Para a seção de escrita do IELTS, é essencial evitar erros gramaticais para alcançar uma pontuação alta. Mesmo que você tenha um bom nível de inglês, há coisas que podem passar despercebidas devido à pressa do tempo ou que você simplesmente não vê mesmo após reler várias vezes. Por isso, compartilhamos algumas das falhas mais comuns que os candidatos costumam cometer.
Inscreva-se no IELTS Brasil: preços, datas e locais de prova
5 erros gramaticais no IELTS
A seção de escrita do IELTS tem a duração de 60 minutos e é dividida em duas tarefas. Dependendo da modalidade que você escolher, Academic ou General Training, a primeira parte varia.
Na versão Academic, você terá que descrever ou resumir as informações apresentadas em um diagrama, tabela ou gráfico em 150 palavras.
Na modalidade General Training, você terá que escrever uma carta em resposta a uma instrução, para solicitar mais informações ou fazer algum esclarecimento.
A segunda tarefa é comum aos dois tipos de teste. Consiste em redigir um ensaio de 250 palavras, o que varia é o estilo, se é mais formal ou semiformal.
Agora que você sabe do que se trata de forma geral, vamos te apresentar alguns dos erros gramaticais que podem ser cometidos. Dessa forma, você poderá evitá-los.
1. Confusão entre a e an
Ao escrever com limite de tempo, este é um dos erros gramaticais que podem passar mais facilmente. Está relacionado ao uso incorreto dos artigos indefinidos "a" e "an", que varia dependendo se a próxima palavra começa com uma vogal ou uma consoante.
Uso de a | Exemplo |
É usado antes de palavras que começam com um som de consoante. | I saw a fascinating documentary yesterday. |
Por outro lado, o uso de "an":
Uso de an | Exemplo |
É usado antes de palavras que começam com um som de vogal. | I had an amazing experience last summer. |
A regra geral é usar "an" antes de palavras que começam com um som de vogal e "a" antes de palavras que começam com um som de consoante. No entanto, a chave é o som, não a letra escrita. Às vezes, palavras que começam com uma vogal podem ter um som de consoante, e vice-versa, como vemos aqui:
- Exemplo correto: She bought a beautiful house by the beach.
- Exemplo incorreto: He is wearing an university hoodie.
No primeiro exemplo, "a beautiful house", usa-se "a" porque o som inicial de "beautiful" é de consoante. No exemplo incorreto, "an university hoodie", usa-se "an" porque a letra escrita é uma vogal, mas a pronúncia correta começa com o som de uma consoante (y). Ao prestar atenção ao som real da palavra, evita-se esse erro comum no uso de "a" e "an".
2. O uso dos quantificadores "much" e "many"
"Much" é usado com substantivos não contáveis, enquanto "many" é usado com substantivos contáveis no plural. Manter essa diferença clara melhorará a precisão gramatical ao expressar quantidades em inglês. Vamos ver alguns exemplos:
- Exemplo incorreto: I don't have much friends. / I don't have many friends. (Amigos é contável e está no plural).
- Exemplo correto: I don't have much time. (Tempo é não contável).
No exemplo incorreto, "I don't have much friends", ocorre um erro ao usar "much" com "friends", já que é um substantivo contável no plural. A correção substitui "much" por "many" para concordar corretamente com o substantivo plural "friends".
3. Phrasal verbs
Outro ponto importante a ser considerado é o uso desnecessário de phrasal verbs. Em outras palavras, é preferível optar por um verbo mais preciso, se houver. Por exemplo:
Phrasal verb / verbo regular | Example |
Put up with / tolerate | I can't put up with his constant complaining. / I can't tolerate his constant complaining. |
Break up / end (en el contexto de relaciones) | They decided to break up after years of dating. / They decided to end their relationship after years of dating. |
Call off / cancel | They had to call off the meeting due to the storm. / They had to cancel the meeting due to the storm. |
Look forward to / expect | I'm looking forward to the weekend. / I expect the weekend. |
Find out / discover | I need to find out the truth. / I need to discover the truth. |
Put off / postpone | They had to put off the event due to unforeseen circumstances. / They had to postpone the event due to unforeseen circumstances. |
Set up / establish | He set up a new business in the city. / He established a new business in the city. |
Essas são apenas algumas opções, mas existem muitos outros phrasal verbs que podem ser substituídos por verbos diretos e regulares, dependendo do contexto. Ao fazê-lo, você pode alcançar uma redação mais clara e concisa, especialmente no IELTS, quando há limitações de tempo e palavras.