Os editais do programa Building Movements – Mulheres em Movimento buscam apoiar projetos com enfoque na mobilização de mulheres para a defesa de seus direitos, em especial formação política feminista e ação feminista coletiva. As chamadas são abertas a grupos formais e informais de mulheres, e também redes de ativistas ou de organizações de mulheres, todas que se dediquem democraticamente à promoção e à defesa dos direitos das mulheres e/ou direitos humanos, com experiência de pelo menos um ano de atuação.
Edital 2020
Inscrições encerradas
O edital Mulheres em Movimento 2020 apoia projetos de grupos de mulheres e LBT de todo o Brasil com enfoque na mobilização para a defesa de direitos, formação, ação coletiva e criação de alianças internacionais, intergeracionais e intermovimentos.
O programa fortalece institucionalmente os grupos e organizações por meio de apoio financeiro, capacitação, acompanhamento de seus projetos e desenvolvimento de redes. Promove o Diálogo Mulheres em Movimento, encontro internacional que reúne lideranças para debater o contexto da luta por direitos e traçar estratégias conjuntas para a agenda de movimentos liderados por mulheres e LBT. Investe em intercâmbios globais, fomentando alianças entre grupos e redes do Brasil, de outros países da América Latina e do Reino Unido, e a articulação de diferentes segmentos dos movimentos feministas e de mulheres – como mulheres negras, indígenas, quilombolas, trabalhadoras domésticas, lésbicas, bissexuais e trans, mulheres com deficiência –, assim como com outras lutas por direitos, como a luta por moradia, por direitos trabalhistas, por direito à cidade, por uma vida sem violência etc. Além disso, o Edital 2019 avança ao incluir como prioridade o apoio a grupos que enfrentam retrocessos e desafios em seus campos de atuação. É o caso das mulheres jovens, das pessoas LBT e das mulheres que vivem com HIV/Aids, que lidam com estigmas e com o avanço da epidemia especialmente entre mulheres jovens.
As inscrições foram encerradas em 21 de agosto de 2020. Conheça os projetos selecionados no final desta página, ou acesse o site do Fundo Elas - Mulheres em Movimento para mais informações.
Resultados dos editais anteriores
Lançado em 25 de julho de 2017, o primeiro edital do programa foi um grande sucesso: recebemos 645 projetos de todos os estados do país, propostas diversas e inovadoras que mostram como as mulheres estão mobilizadas por seus direitos em todo o Brasil. Os projetos selecionados fortalecem a luta por igualdade de gênero, promovendo, por exemplo, diálogos intergeracionais e intermovimentos e a troca de experiências entre países da região da América Latina bem como com o Reino Unido.
No anos seguinte (2018), o Fundo ELAS e o British Council anunciaram o apoio a mais oito novos projetos de grupos e organizações de mulheres. As iniciativas selecionadas demonstram a diversidade de feminismos contemporâneos, e o apoio do British Council tem como principal objetivo fortalecer a troca de experiências e a construção de redes entre organizações e movimentos no Brasil, Reino Unido e países da América Latina. Em 2019, 30 projetos foram selecionados.
Desde o seu lançamento, o Building Movements – Mulheres em Movimento já apoiou 23 projetos, alcançando mais de 13 mil beneficiárias diretas, 71 mil beneficiárias indiretas e propiciando 119 parcerias intermovimentos (cross-movements) e 79 parcerias entre países (cross-countries).
Veja os projetos contemplados em cada ano na área de downloads abaixo.