Prototype City é um programa de intercâmbio em arquitetura e urbanismo centrado em colaboração internacional para testar novas iniciativas em cidades ao redor do mundo. Um time de arquitetos britânicos e brasileiros colabora para responder criativamente a demandas identificadas por comunidades, instituições socioculturais, lideranças locais e órgãos governamentais.
As ideias são prototipadas e instaladas como uma intervenção interativa nas cidades participantes. Os protótipos têm o objetivo de tratar questões globais, como inclusão, sustentabilidade e acessibilidade. Prototype City oferece a oportunidade de aprender com diferentes contextos culturais, práticas e processos, e colher insights sobre cenários urbanos diversos, destacando o papel que arquitetos desempenham no planejamento das cidades do futuro.
No Brasil, o programa é realizado em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil de São Paulo, com a Bienal de Arquitetura de São Paulo e o Instituto Alana. Os arquitetos britânicos Anna Parker (Intervention Architecture) e Alessandro Columbano (Co\LAB) estão colaborando com o coletivo brasileiro CoCriança para desenvolver uma solução para as demandas dos moradores do Jardim Pantanal, na zona Leste de São Paulo.
CoCriança é formado por oito arquitetas e tem como premissa fortalecer o território da criança na cidade através da ressignificação dos espaços livres e de lazer, incluindo as crianças nos processos de decisão e transformação urbana.
O processo foi iniciado em fevereiro com oficinas com 40 alunos da EMEF Virgilio de Mello Franco. A partir da consulta com os alunos, o time de arquitetos vai desenvolver o protótipo, que será materializado e exposto para a comunidade este mês. A intervenção, assim como o registro audiovisual do processo criativo e consultivo, serão exibidos na 13ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, entre maio e julho deste ano.
Para o lançamento do projeto, será feita uma live no Instagram da IABsp no dia 16 de Março, às 18h.