferecendo uma ampla variedade de programas de graduação e pós-graduação.
O campus principal da Universidade de Melbourne está localizado em Parkville, mas também há outros campi localizados em todo o estado da Victoria. Seu campus principal fica em Acton e conta com sete faculdades de ensino e pesquisa, além de várias academias e institutos nacionais.
Clique aqui para descobrir mais sobre os requisitos da universidade.
-
Universidade de Nova Gales do Sul
Localizada em Sydney, é a terceira melhor universidade da Austrália. Aparece em 44º lugar entre as melhores universidades do mundo, com mais de 20.000 estudantes de 135 países. Também possui parcerias internacionais de intercâmbio e pesquisa com mais de 200 instituições pelo em todo o mundo.
-
Universidade de Queensland
É a quarta melhor universidade da Austrália, conhecida pelo alto padrão do seu sistema educacional, bem como inovação em pesquisas. Também aparece em 47º lugar entre as melhores universidades do mundo. Localizada em Brisbane, a capital de Queensland, a universidade tem mais de 20.000 estudantes internacionais de 137 países.
Clique aqui para conferir um guia da universidade para estudantes internacionais.
Cidades onde você pode fazer intercâmbio na Austrália
Agora que já falamos um pouco sobre as principais universidades com programas de intercâmbio na Austrália, vamos descobrir um pouco mais sobre as principais cidades do país para intercambistas.
Melbourne ocupa o sexto lugar no ranking das melhores cidades estudantis deste ano, e não é difícil ver por quê. Conhecida como a capital cultural da Austrália, oferece muitas coisas para se fazer, especialmente para quem gosta de música ao vivo, shows de comédia e eventos esportivos.
A cidade é lar de sete universidades que aparecem em rankings internacionais (algumas sobre as quais já falamos), tendo o intercâmbio multicultural entre seus principais atrativos para estudantes.
Com belas praias e um alto padrão de vida (Melbourne é atualmente classificada como a cidade mais habitável do mundo pela The Economist), uma coisa é certa: a cidade está sempre pronta para receber turistas, profissionais e estudantes internacionais de braços bem abertos.
Ao lado de Melbourne, Sydney é o maior centro econômico e financeiro da Austrália e ocupa o oitavo lugar no índice das melhores cidades estudantis. A cidade oferece uma combinação arrebatadora de alta qualidade de vida e praias e espaços verdes exuberantes.
Além disso, um quarto dos estudantes das cinco universidades da cidade, entre as quais estão algumas das mais renomadas do país, são estrangeiros. Ou seja, em Sydney, não faltarão oportunidades de trocar conhecimento e compartilhar a cultura brasileira com estudantes do mundo todo.
Considerada uma cidade muito amigável, Brisbane possui três grandes universidades e uma população estudantil considerável. Mas isso não é tudo: a cidade também está se tornando um destino turístico, com a maior economia entre Sidney e Cingapura.
Assim como muitas cidades australianas, Brisbane tem muito a oferecer aos estudantes que buscam um equilíbrio entre estilos de vida urbanos e ao ar livre. Praias deslumbrantes, seu clima ensolarado e sua cultura esportiva coexistem com uma parte mais cosmopolita da cidade, que possui diversas opções de restaurantes e bares noturnos e uma cena artística proeminente.
Localizada na costa sul, é a quinta maior cidade da Austrália, conhecida por suas avenidas largas, espaços abertos, parques e um centro bem acessível em termos de mobilidade.
Além de ser próxima de belas praias e ilhas, a cidade também fica perto de Adelaide Hills, uma área ótima para fazer caminhadas, praticar ciclismo, observar a vida selvagem ou para degustar alguns dos melhores vinhos da Austrália perto dos vinhedos onde são produzidos.
Três universidades de Adelaide costumam aparecer no ranking das melhores do país, incluindo a Universidade de Adelaide, Universidade da Austrália Meridional e Universidade de Flinders, e a população estudantil da cidade é grande e diversificada.
Conclusão
A Austrália é um país extremamente receptivo com seus intercambistas, sem falar que é lar de várias das melhores universidades do mundo. Suas cidades também figuram entre diferentes rankings dos melhores lugares para se viver.
Seja o seu objetivo incrementar seu currículo, simplesmente viajar, fazer um intercâmbio ou buscar novas habilidades profissionais, o país estará sempre de braços abertos para recebê-lo!
Sonha em estudar na Austrália?
Agende seu teste IELTS com o British Council hoje mesmo!