Grupo de estrangeiros se reúne durante um intercâmbio de trabalho.

Você sabia que entre 25% e 40% do orçamento de viagem é destinado ao alojamento? Com certeza, existem muitas variáveis que influenciam, como a temporada, o conforto da hospedagem, a localização, a duração, a taxa de câmbio, entre outros. No entanto, cada vez há mais possibilidades de conhecer o mundo sem gastar uma fortuna. Se você quer tentar, vou te contar em que consiste um intercâmbio de trabalho, quais são suas vantagens e as opções disponíveis.

Além disso, vou te dizer por que saber inglês é útil nesse caso, assim como certificar seu domínio do idioma com o IELTS, para enriquecer sua experiência e aproveitá-la ao máximo.

                                                                                                                         Inscreva-se no IELTS Brasil: preços, datas e locais de prova

O que é um intercâmbio de trabalho?

Você tem um orçamento limitado para viajar e está procurando alternativas? Então, um intercâmbio de trabalho é a opção certa. Basicamente, trata-se de uma modalidade em que você recebe acomodação e, às vezes, alimentação em troca de ajudar em diferentes tarefas. Você pode encontrar desde hostels, escolas, fazendas, fundações, abrigos de animais e ONGs até casas.

As atividades em que você pode colaborar variam de acordo com o tipo de lugar que encontrar e o acordo ao qual chegar, mas geralmente incluem:

●     Limpeza, manutenção e organização (jardinagem, limpeza de um hostel, etc.).

●     Cozinhar.

●     Compartilhar seus conhecimentos (um idioma, matemática, habilidades em informática, marketing, entre outros).

●     Cuidar de animais de estimação e crianças.

●     Realizar atividades em prol do meio ambiente.

●     Gerenciamento de redes sociais, vídeo e fotografia.

●     Recepção e atendimento ao cliente.

●     Artes e artesanato.

Vantagens do intercâmbio de trabalho

Como você pode ver, há uma grande variedade de tarefas que se adaptam a diferentes talentos e perfis. Além de ter acomodação em um intercâmbio de trabalho, existem outras vantagens que listamos a seguir:

-       Viver uma experiência multicultural. Ao interagir com os moradores locais, você pode estar imerso no dia a dia de forma mais autêntica do que apenas como turista. Nesse sentido, você experimentará comidas diferentes, conhecerá a rotina dos outros e o estilo de vida em outro país, as necessidades da comunidade e tudo o que ela tem a oferecer.

-       Alguns anfitriões oferecem alimentação (pode ser apenas café da manhã, assim como duas ou três refeições por dia), transporte para o aeroporto, aulas de idiomas, yoga, esportes, atividades culturais e passeios.

-       Desenvolver novas habilidades. Embora você esteja fornecendo um serviço de algo que já conhece, pode adquirir ferramentas úteis para sua vida pessoal, acadêmica ou profissional, como aprender outro idioma, adaptabilidade, criatividade, etc.

-       Criar conexões sociais. Você não apenas irá interagir com os anfitriões, mas também encontrará outros voluntários. Dessa forma, você conhecerá pessoas de diferentes partes do mundo.

-       Ter referências de trabalho. Muitos anfitriões podem validar ou certificar sua experiência, o que será útil em trabalhos futuros.

-       É perfeito se você gosta de "slow travel" (viagem lenta). Se você não gosta de se deslocar de um lugar para outro rapidamente, um intercâmbio de trabalho lhe dá a possibilidade de se estabelecer por um tempo no lugar de sua escolha.

Como funciona um intercâmbio de trabalho?

É fundamental ressaltar que você deve chegar a um acordo com seu anfitrião em relação às horas semanais e aos dias em que irá trabalhar, a extensão de suas tarefas e se há alguma outra forma de compensação além da acomodação. Por exemplo, se serão 20 ou 30 horas, se terá um dia de folga além do fim de semana, etc.

Você deve estar ciente de que o processo do visto, passagens aéreas, transporte interno, seguro de viagem e atividades durante o seu tempo livre não estão incluídos. Também não há uma remuneração financeira em si.

Também é fundamental que você verifique os requisitos de cada acomodação ou anfitrião. Por exemplo, se é exigida experiência prévia, a duração do intercâmbio de trabalho (que pode variar de algumas semanas a meses), habilidades específicas para desempenhar bem as tarefas, entre outros.

