Convite Lançamento Susan Thomson
Date
Quinta-feira, Dezembro 1, 2022 - 18:30
Location
Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

No dia 01 de dezembro, o Instituto Mesa, com o apoio do Programa Plural do British Council, realizará na Cinemateca do MAM o lançamento do docuficção -  Tybyra e o Arlequim (2022) seguido por um debate com a cineasta Susan Thomson e os convidados Azizi Cypriano, Fabio Scarano e Okara Yby. 

Realizado pelo Instituto MESA, o projeto é resultado de uma residência artística de Susan  Thomson ao longo de 2022 como parte da primeira edição online de Artists Residences do Programa Plural do British Council. O filme tece conexões com questões e direitos LGBTQIA+, mudanças climáticas, racismo e populações indígenas no Brasil e a tentativa de fazer do ecocídio um crime internacional.  O curta-metragem conta com diversas entrevistas que também contribuirão para um estudo de caso a ser publicado na próxima edição da Revista MESA, periódico bilíngüe do Instituto com lançamento previsto para 2023. 

 Tybyra e o Arlequim  (2022) é uma docuficção em dança baseada em duas histórias contadas através de dança, poesia e documentário, estreando com a artista performer Ombá Yîàrá. A primeira é uma fabulação a partir da figura histórica de Tybyra, uma pessoa indígena de gênero inconforme, que em 1613 foi julgada e condenada por colonos franceses no Brasil, e posteriormente atirada ao mar por um canhão. A segunda, dialoga com a história do Arlequim, baseada em um caso jurídico no vale Intag, no Equador, envolvendo um sapo arlequim, considerado extinto e redescoberto trinta anos depois, em 2016. Seu status de proteção especial, resultado da sua suposta extinção, venceu uma etapa de um processo judicial em andamento, impedindo que um projeto de mina de cobre fosse adiante, embora uma decisão final seja agora iminente no caso. O filme explora ideias de direitos da natureza e leis de ecocídio, bem como questões de racismo e colonialismo e seus efeitos sobre os povos indígenas e a diáspora afro-brasileira através do controle histórico dos corpos, raça, gênero e sexualidade. Também inclui trechos de entrevistas com Maite Mompó, Diosmar Filho, Felipe Milanez, Arissana Pataxó e Mika Peck. Com a direção da cineasta escocesa, Susan Thomson, o curta-metragem de 34 minutos que conta também com cinematografia do de dois estudantes da UFF, Artes e Cinema, respectivamente, Rai do Vale e Isabella Moriconi e trilha sonora do Billy Kenrick, foi realizado como parte da residência com o Instituto MESA ao longo de 2022 e com apoio internacional do Programa Plural do British Council.

Serviço

Dia: 01/12/2022

Horário: 18h30

Onde: Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Retire seu ingresso on-line:  https://mamrio.byinti.com/#/ticket/