Lab de Mudanças Climáticas - Instituto Procomum e British Council

O LAB de Mudanças Climáticas é resultado de uma parceria entre o British Council, dentro do programa Active Citizens, e o Instituto Procomum.

O objetivo do Lab de Mudanças Climáticas é apoiar ações cidadãs que buscam trazer soluções para os impactos causados pela mudança climática.

Ao todo, foram selecionados oito projetos, que serão realizados em cidades como Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande, Peruíbe e Mongaguá, na Baixada Santista. No Rio de Janeiro, atividades acontecem no Complexo da Maré e em Sepetiba. 

As iniciativas são lideradas recebem um apoio financeiro para que possam ser viabilizadas, além de trabalharem em redes de apoio e troca entre pares.

Saiba mais sobre o programa Active Citizens

Conheça o Instituto Procomum

Veja as iniciativas selecionadas

Tecnociência solidária e afetiva: superação das emergências do século XXI

Mutirão na Aldeia Tekoá Aguapeú (Mongaguá) para co-construção de aquecedores solares, biodigestor e minhocário com faḿílias da etnia Guarani M’bya. A tecnociência solidária e afetiva é uma forma de constituir inovação, tecnologia e ciência baseadas nos valores de solidariedade, aumento da resiliência e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Território: Aldeia Aguapeú- Mongaguá

Ativadores: Luciana Jorge da Silva e Gabriel Jorge

Eco Maré

Plantio de mudas nativas da Mata Atlântica para revitalizações no território do Complexo da Maré, com objetivo de promover a restauração e proteção do meio ambiente e minimizar o déficit arbóreo da região. Também serão realizadas oficinas de reutilização de materiais recicláveis possibilitando a geração de renda para a comunidade envolvida.

Território: Complexo das Favelas das Marés

Ativadores: Juliana de Oliveira Cunha, Maria Michele Gomes, Orlando Lira, Juliana Machado

Passeio de REconhecimento 2.0

Passeios educacionais de REconhecimento realizado pelo Ecomuseu Sepetiba visando o engajamento comunitário com a conscientização e educação ambiental crítica e libertadora. Durante o passeio, são compartilhados temas como a conservação do patrimônio histórico, natural,  cultural local , sensibilização e criação de dinâmicas geradoras de desenvolvimento sustentável.

Território: Sepetiba - RJ.

Ativadores: Gabriel Braz de Oliveira (Ecomuseu de Sepetiba)

Conheça o EcoMuseu de Sepetiba

SAF Aldeia Indígena Tekoá Kwaray

O projeto busca recuperar uma extensa área desmatada pela mineração dentro da terra Indígena Aldeia Tekoá Kwaray (Peruíbe), utilizando tecnologias e técnicas de plantio agroecológico,meliponicultura, compostagem e formação de mudas.

Território: Aldeia Tekoá Kwaray (Peruíbe)

Ativadores: Mari Polachini Renan dos Santos

Observatório Jovem de Mudanças Climáticas

Produção de uma série documental de três vídeos com depoimentos de comunidades do litoral de São Paulo atingidas e impactadas por danos causados pelas mudanças climáticas em seu dia a dia. O projeto busca promover a conscientização sobre o tema compartilhando experiências que contribuam para o acesso à informação e adaptações.

Território: Santos-SP

Ativadores: Adriano Liziero e Brenda Mendonça

Fortalecimento das Comunidades Indígenas na Baixada Santista

Série de atividades de estruturação e fortalecimento das comunidades indígenas Tekoa Tangará (Itanhaém), Tekoa Paranapuã (São Vicente) e Tekoa Mirim (Praia Grande).  O objetivo do projeto consiste em valorizar a cultura indígena e fortalecer as pessoas, redes e a autonomia das comunidades Guarani da Baixada Santista.

As ações previstas incluem a Construção da Casa de Cultura Guarani e Cozinha Comunitária na Tekoa Tangará, construção para da Casa de Saúde Guarani, na Tekoa Mirim (Praia Grande) e o Curso Online Introdutório de Língua e Cultura Guarani. No curso serão abordados os aspectos do modo de vida, o idioma Guarani, as histórias e cosmovisões indígenas, sendo ministrado por professoras e professores Guarani da Aldeia Tekoa Paranapuã (São Vicente).

Território: Tekoa Mirim na Praia Grande Tekoa Tangará em Itanhaém Aldeia Tekoa Paranapuã (São Vicente)

Ativador: Vini Duarte.

Sustenta Graffiti

Série de ações de revitalização e a co-criação dos espaços externos da Escola Municipal Província de Okinawa na Vila Margarida (São Vicente), junto aos moradores que residem no entorno da escola e seus próprios alunos. As ações previstas envolvem arquitetura,  jardinagem, grafite e produção de conteúdo audiovisual sobre arte e reciclagem com personagens reais do território.

Território: Vila Margarida, São Vicente - SP

Ativadores: Taynara Gois Dias e Dener Marcos Xavier (Instituto Chegados)

Skate na Faixa

Mutirão de limpeza da trilha de uma das cachoeiras do bairro que compõem a Serra do Mar para recolhimento e descarte correto de lixo e montagem de skates a partir de shapes e materiais descartados com realização de sorteios para a comunidade.

Território: Pinhal do Miranda, Cubatão - SP

Ativadores: Ariane Clímaco, André Luiz e Ferreira Costa