Duas mulheres sentadas olhando flashcards em uma bolsa de trabalho.

Algumas opções de hospedagem 

Outro ponto importante é que existem plataformas que atuam como intermediárias entre o anfitrião e você, assim como uma variedade de opções de acomodação. Algumas das opções são:

●     Cuidar de casas. Essa alternativa consiste em pessoas que estão viajando por um período determinado e precisam que alguém cuide de sua casa. Também existe a possibilidade de trocar de moradia, ou seja, se você estiver viajando, pode deixar alguém ficar em sua casa e você ficar na casa dessa pessoa.

●     Cuidar de animais de estimação. Se você gosta de animais, certamente irá desfrutar dessa modalidade. É muito semelhante à opção anterior, pois envolve cuidar do bem-estar de cães, gatos, coelhos ou outros animais enquanto seus donos estão viajando. Em troca, você terá acomodação gratuita e poderá economizar muito dinheiro cozinhando em vez de comer fora.

●     Trabalhar em um hostel ou hotel. Geralmente, você pode ajudar na limpeza dos quartos ou espaços comuns. Também existe a possibilidade de trabalhar no atendimento ao cliente na recepção, auxiliar na manutenção ou reparos em alguns casos, ou cuidar da cozinha e alimentação dos hóspedes.

●     Escolas, fundações e ONGs. O mais comum é compartilhar seus conhecimentos com diferentes comunidades, seja em questões relacionadas a gênero, matemática, informática, um idioma, habilidades sociais ou técnicas, artes, artesanato, entre outros. Essa é uma das opções mais enriquecedoras, pois você poderá trabalhar com crianças, mulheres ou grupos vulneráveis que precisam de sua ajuda.

●     Fazendas ou abrigos de animais. Como você pode imaginar, você será encarregado de tarefas relacionadas ao cuidado de diferentes espécies (resgatadas, de fazenda, domésticas, selvagens, entre outras) ou à manutenção do espaço.

●     Ficar em um sofá. Sabemos que parece estranho, mas você pode ficar no sofá de alguém. É semelhante à primeira opção que apresentamos, exceto que os anfitriões não estão viajando, mas permitem que você se hospede em algum pequeno espaço de sua casa em troca de trabalho.

Se você já está animado, algumas plataformas que você pode consultar são: Couchsurfing, Worldpackers, Workaway, HelpX e Help Stay.

Qual é a utilidade do inglês e do IELTS?

Apresentar o IELTS é uma ótima ideia para facilitar um intercâmbio de trabalho, especialmente se você planeja trabalhar em um país de língua inglesa. Mesmo que não seja o caso, o inglês é o idioma mais falado no mundo, o que favorece sua interação com os outros. Aqui estão mais razões pelas quais vale a pena ter essa certificação:

●        Requisito de idioma: Alguns empregadores ou programas podem exigir que os trabalhadores tenham um nível mínimo de proficiência em inglês, especialmente se estiverem lidando com atendimento ao cliente. Portanto, o IELTS é uma forma reconhecida internacionalmente de demonstrar suas habilidades linguísticas.

●        Comunicação eficiente: Para realizar tarefas em um ambiente de trabalho onde o inglês é falado, é essencial se comunicar de forma eficaz com colegas, supervisores e clientes. Uma pontuação alta no IELTS pode indicar que você tem a capacidade de fazer isso.

●        Melhoria nas oportunidades de trabalho: Embora o IELTS não seja um requisito estrito, ter um certificado que comprove suas habilidades em inglês pode aumentar suas chances de ser selecionado para vagas de trabalho competitivas.

●        Maior credibilidade: Alguns anfitriões ou empregadores podem ter mais confiança nos voluntários que podem demonstrar sua competência em inglês por meio do IELTS. em inglês através do IELTS.

Pronto para aproveitar seu intercâmbio de trabalho?

Você já sabe que tem alternativas de acordo com seus interesses e talentos. Lembre-se de que você pode trabalhar como freelancer para gerar renda e não ficar com falta de dinheiro durante o seu intercâmbio de trabalho. Também é fundamental verificar os requisitos de cada país, como o tipo de visto necessário, procedimentos, tempo máximo de estadia e um orçamento aproximado. Anime-se a apresentar o IELTS para se aproximar de suas metas!

                                                                                            Informações sobre locais de teste, taxas e cursos de preparação