Programa foi lançado oficialmente durante a edição do FÓRMULA 1 LENOVO GRANDE PRÊMIO DE SÃO PAULO 2024
"A gente só consegue avançar em inclusão e acessibilidade se todos nós ocuparmos o ambiente STEM de fato. Cada mulher que entra na Fórmula 1 é importante. Cada pessoa negra que chega à comunidade e cada pessoa com deficiência que se destaca pavimenta o caminho para que outras façam o mesmo. Vivemos um momento em que ninguém pode ficar para trás.”
- Lara Souto Santana, professora e especialista em inclusão e acessibilidade
O programa global de educação “Learning Sectors”, desenvolvido pelo British Council com o apoio da Fórmula 1®, busca inspirar jovens ao redor do mundo a se envolverem com Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). O objetivo é incentivar estudantes a aprenderem essas disciplinas na prática, combinando o entusiasmo da Fórmula 1 com a educação escolar.
A edição brasileira do programa será o “Learning Sectors: Acelerando no Circuito da Aprendizagem”, iniciativa que incluirá uma competição de código voltada a estimular o pensamento computacional e habilidades de programação em estudantes de Ensino Médio de escolas públicas do Estado de Goiás.
O programa busca também incentivar que as jovens se sintam tão motivadas quanto os jovens, desafiando as barreiras de gênero que as mulheres enfrentam nas carreiras científicas e tecnológicas, começando pela escola.
A iniciativa dá sequência ao sucesso do Codifica+, programa do British Council realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (SECTI-GO) para reforçar o pensamento computacional e a programação como ferramentas educacionais essenciais na sala de aula. O Codifica+ foi inspirado em uma iniciativa de mesma base realizada pela organização na Colômbia entre 2019 e 2022, que formou 57 lideranças STEM e 19.954 professores de redes públicas de ensino, impactando cerca de 1 milhão de estudantes indiretamente.